Blog Imóveis Crédito Real

Porto Alegre: onde morar e o que visitar na capital do Rio Grande do Sul

Porto Alegre é uma excelente capital para morar. O povo simpático e hospitaleiro é um ótimo atrativo, e além disso a cidade ainda possui uma boa infraestrutura e desenvolvimento educacional. Viver nesse endereço é realmente um leque de oportunidades de crescimento.

Fundada em 26 de março de 1772, e conhecida também como POA, a cidade é rica em cultura e diversidade. Continue a leitura e conheça melhor a capital gaúcha.

Temperatura em Porto Alegre

Uma piada comum na região diz que, dentro do mesmo dia, moradores e visitantes da cidade chegam a encontrar as quatro estações do ano! E é real: em determinadas épocas, a temperatura tem uma alta variação, fazendo com que as pessoas precisem planejar muito bem o que vestir antes de sair de casa. 

Porém, oficialmente, julho e agosto são os meses mais frios do ano, podendo variar entre 3ºC e 10ºC. Já no verão a temperatura é alta e chega aos 30ºC ou mais.

O que fazer em Porto Alegre?

Não faltam opções do que fazer em POA. A capital possui passeios para todos os estilos e gostos. Veja alguns deles para que você possa aproveitar ao máximo a cidade.

Comidas típicas

Se quando falamos em comida gaúcha a primeira coisa que vem à sua cabeça é churrasco, você tem razão. O churrasco é um destaque da região, mas, além disso, temos arroz carreteiro, pinhão, xis, tainha assada, galeto na brasa e outros deliciosos pratos.

No entanto, o cardápio disponível vai muito além da gastronomia típica. Isso porque Porto Alegre reúne  uma grande variedade de restaurantes de todos os tipos, com cardápios que englobam o melhor da culinária de diversos países.

Sem falar em alguns lanches tradicionais entre os porto-alegrenses, como o cachorro-quente do Cachorro do Rosário ou do Kurtz Dog, o suco de laranja na Lancheria do Parque e o sorvete na tradicional Sorveteria Joia, por exemplo.

Feira do Livro

A Feira do Livro de Porto Alegre é conhecida por todos os seus habitantes, tanto por fazer parte desde a infância, com passeios escolares para as crianças, até a vida adulta, para quem tem o hábito da leitura.

Cada edição possui um escritor ou escritora homenageado(a) e diversas bancas de livrarias e sebos da cidade, além de oficinas para adultos e atividades para as crianças.

Mas além de sua tradição na cidade, comemorando seu 70º aniversário em 2024, vale acrescentar sua fama nacional. Localizada na Praça da Alfândega, a zona central da cidade abriga essa que, desde 1955, é uma das principais feiras a céu aberto da América Latina.

Brique da Redenção

O Brique da Redenção acontece desde 1978 e foi inspirado no Mercado de Pulgas de Montevidéu e na Feira de San Telmo de Buenos Aires.

Essa feira é realizada todos os domingos na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção (ou Parque Farroupilha). O local recebe artesanato, artistas plásticos, antiquários e gastronomia, totalizando cerca de 300 expositores.

Feira dos Agricultores Ecologistas

Pioneira do país, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) reúne mais de 40 bancas, com mais de 200 famílias de agricultores envolvidas.

Todos os sábados, o espaço de bancas de orgânicos divide a Avenida José Bonifácio com a Feira Ecológica do Bom Fim. Juntas, somam mais de 150 bancas e 500 famílias.  

Passeio de barco no Lago Guaíba

Se você é mais noturno, com toda certeza vai adorar essa programação. O ideal é começar a navegar ao entardecer para conseguir ver o pôr do sol. É possível conhecer as ilhas que ficam próximas à POA e contemplar toda a paisagem. No caminho, você será acompanhado por um guia que narra toda a história do que se vê. O passeio dura em torno de uma hora. O lugar de partida fica no Cais do Porto.

Theatro São Pedro

A construção do Theatro São Pedro começou em 1833, mas os atrasos e interrupções da obra com estilo neoclássico adiaram sua inauguração para 1858. 115 anos depois, em 1973, o endereço foi fechado devido às condições técnicas e estruturais precárias, sendo reaberto em 1984, depois de um minucioso processo de restauração.

A administração do Theatro São Pedro trabalha ativamente para manter a já conquistada reputação de ser uma das mais belas casas de espetáculos do mundo, que recebe milhares de visitantes que prestigiam os eventos de teatro, dança, música, exposições e outras manifestações culturais.

Universidades de Porto Alegre

Porto Alegre é o endereço de universidades amplamente reconhecidas, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Centro Universitário FADERGS, por exemplo.

Skate Park

A Orla do Guaíba é o endereço da maior pista de skate da América Latina! Skatismo e patinação são os esportes compatíveis com o Skate Park. Bicicletas (BMX), patinetes e quaisquer veículos automotores não são permitidos no local. 

