Blog Imóveis Crédito Real
Troca de titularidade

Como transferir a titularidade da conta de luz

Saiba como transferir a titularidade da conta de luz ao se mudar para um novo imóvel.

Como via de regra, toda vez que alguém aluga um imóvel, a conta de energia elétrica deve ser transferida para o nome do novo locatário. Sendo assim, entenda como fazer essa troca de titularidade:

Por que transferir a titularidade da conta de luz?

Para que não ocorram equívocos na hora da cobrança, é necessário que o novo locatário altere a titularidade para o seu nome, pois a energia elétrica está ligada à pessoa do contratante e não ao imóvel.

Caso o pagamento não seja efetuado ocorrerá o corte da energia elétrica e o responsável pode ficar negativado. Dessa forma, as dívidas ficarão sob responsabilidade do portador do CPF que consta no cadastro.

Como fazer a transferência?

Normalmente, é necessário visitar o posto de atendimento da sua distribuidora de energia portando os documentos necessários

  • CPF, RG ou outro documento de identificação com foto
  • Contrato de aluguel; 
  • Número da unidade consumidora;
  • Telefone para contato.

No entanto, em tempos de pandemia, a grande maioria das empresas está possibilitando o envio da documentação via online. Com todos os dados corretos, a alteração é rápida e estará disponível no sistema no dia seguinte. 

Fique atento

Débitos em nome de moradores anteriores não podem ser cobrados do novo morador. Contudo, se estiverem tentando cobrar você, procure os órgãos de defesa do consumidor, ou, ainda, um escritório de advocacia especializado na área. 

Quer mais informações sobre o que você deve saber na hora de locar um imóvel? Clique aqui e confira.

Vários comentários

    • Olá, Silvino! Quando o locatário deixa o imóvel ele deve cancelar o contrato com a operadora de luz. Assim o imóvel vai ficar sem luz e ao locar novamente, o novo inquilino vai com o contrato na distribuidora de energia e religa no nome dele.

  • Gostaria de fazer uma troca de titularidade para meu nome a casa é em meu nome mais me separei da esposa e não consigo falar com ela porque está morando em outro estado preciso fazer urgente essa troca.

    • Olá, Gilton! Neste caso você precisa comprovar a propriedade do imóvel OU que é locatário, assim poderá realizar a solicitação.

    • Olá, Maristela! Tudo bem? Você deve procurar pelo site da distribuidora de energia da sua região, nele você vai poder trocar a titularidade e até mesmo encontrar maiores informações!

    • Olá, Roberto! Aproveita e segue nosso passo a passo que vai te ajudar muito. Sem esquecer que você ainda pode fazer a solicitação diretamente no site da sua distribuidora de energia!

    • Olá, Marineide! Se o antigo proprietário morreu, ou mesmo que não tivesse morrido, tem que comprovar com o contrato a nova propriedade. Consulte a sua fornecedora de energia.

    • Olá, Luana! Aproveita e segue nosso passo a passo que vai te ajudar muito. Sem esquecer que você ainda pode fazer a solicitação diretamente no site da sua distribuidora de energia!

  • Quero trocar a titularidade, aluguei um apartamento em Itajaí, SC no bairro Barra do Rio, no edifício Barra Garden e não estou conseguindo.

    Sônia Dill

    • Olá, Sônia! Neste caso você pode ir direto ao posto de atendimento da sua distribuidora de energia, assim poderão lhe explicar melhor qual problema está ocorrendo!

    • Olá, Carina! Se a restrição não for da própria empresa de energia, provavelmente não irá proibir. Mas te aconselhamos a entrar em contato, pois cada região pode possuir suas particularidades.

  • Me tira uma dúvida, a casa onde moro com meu esposo é de andar, a parte de baixo é dele e a de cima é do meu cunhado. O que acontece é o seguinte, meu cunhando é separado da ex mulher e o contador está no nome dela. Ele quer passar para o nome dele só que a casa é herança da minha sogra já falecida, então para passar para o nome dele, ele fez meu esposo (irmão dele) assinar um papel com o nome em cima locatário. Ele assinou, botou o CPF e pediu uma cópia da identidade pra comprovar assinatura. Dizendo meu cunhado, que dessa forma ele conseguiria botar o contador no nome dele. Me explica melhor, precisaria meu esposo assinar como locatário? Como se ele estivesse alugando a casa.

    • Olá, Rafaela! Pode ser feito esse “remendo”, mas o correto é arrumar a documentação da casa e da luz em nome do dono do imóvel. Ou ainda, como são dois imóveis, separar em dois contadores de luz. Isso seria o mais correto. Abraço!

  • Boa noite! Aluguei um imóvel e a proprietária mora nos 2 andares acima da casa. Após mudança a imobiliária me cobrou comprovante de troca de titularidade de água e energia, pedi a proprietária os talões anteriores para poder efetuar a troca, foi quando descobri que era um único relógio de energia e um único registro de água para tudo e teria que dividir com a família dela as contas…. Acontece que a casa dela em cima é o dobro do tamanho da minha , são 3 pessoas ( aqui somos em 2 ) e ela possue e utiliza coisas que eu não, como : lava louças, máquina de roupa lava e seca, ar condicionado nos 3 quartos e passa roupa de toda família… Com tudo isso recebo as contas, já que os leitores ficam no meu lado e ela me passa METADE do valor dos talões e o pix para eu pagar! Isso é juridicamente legal? O locador pode fazer isso??

    • Olá, Ana! Lhe aconselhamos a ir na sua imobiliária e pedir para que façam uma divisão por fração ideal, já que é um “condomínio”. Também pode ser feito por unidade, mas é bom ter ciência que em nenhum dos casos vai ser 100{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} justo. Mais pessoas em uma casa não significa mais gastos. Abraço!

  • O contrato de aluguel precisa estar assinado pelas partes e testemunhas, além de ser registrado em cartório para trocar a titularidade da conta de energia?

    • Olá, Andreza! Depende muito de cada concessionária, mas normalmente ela irá exigir a comprovação de locação, ou seja, o contrato. Abraço!

    • Olá, Luciana! Aproveita e segue nosso passo a passo que vai te ajudar muito. Sem esquecer que você ainda pode fazer a solicitação diretamente no site da sua distribuidora de energia!

  • Me separei do meu ex marido. Quero colocar a conta de luz em meu nome, pois ele não mora mais aqui. Não tenho mais contato com ele. O terreno pertence a minha mãe, que deixou a gente morar. Quero tirar a conta do nome dele para o meu. O que faço?

  • Olá, Josefa! Tudo bem? Esta é uma solicitação que a sra. deve fazer a sua concessionária de energia. Você pode seguir os passos que informamos no texto. Abraço!

    • Olá, Elizabeth! Aproveita e segue nosso passo a passo que vai te ajudar muito. Sem esquecer que você ainda pode fazer a solicitação diretamente no site da sua distribuidora de energia!

  • TENHO A CONTA DE ENERGIA NO NOME DA PESSOA QUE COMPREI O TERRENO, MAS ELE É RURAL E FOI FEITO CONTRATO ,AGORA QUERIA COLOCAR EM MEU NOME, SERÁ QUE PRECISO LEVAR ELA JUNTO PRA FAZER A TRANSFERÊNCIA DO TITULAR??

    • Olá, Jessica! Depende de cada concessionária, mas a maioria só tira a titularidade OU com um contrato de locação OU com o certificado de propriedade.

  • Olá, me tira essa duvida.
    Caso o inquilino não pague por alguns meses a conta, e a concessionária venha a cortar o fornecimento de água ou energia, e o mesmo saia do aluguel. Como fazemos para religar, se vai constar um débito com o mesmo número de contrato?

    • Olá! Tudo bem? Só consegue transferir de nome OU pra proprietário OU para locatário com contrato de locação – não dá pra transferir pra qualquer pessoa.

    • Olá, Josefa! A solicitação para troca de titularidade deve ser realizada pelo novo morador, no caso você. Para essa troca ser realizada você deve entrar em contato diretamente com a distribuidora de energia da sua cidade e conferindo nossas dicas você conseguirá fazer este processo.

