Blog Imóveis Crédito Real

Financiamento imobiliário em 2024: o que você precisa saber

Planejando adquirir a sua casa própria? Hoje o financiamento imobiliário é o caminho escolhido por quase 90% dos brasileiros, e as taxas de juros, as políticas governamentais e as condições econômicas impactam diretamente nesse processo. Para fazer um bom negócio é importante  estar atualizado sobre os principais financiamentos que pode utilizar.

Com as recentes reduções da taxa Selic, a expectativa é que haja um aumento na procura por crédito imobiliário em 2024. Mas apesar dessas mudanças não terem impacto imediato nas taxas de juros dos bancos, é esperado que as alterações ocorram até o fim do próximo ano. 

Sabemos que isso poderá influenciar a decisão de muitas pessoas na jornada para adquirir a casa dos sonhos, então confira logo abaixo algumas das melhores estratégias de financiamento para a aquisição de imóveis.

Assinatura de contrato financiamento imobiliário

Veja quais são os principais tipos de financiamento imobiliário: SFH e SFI

Os principais tipos de financiamento imobiliário no Brasil são o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Cada um deles tem suas características e vantagens.

SFH – Sistema Financeiro de Habitação

O SFH é focado em facilitar a aquisição de moradia para a população de baixa e média renda. Ele tem limites de valor para os imóveis financiados e para os juros que podem ser cobrados. 

Podemos destacar como vantagens desse tipo de financiamento imobiliário os juros mais baixos e a possibilidade de usar o FGTS para abater parte da dívida ou das parcelas. Como desvantagem, o valor do imóvel financiado pelo SFH tem um teto — o que pode limitar a escolha de imóveis em regiões de alto valor imobiliário.

SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário

O sistema foi criado para financiar imóveis de valor mais alto, sem os limites impostos pelo SFH. Assim, oferece mais flexibilidade em termos de valores de imóveis e financiamento, mas com taxas de juros geralmente mais altas em comparação ao SFH. 

A vantagem do SFI é a capacidade de financiar imóveis de alto padrão, mas as taxas de juros mais elevadas podem ser consideradas uma desvantagem para o comprador.

Saiba quais são os requisitos necessários para obter um financiamento imobiliário

Para obter um financiamento imobiliário é necessário cumprir alguns requisitos básicos. Estes são fundamentais para as instituições financeiras avaliarem a capacidade de pagamento do comprador e o risco envolvido no empréstimo. Por exemplo:

  • Comprovação de renda: é necessário apresentar documentos que comprovem a renda mensal do solicitante (e do cônjuge ou companheiro, se for o caso), como contracheques, declaração de imposto de renda, extratos bancários, entre outros;
  • Avaliação de crédito: as instituições financeiras (como Caixa, Bradesco, Santander, entre outros) realizam uma análise de crédito para avaliar o histórico financeiro do solicitante. Isso inclui a verificação de pendências ou restrições em órgãos de proteção ao crédito (como SPC e Serasa), além de avaliar a capacidade de pagamento do financiamento imobiliário solicitado;
  • Documentação para financiamento: é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de residência, entre outros;
  • Avaliação do imóvel: o imóvel a ser financiado passará por uma avaliação de um profissional credenciado pela instituição financeira para confirmar seu valor de mercado e as condições de habitabilidade;
  • Entrada: geralmente, é necessário dar uma entrada, cujo valor varia conforme o valor do imóvel e as condições do financiamento. A entrada permite reduzir o montante financiado e, consequentemente, os juros a serem pagos;
  • Capacidade de pagamento: o comprometimento da renda mensal do comprador com as parcelas do financiamento não deve ultrapassar um determinado percentual da renda bruta familiar — geralmente em torno de 30%.

7 dicas para conseguir melhores condições de financiamento

Continue conosco e confira algumas dicas para aprimorar sua estratégia de obtenção de um financiamento imobiliário com as melhores condições possíveis.

1. Pesquise e compare

Dedique tempo para visitar sites de diferentes instituições financeiras e use ferramentas de comparação on-line. Olhe além das taxas de juros e considere também as taxas administrativas e de seguro — que podem impactar o custo total do financiamento.

2. Negocie as taxas de juros de financiamento imobiliário

Antes de assinar o contrato de financiamento, esteja preparado para a negociação com informações detalhadas sobre sua saúde financeira e ofertas de concorrentes. Argumente com base na sua pontuação de crédito, renda estável ou histórico de cliente do banco, se aplicável.

3. Confira os programas governamentais

Pesquise programas de subsídio governamental disponíveis, como o “Minha Casa, Minha Vida” (Casa Verde e Amarela). Esses programas muitas vezes oferecem taxas de juros reduzidas e condições especiais para famílias de baixa renda e servidores públicos ou para a construção em áreas específicas.

4. Planeje seu orçamento

Use ferramentas de planejamento financeiro para criar um orçamento detalhado. Assim, considere tanto as parcelas do financiamento quanto os custos adicionais como IPTU, taxa de condomínio, manutenção, entre outros. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis no futuro.

5. Melhore sua pontuação de crédito

Consulte seu score regularmente, pague suas contas em dia e evite o acúmulo de dívidas. Se necessário, procure renegociar dívidas existentes e limpar seu nome antes de solicitar o financiamento.

6. Dê uma entrada maior

Economize para aumentar o valor da entrada, mesmo que isso signifique adiar a compra por um período. Uma entrada maior reduz o risco para o credor e pode resultar em taxas de juros mais baixas para você.

7. Escolha o melhor prazo de financiamento

Analise as opções de prazo oferecidas, considerando o impacto nas parcelas mensais e o custo total de juros. Lembre-se de que prazos mais longos diluem o pagamento, mas aumentam o custo total devido aos juros.

Tenha atenção na hora de escolher um imóvel

Ao escolher um imóvel, é fundamental dar atenção aos detalhes e contar com o suporte de uma imobiliária de confiança. Uma boa imobiliária auxilia na busca por opções que se encaixem nas suas necessidades e orçamento. Porém, ela também ajuda a garantir a segurança da transação e identificar as melhores condições de financiamento disponíveis.

A expertise de profissionais qualificados assegura que você faça um investimento sólido, evitando armadilhas e garantindo que todas as etapas do processo sejam conduzidas com transparência e segurança jurídica, protegendo assim seu patrimônio e seu futuro.

A Crédito Real se destaca no mercado imobiliário pela confiança e credibilidade conquistadas ao longo de mais de 90 anos de atuação. Afinal, contamos com uma sólida reputação por oferecer serviços de alta qualidade e suporte personalizado.

Além disso, nos comprometemos em auxiliar nossos clientes na realização do sonho da casa própria, assegurando transações seguras e as melhores condições de financiamento.


Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, aproveite e aprenda também: Como funciona um financiamento imobiliário?

Até o próximo conteúdo!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!