Blog Imóveis Crédito Real

Florianópolis: onde morar e o que conhecer na Ilha da Magia

Com praias famosas, que atraem e conquistam pessoas de todo o Brasil (e de outros países), Santa Catarina é sinônimo de desenvolvimento e qualidade de vida. E é claro que Florianópolis, capital, 2º endereço com mais habitantes e o 3º mais antigo do estado, também transmite esses mesmos sentimentos!

Histórico de Florianópolis

A história da cidade começou com os índios tupis-guaranis, que tinham a pesca e a coleta de moluscos como suas principais atividades de subsistência. Sua fundação oficial ocorreu em 1673, durante a colonização do território brasileiro pelos invasores portugueses. Porém, além dos colonizadores, a região recebeu muitos imigrantes açorianos, que contribuíram fortemente para o desenvolvimento da capital catarinense. Essa influência é percebida até hoje nos aspectos culturais da cidade.

Atualmente, 351 anos depois, Florianópolis tem mais de 530.000 habitantes segundo o IBGE, o título de 2ª capital brasileira com mais diversidade de belezas naturais, o 1º lugar no Ranking de Competitividade, que avalia fatores como inovação e dinamismo econômico, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, saneamento e segurança, ficando acima, inclusive, de São Paulo. 

Além disso, destaca-se por sua economia diversificada, turismo efervescente e um setor imobiliário superdesenvolvido.

6 curiosidades sobre Florianópolis

1- Ilha do Silício: além das belezas naturais, a vocação empreendedora fez de Florianópolis uma região conhecida mundialmente. Chamada de “Vale do Silício da América Latina” pela BBC World e apelidada recentemente de “Ilha do Silício”, o polo tecnológico atrai profissionais altamente qualificados e concentra uma grande quantidade de empresas e startups.

2- Ilha da Magia: o cenário mágico de Florianópolis não é o principal motivo do título de “Ilha da Magia”. A cidade é conhecida assim devido às lendas místicas presentes na origem da cidade, envolvendo bruxas, lobisomens e fantasmas.

3- Floriano Peixoto: após a decisão do governo do estado, o antigo município de Nossa Senhora do Desterro passou a ser chamado de Cidade de Floriano, uma homenagem a Floriano Peixoto, presidente do Brasil na época, em 1894. Daí vem Florianópolis, como conhecemos hoje.

4- Ponte Hercílio Luz: é a maior ponte erguida por cabos de suspensão em todo o país. No mundo existem somente mais duas pontes com a mesma estrutura.

5- Santo Antônio de Lisboa: por conta da visita do Imperador Dom Pedro II a Desterro, Santo Antônio de Lisboa foi a primeira rua calçada de Florianópolis. Ela foi inaugurada por ele no dia 21 de outubro de 1845 e atualmente é utilizada para a passagem de pedestres, ciclistas e para a feira dos fins de semana.

6- Manezinhos: esse é o apelido dado aos nascidos em Florianópolis. Manezinho é o diminutivo de Manuel, nome que já foi muito comum na região.

Esporte, turismo, comércio e economia

Incluir esportes na rotina é muito mais fácil e prazeroso para quem escolhe viver em Florianópolis. Afinal, ter o mar sempre pertinho de casa é uma excelente motivação para fazer aulas de surfe, mergulho, kitesurf ou até ir às trilhas das praias.

Outro ponto positivo da cidade é o turismo, que movimenta a economia da região com milhares de visitantes e é a principal fonte de renda de muitos serviços da cidade, faturando cerca de R$ 170.000.000,00 por ano.

Quando o assunto é economia, o cultivo de frutos do mar, como mariscos e ostras, é a principal fonte de renda de muitas empresas e famílias. Florianópolis, inclusive, é responsável por 90% do abastecimento do mercado de ostras no Brasil, sendo considerada a Capital Nacional da Ostra. Além disso, com quase centenas de empresas de ponta no parque tecnológico, a capital é destaque em tecnologia, fornecendo recursos até para o mercado internacional.

Em resumo: Florianópolis é uma cidade reconhecida principalmente pela paisagem, qualidade de vida, tecnologia, oportunidade e inovação que oferece!

Lugares para conhecer em Florianópolis

É inegável que as praias são uns dos grandes atrativos da ilha. Tem para todos os perfis: águas calmas, águas mais agitadas, vida noturna movimentada, ambientes familiares, aventuras, relaxamento, comércio, gastronomia e mais um universo de possibilidades.

Confira uma seleção de lugares para mergulhar e passear em todos os cantos de Florianópolis:

Clique aqui e veja a localização desses e de outros endereços.

Bairros de Floripa

Além de lugares para conhecer, é importante saber quais são os melhores endereços para morar! Florianópolis é dividida em 5 regiões: Centro, Norte, Sul, Leste e Continental. Nelas, existem 12 distritos que compõem 48 bairros.

Centro

O Centro é o marco histórico, político, comercial e cultural de Florianópolis, porque abriga prédios do Poder Judiciário e Legislativo, a Prefeitura Municipal e dezenas de repartições públicas, além de restaurantes, bares, lojas, shoppings e universidades, incluindo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na região estão presentes os bairros Agronômica, Centro, Córrego Grande, Itacorubi, João Paulo, José Mendes, Monte Verde, Pantanal, Saco dos Limões, Saco Grande, Santa Mônica, Trindade e Carvoeira.

Norte

A região Norte é a mais populosa durante a alta temporada, porque tem excelente infraestrutura, atrações turísticas e praias com águas quentes e calmas. Lá ficam os bairros Cachoeira do Bom Jesus, Cacupé, Canasvieiras, Daniela, Ingleses do Rio Vermelho, Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Ponta das Canas, Praia Brava, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

Sul

O Sul é o ponto de Florianópolis com maior desenvolvimento atualmente. Com muitas obras em andamento e uma natureza exuberante, os bairros da região, ou seja, Armação do Pântano do Sul, Campeche, Carianos, Costeira do Pirajubaé, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares e Tapera, são cada vez mais procurados por turistas e moradores.

Leste

O Leste de Florianópolis é uma das áreas mais belas e atraentes de toda a ilha, com dunas, morros, praias e famosos cenários de cartões postais, além de infraestrutura turística e de serviços, com bares, restaurantes, casas noturnas, amplo comércio e opções de hospedagem. Ela é formada pelos bairros Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa e São João do Rio Vermelho.

Continental

E Florianópolis não é só ilha! A região Continental é o único meio de acesso à Ilha de Santa Catarina. Balneário, Bom Abrigo, Capoeiras, Coqueiros, Estreito, Itaguaçu e Jardim Atlântico são os bairros que compõem um dos núcleos habitacionais e comerciais mais dinâmicos da capital.


Com tantas belezas naturais e atrações diferentes, viver em Florianópolis é especial para pessoas de todas as idades e preferências. Agora que você já descobriu mais sobre os encantos da Ilha, deu vontade de conhecer melhor tudo de perto? 

Para encontrar seu novo endereço em solo catarinense, fale com a gente! Seu lar dos sonhos mora aqui, e a nossa equipe vai ajudar você a encontrar o imóvel ideal para viver no coração da Ilha.

Clique aqui e veja onde nos encontrar em Florianópolis.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!