  • O antigo proprietário transferiu a conta de luz para o meu nome mas ficou uma conta a pagar no nome dele se eu não pagar podem cortar a minha luz já q agora está no meu nome

    • Olá, Deise! Tudo bem? A princípio não porque a dívida é do CPF e não do imóvel. Caso ainda esteja em dúvida, lhe aconselhamos a entrar em contato diretamente com a sua distribuidora de energia, cada uma possui seu próprio funcionamento.

  • Oi bom dia quero passa a conta de luz no nome da pessoa que usou e mão de Deus pra paga ele ficou doente ficou sem trabalho aí vou volta no meu apartamento e preciso de TD serto tenho uma filha de 2ano não posso fica sem irmergia

    • Olá! Tudo bem? Só consegue transferir de nome OU pra proprietário OU para locatário com contrato de locação. Pra isto siga o nosso passo a passo.

    • Olá, Roseli! Só consegue transferir de nome pra proprietário OU para locatário com contrato de locação – não dá pra transferir pra qualquer pessoa.

    • Olá! Tudo bem? Só consegue transferir de nome pra proprietário OU para locatário com contrato de locação – não dá pra transferir para qualquer pessoa.

  • Olá me mudei pro imóvel e está sem luz ,o problema e que o inquilino que alugou o imóvel foi pra outra cidade oque devo fazer ,já estou 15 dias sem luz .Posso passa a conta pro nome do meu filho ,mesmo que o imóvel alugado não esteja no nome.dele

    • Olá, Sabrina! Só consegue transferir de nome para proprietário OU para locatário com contrato de locação – não dá pra transferir pra qualquer pessoa.

  • e quando o dono do imóvel já faleceu,tem apenas a irmã que toma de conta das coisas, como faz para fazer essa troca de titularidade

    • Olá, Marcia! Se o antigo proprietário morreu, ou mesmo que não tivesse morrido, é preciso comprovar com o contrato de propriedade para efetuar a troca de titularidade. Consulte a sua fornecedora de energia.

  • Olá
    Estou locando uma casa e a dona da casa não fez os procedimentos pois não sabia como proceder, nesse caso é só ela pedir a conta final e mudar a titularidade para mim? Ou tem q ter o desligamento da energia para depois eu pedir para religar e passar para o meu nome ?
    Pq já estou me mudando para casa e não posso ficar sem energia e nesse caso quais os prazos pra desligamento e religamento ?

  • Aluguei um imóvel porém o contrato está assinado com o dome do meu primo que alugou para mim , porém eu preciso das contas em meu nome, consigo fazer a titularidade mesmo a contrato estando em nome dele ?

    • Olá! Como o contrato não está no seu nome provavelmente será difícil de conseguir a transferência, mas outras contas etará mais chances.

  • tenho um imovel comercial de dois andares, alugados para duas pessoas separadamente. Eu posso desmembrar a conta de luz para o primeiro e segundo andar ?

    • Olá! Um imóvel de dois andares, mas são duas peças separadas uma da outra? Se sim, entendemos que já deveriam estar em matrículas separadas e em contas de luz separadas como dois imóveis independentes. Se houver um corredor unindo as duas salas, terá uma terceira conta de luz que é a do condomínio na área comum.

  • Tenho 18 anos e quero por a conta de energia no meu, porém não trabalho só meu marido..
    Alguém sabe me informar se eu consigo e tbm se eu consigo colocar no baixa renda? ( conta esta vindo muito alta )

    • Olá, Maria! Só consegue transferir de nome para proprietário OU para locatário com contrato de locação – não dá pra transferir pra qualquer pessoa. Para conta na modalidade baixa renda é preciso checar direto na sua consessionária de energia, pois pode variar entre estados.

  • Minha mãe tem dívidas de água e luz no imóvel porém ela não mora mais nesse imóvel tem como eu alugar a casa e passar tudo para meu nome ?sendo eu filho dela?
    Obrigado

    • Olá! Se havia dívida, fica no CPF do responsável. Só consegue transferir de nome pra proprietário OU para locatário com contrato de locação.Consulte a sua fornecedora de energia.

    • Olá! Geralmente a troca de titularidade da conta de água e luz ao mudar para uma residência locada não tem custo. No entanto, é importante verificar com a empresa fornecedora de água e energia elétrica para confirmar se há alguma taxa ou procedimento específico relacionado a essa transferência.