Com mais de 6.000m², a pista, que ganhou certificação da Confederação Brasileira de Skate para competições nacionais e internacionais, também foi pensada para ser uma oportunidade de lazer e esporte para toda a população, incluindo pessoas com deficiência.

Para a inauguração do projeto, a “Fadinha” Rayssa Leal, medalhista na categoria Skate Street nas Olimpíadas de Tóquio, foi a convidada especial.

Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil é uma área essencialmente esportiva, porque conta com quadras de futebol, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos de ginástica e campos de futebol sete, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d’água.

A beleza do parque, que nasceu do desejo da população de reintegrar a cidade e o Lago Guaíba, também fica por conta da natureza. Então aves diversas colorem o céu e pequenas tartarugas e variados peixes dão vida ao lago.

Parque Moinhos de Vento

Também conhecido como Parcão, o Parque Moinhos de Vento é o segundo parque mais antigo de Porto Alegre. 

Há 50 anos, a área verde com 115m² é consolidada como uma das mais frequentadas pelos moradores e visitantes da capital! Em comemoração a isso, o parque passou recentemente por diversas reformas.

Há diversas atividades, como quadras poliesportivas, beach tennis, futevôlei, playground, áreas de estar, praças, academia ao ar livre, entre outros espaços.

Cinemateca Capitólio

Antigamente conhecida como Cine-Theatro Capitólio, a cinemateca, localizada em um dos prédios de patrimônio históricos da cidade, foi revitalizada e hoje a conhecemos com seu novo nome. Além de possuir um espaço de muita beleza, tem como objetivo preservar, armazenar e difundir a memória do cinema e do audiovisual do Rio Grande do Sul.

A cinemateca oferece uma programação regular de cinema que funciona do início da tarde até a noite, muitas vezes com maratona de sequências de filmes que vão noite adentro, terminando só às 6h da manhã.

Parque Farroupilha

Popularmente conhecido como Redenção, o parque possui estrutura para passeios com bicicletas e muito alto astral. É uma ótima opção para quem busca curtir a natureza com a família toda. O parque de diversão chama muito atenção das crianças e consequentemente dos adultos.

Centro Cultural Vila Flores

O Vila Flores, como é conhecido, é uma comunidade criativa que fomenta atividades culturais, educativas e de inovação social.

Seu centro atua com base em quatro pilares: Arte e Cultura, Arquitetura e Urbanismo, Educação e Empreendedorismo Social e Criativo. Localizado em um antigo complexo arquitetônico, foi remodelado para abraçar a comunidade do Bairro Floresta.

Lá ocorrem diversos eventos noturnos e oficinas diurnas, atividades gratuitas, oportunidades para pequenos empreendimentos e um espaço perfeito para conhecer e participar.

Casa de Cultura Mario Quintana e Cinemateca Paulo Amorim

A Casa de Cultura de Porto Alegre passou a ser um patrimônio histórico e espaço cultural em 1990, mas os moradores da cidade sabem que sua história começa muito antes com o Hotel Majestic. O hotel era casa do escritor gaúcho Mario Quintana e recebeu diversas figuras ilustres da época.

Hoje, a casa mantém sua arquitetura e história, possuindo um andar destinado ao quarto e à história do escritor Mario Quintana. Também tem espaços para música, artes visuais, teatro, realizações de oficinas, eventos ligados à cultura e a Cinemateca Paulo Amorim.

A cinemateca, que está presente no prédio desde 1986, fica localizada no térreo e tem três salas de cinema. Ela não tem como prioridade os filmes do circuito comercial, porque foca em promover a reflexão sobre o cinema por meio de sessões comentadas, debates e encontros diversos. 

Os destaques dela são os filmes autorais e cinematográficos independentes de vários países, além do olhar atento à produção nacional e realizadores gaúchos. É parceira de festivais e mostras especiais, recebendo atividades de entidades parceiras, incluindo ciclos, cursos, encontros e muito mais. 

Noite dos Museus

Evento anualmente presente na cidade, o Instituto Noite dos Museus é uma iniciativa sem fins lucrativos com foco em programações culturais voltadas para professores, educadores e alunos do ensino público, mas que também atinge um público muito maior do que o estimado. 

Durante uma noite do ano os museus ficam de portas abertas para a realização de atividades culturais, como arte, cinema, teatro, literatura e música. Isso lota a Praça da Alfândega, os museus ao redor e as ruas da região. O evento possui apoio do governo da cidade e de diversas outras empresas.

South Summit

South Summit é um evento global que aborda o ecossistema de inovação. 

Nele estão reunidas startups das maiores inovações tecnológicas, os principais speakers do mundo, investidores internacionais de destaque, empresas líderes à procura de oportunidades de negócio e muito mais.

Em 2023 o Brasil foi escolhido pela segunda vez como sede do South Summit, que em 2022 reuniu mais de 20.000 participantes. 

