Troca de titularidade Sem categoria

Como transferir a titularidade da conta de luz

Saiba como transferir a titularidade da conta de luz ao se mudar para um novo imóvel.

Como via de regra, toda vez que alguém aluga um imóvel, a conta de energia elétrica deve ser transferida para o nome do novo locatário. Sendo assim, entenda como fazer essa troca de titularidade:

Por que transferir a titularidade da conta de luz?

Para que não ocorram equívocos na hora da cobrança, é necessário que o novo locatário altere a titularidade para o seu nome, pois a energia elétrica está ligada à pessoa do contratante e não ao imóvel.

Caso o pagamento não seja efetuado ocorrerá o corte da energia elétrica e o responsável pode ficar negativado. Dessa forma, as dívidas ficarão sob responsabilidade do portador do CPF que consta no cadastro.

Como fazer a transferência?

Normalmente, é necessário visitar o posto de atendimento da sua distribuidora de energia portando os documentos necessários:

  • CPF, RG ou outro documento de identificação com foto
  • Contrato de aluguel; 
  • Número da unidade consumidora;
  • Telefone para contato.

No entanto, em tempos de pandemia, a grande maioria das empresas está possibilitando o envio da documentação via online. Com todos os dados corretos, a alteração é rápida e estará disponível no sistema no dia seguinte. 

Fique atento

Débitos em nome de moradores anteriores não podem ser cobrados do novo morador. Contudo, se estiverem tentando cobrar você, procure os órgãos de defesa do consumidor, ou, ainda, um escritório de advocacia especializado na área. 

Quer mais informações sobre o que você deve saber na hora de locar um imóvel? Clique aqui e confira.

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo