Blog Imóveis Crédito Real

O que fazer no Centro Histórico de Porto Alegre?

A capital do RS é cheia de lugares especiais e o Centro Histórico de Porto Alegre é um dos mais famosos. Quem mora na cidade sabe que um dos lugares com mais monumentos, cores e narrativas é o Centro Histórico.

Com diversas atrações pra quem visita ou mora na cidade, passear pelo bairro pode ser um ótimo programa em família ou com os amigos.

Por que o Centro Histórico de Porto Alegre é famoso?

Sendo a área urbana mais antiga da cidade, o Centro Histórico se tornou o bairro que concentra mais pontos de importância para Porto Alegre e também para o estado.

É lá que ficam, por exemplo, o Mercado Público, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Usina do Gasômetro e diversos prédios do governo municipal e estadual, entre outros lugares.

Mercado Público

Um dos mais antigos do Brasil, o Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 1869.

Em uma visita, dá pra encontrar de tudo por lá, principalmente em alimentação. São açougues, peixarias, fruteiras, padarias, restaurantes, cafeterias, bancas de revista, armazéns, produtos naturais e muito mais.

Aliás, é lá que fica o restaurante mais antigo do RS, o Gambrinus, fundado em 1889, que serve pratos da culinária portuguesa.

Endereço: Largo Jornalista Glênio Peres, 1.

Casa de Cultura Mario Quintana

Quando ainda era o Hotel Majestic, o prédio recebeu muitas personalidades brasileiras. E entre elas o poeta Mario Quintana, que morou no hotel de1968 a 1980.

Assim, quando o lugar foi transformado em um centro cultural, o famoso escritor foi homenageado.

O local, um dos maiores e melhores centros culturais do Brasil, conta com diversos espaços para artes, cinema, literatura, teatro, música, jardim, cafés, entre outros. Além do quarto onde poeta viveu, reconstituído com móveis e objetos do escritor.

Endereço: Rua dos Andradas, 736.

Usina do Gasômetro

Situada nas margens do Guaíba, a Usina do Gasômetro é uma antiga usina termoelétrica, desativada em 1970, que se tornou um centro cultural.

Um dos mais bonitos cartões postais da cidade, lá é possível conferir diversas atividades como oficinas, exposições, teatros, feiras, bares e muito mais.

Além disso, é um dos principais pontos de encontro dos porto-alegrenses, com uma bela vista para o famoso pôr do sol no Guaíba.

Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 551.

Praça da Matriz

Um dos pontos mais importantes da capital gaúcha, a Praça da Matriz é um dos espaços públicos mais antigos da cidade.

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a praça é também um local “muitos em um” para conhecer, já que no seu entorno ficam diversos edifícios importantes que você também pode visitar.

Entre eles estão, por exemplo, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre e o Palácio Piratini, sede do governo do RS.

Teatro São Pedro

Theatro São Pedro é um espaço cultural bem conhecido pelos moradores da cidade e pelos amantes de arte, mas o que muitos não sabem é que, além de ser o teatro mais antigo de Porto Alegre, é considerado uma das mais belas casas de espetáculo do Brasil pela sua arquitetura.

Outra curiosidade é que o Du’ Attos Café, cafeteria que se localiza no teatro, oferece cardápios temáticos de acordo com os espetáculos em cartaz.

Endereço: Praça Mal. Deodoro.


Mas afinal, dá pra morar no Centro Histórico de Porto Alegre?

Sim! Dá pra morar em meio a tudo isso e passear pela região sempre que quiser.

Na Crédito Real você encontra diversos imóveis pra comprar ou alugar no Centro Histórico de Porto Alegre.

Assim você escolhe seu novo lar com muito mais praticidade e pode viver bem pertinho dos lugares que mais gosta.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!