Festival Quarto Poa

O festival acontece no quarto distrito da cidade e conta com a participação de bares da região e atrações culturais externas e internas, além de feiras de rua.

Apesar de acontecer somente uma vez ao ano, o festival possui um perfil no Instagram para divulgar ao longo dos meses os eventos e atividades que estarão ocorrendo nos bairros. 

Poa Jazz Festival

O festival de jazz, apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura, é realizado uma vez ao ano e reúne os melhores músicos internacionais e nacionais da cena jazz.

Ele acontece no Centro de Eventos do BarraShoppingSul e é promessa de calorosas apresentações e agitação na capital.

Onde morar em Porto Alegre?

Bela Vista, Moinhos de Vento e MontSerrat

Localizados na zona nobre de Porto Alegre, Bela Vista, Moinhos de Vento e MontSerrat são bairros que possuem excelentes opções gastronômicas e de lazer, além de áreas como a Praça da Encol, o Parcão, a Praça Gustavo Langsch e a Praça Bela Vista, que trazem harmonia e tranquilidade para a região.

Se você busca um lugar próximo aos principais pontos da cidade, com fácil mobilidade e que tenha tudo perto, aposte nessa região!

Petrópolis

Petrópolis combina tranquilidade e movimento, porque tem uma forte zona residencial e fica perto de comércios e grandes avenidas.

Além disso, tem muitas áreas verdes e ruas arborizadas! O Parque Municipal Ararigboia, a Praça Mafalda Veríssimo, a Praça André Forster, a Praça Nações Unidas, a Praça Breno Vignoli e a Praça Tenente Costa são exemplos disso.

Por conta de tantos comércios espalhados pela região, existe o monitoramento de câmeras e também o patrulhamento público da Polícia Civil. É de fácil acesso a hospitais, pontos de ônibus e escolas.

Se você busca um lugar para abrir um comércio, trabalhar ou estar próximo do movimento, Petrópolis é o seu bairro!

Centro Histórico, Bom Fim e Cidade Baixa

Muito procurados por estudantes e visitados por quem sempre aposta em passeios especiais, o Centro Histórico, o Bom Fim e o Cidade Baixa formam um trio de bairros bastante diferenciado. 

O Centro Histórico é o endereço da Praça da Matriz, do Theatro São Pedro, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), do Museu de Direitos Humanos do Mercosul, do Farol Santander Porto Alegre, do Mercado Público de Porto Alegre e da Firma Bar, por exemplo. Atualmente a região vem passando por uma série de revitalizações e, consequentemente, atraindo ainda mais olhares.

O Bom Fim une, no mesmo lugar, tradição, juventude, arte e boemia. Sinônimo de infraestrutura, a região tem comércio diversificado e instituições de ensino, além de abrigar o Parque Farroupilha, o Brique da Redenção, o Auditório Araújo Viana e o Museu da UFRGS, por exemplo. O bairro certamente é o lugar ideal para todos os estilos.

Já o bairro Cidade Baixa é a cara da juventude! Com bares, restaurantes, fácil acesso a universidades, rotina efervescente e ruas coloridas, contempla quem é fã de bares, atrações culturais e gastronomia, por isso atrai novos moradores e muitos visitantes diariamente. O Spoiler Bar, a Pinacoteca Bar, a Galeria Pró-Arte, a Feira do Largo Zumbi dos Palmares, o Bar do Beto e o Café República Pub, por exemplo, são exemplos da boa energia presente na Cidade Baixa.


Programa ORLA POA revitaliza o espaço urbano de Porto Alegre

A fim de contribuir com a revitalização do espaço urbano por meio da recuperação da Orla do Lago Guaíba, do Centro Histórico e do sistema viário, o Programa ORLA POA já está transformando a cidade e melhorando a qualidade de vida dos porto-alegrenses.

A revitalização da Orla nos trechos 1 e 3 tornou o endereço um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Além deles, a inauguração do Parque Pontal, condomínio administrado pela equipe da Imóveis Crédito Real, também impulsionou o sucesso da obra na região. Já a renovação do Cais Embarcado é a responsável por entregar um novo ponto gastronômico aos porto-alegrenses na região do Cais do Porto.

Esse movimento, que aproxima as pessoas do Guaíba, soma esforços para revitalizar o Centro Histórico, bairro que deve começar a ter edificações maiores. O objetivo da estratégia é aumentar o número de moradores e movimentar o comércio da região.

Com as iniciativas em andamento, no último ano Porto Alegre ficou entre os principais destinos no Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo.


Quer descobrir ainda mais sobre Porto Alegre? Confira mais conteúdos aqui no blog da CR.

E para comprar ou alugar o seu imóvel na capital do RS, visite uma das nossas franquias na cidade ou escolha seu imóvel aqui no site, sem sair de casa.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!