Blog Imóveis Crédito Real

O que é a vistoria de imóvel e para que serve? (com checklist)

A vistoria de imóvel é um dos itens mais importantes em qualquer processo de locação ou compra. No aluguel, vistorias devem ser realizadas antes e após o término do contrato, para comprovar a preservação do local.

A documentação apresentada durante a inspeção deve ser incluída no contrato. Esse é um ponto importante para proteger você de possíveis danos ou cobranças.

O relatório deve descrever com o máximo de detalhes as condições do imóvele seu mobiliário, se houver. Quanto mais informações, maior será o seu suporte caso algo aconteça. E quando for assinar o documento, preste atenção na descrição e confira os detalhes.

O que é a vistoria?

A vistoria de imóvel serve para comprovar as condições atuais que o imóvel foi entregue a quem for alugá-lo. É uma forma de atestar que ele deverá ser entregue da mesma forma para o proprietário quando o contrato de locação terminar. 

Essa garantia é adotada por imobiliárias porque é a maneira mais segura de evitar possíveis problemas entre o dono do imóvel e quem está alugando. 

Por isso, é essencial que você confira todos os itens do nosso checklist de vistoria. Ele serve para proteger seus direitos e deveres.

Checklist da vistoria de imóvel

um homem com uma lupa fazendo a vistoria de imóvel de uma casa em miniatura
Fonte: Reprodução/Internet

Mudança pode ser um processo longo e complexo, por isso uma ajuda para facilitar esse momento é totalmente bem-vinda. Confira abaixo os principais pontos que devem ser observados:

Pintura

As paredes são muitas vezes os primeiros itens em qualquer vistoria de imóvel. É importante que você preste atenção à pintura, verifique se há manchas ou marcas, bem como qualquer mínimo detalhe que afete a estrutura da parede.

Preste atenção especial a bolhas ou descamação, pois são sinais óbvios de umidade na área e podem causar altos custos de reparo, além de prejuízos à saúde.

No geral, existem dois tipos de rachaduras, as superficiais e as estruturais. A primeira é fácil de tratar, a segunda pode ser perigosa para a família e por isso pode ser necessário um engenheiro ou arquiteto para analisar o problema e confirmar o tipo de fissura.

Vale ressaltar que até mesmo a tinta da parede é uma questão a se avaliar, visto que a imobiliária poderá exigir exatamente o tipo de tinta que terá na vistoria de entrada.

Encanamentos e descargas

Durante a inspeção, é necessário analisar o registro, torneira e descarga. Verifique se há vazamentos, goteiras, bloqueios, etc.

No caso da torneira, verifique também a qualidade da água. Se estiver escura ou suja, isso pode indicar que o sistema hidráulico está muito velho ou o tanque de água não foi reparado.

Verifique também o estado dos tubos e se os tubos não estão entupidos.

Instalação elétrica (tomadas e interruptores)

Uma boa verificação do sistema elétrico local é importante para garantir a segurança de sua casa. Verifique a caixa de luz para se certificar de que está em boas condições, e também se há fios ou cabos expostos ou desencapados.

Se tiver chuveiro instalado, analise os cabos,que devem estar dentro da camada protetora.

Tente descobrir que tipo de alterações foram feitas na caixa elétrica. Dependendo da idade do imóvel ou do tempo de reforma, pode ser necessário refazer o sistema elétrico.

Uma dica essencial é você testar todas as tomadas da residência, uma por uma, com a ajuda de um carregador de celular. Para os interruptores, leve uma lâmpada e também faça o teste com calma e paciência.

Em casos em que a luz está desligada, lembre-se de realizar os testes assim que possível, após a nova ligação. Caso haja algum problema, entre em contato e faça a retificação da vistoria.

Pisos e revestimentos

Em pisos e revestimentos, é necessário verificar se há peças defeituosas, expostas ou faltantes e outros defeitos graves, como mofo. Manchas, buracos e rachaduras também precisam de atenção.

Portas e janelas

Portas, maçanetas e trincos devem funcionar sem que você utilize a força ou truques para abri-los ou fechá-los. Além disso, procure pó de madeira ao redor das portas, o que pode indicar a presença de cupins, e também observe a tinta ou madeira descascada.

Para janelas, considere não apenas o desempenho, mas também a condição do vidro. Outro detalhe é olhar o estado do metal das janelas para verificar se estão enferrujadas.

Como contestar a vistoria de imóvel?

Uma contestação da vistoria pode ser feita nos primeiros dias após a locação. Para isso, leia com atenção, verificando se a descrição contém informações completas sobre o imóvel que você está alugando.

Caso faltem dados, como rachaduras no piso, manchas, etc., formalize o pedido de reparo ou inclusão na vistoria, tire uma foto e encaminhe para a imobiliária. 

Ao sair do imóvel, a vistoria deve ocorrer em até dois dias após a entrega das chaves. Esse prazo pode variar de acordo com a imobiliária. Você também deve comparar a vistoria de entrada com a final para que possa fazer uma contestação, se necessário.

E caso você queira uma solução mais prática, no Entrega Fácil não precisa fazer vistoria. Assim, você deixa a burocracia de lado e conta com toda a segurança e agilidade que só a Crédito Real oferece.

De acordo com a Lei do Inquilinato, o imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições em que o inquilino recebeu. Caso contrário, será necessário reparar os danos causados ​​durante a estadia.

Agora que você já sabe o que conferir na vistoria, para evitar surpresas e alugar a sua casa de forma fácil, totalmente online e sem fiador ou caução, fale com a gente! 

O Aluga Fácil é mais uma criação da CR que facilita o processo de locação para que você encontre o seu lar. Clique aqui e alugue agora!

Vários comentários

  • MINHA LOCAÇÃO FOI POR FIANÇA ON LINE VELO, O INQUILINO, ALEM DE NAO PAGAR AINDA ROUBOU OS MOVEIS DEIXADOS NA CASA MOBILIADA, QUAL A RESPONSABILIDADE DA SEGURADORA FORA A MULTA POR QUEBRA DE CONTRATO?

    • Olá! É preciso conferir no contrato feito com a Velo o que está contemplado na garantia da locação. Infelizmente não podemos dizer se é devido ou não uma multa sem analisar o documento.