Blog Imóveis Crédito Real

Tipos de geladeira e como escolher a ideal para ter em casa

Ela pode ser a estrela da cozinha! Os tipos de geladeira variam entre grande, pequena, média, alta, baixa, com uma, duas ou três portas… Você já sabe qual é a sua favorita?

Lembre-se: o layout do equipamento precisa ter relação com o seu dia a dia, além de que a tecnologia interfere muito na escolha e no resultado da conta de luz.

Continue a leitura e descubra qual é o modelo ideal para a sua casa.

Tipos de geladeira para cada cozinha e família

Uma porta

Geladeira com uma porta é o modelo mais tradicional, compacto e acessível do mercado. Nela, a abertura do congelador é interna, ou seja, é preciso sempre abrir a porta principal, mesmo que seja para usar somente a parte mais fria do aparelho.

Outra questão é que geladeiras com porta única não são frost free, então não fazem o degelo sozinhas, automaticamente. Isso torna necessário o seu desligamento periódico para o derretimento e retirada do gelo acumulado.

São ideais para casais ou pessoas que moram sozinhas, porque não têm tanta capacidade de armazenamento e podem consumir mais energia quando abertas com frequência.

Duplex

Esse tipo de geladeira tem portas independentes: uma superior para o congelador e uma inferior para o refrigerador. Ela e a com porta única são as mais populares e com maior tempo de existência no mercado.

São uma boa escolha para quem precisa de mais espaço para congelamento e quer que crianças alcancem o refrigerador com mais facilidade.

Inverse

A geladeira inverse é igual à geladeira duplex, mas ao contrário. Nesse modelo, as posições são invertidas, com o freezer embaixo e o refrigerador em cima.

Tem estilo mais atual do que as anteriores e também costuma ser a escolha perfeita para famílias que usam mais o refrigerador, porque os alimentos não congelados ficam em uma altura acessível, fácil de serem pegos por adultos.

Side by side

A geladeira side by side tem duas portas iguais, uma ao lado da outra. Uma delas dá acesso ao freezer e a outra ao refrigerador.

Esse modelo atualizado e superdesejado por muitas pessoas é ótimo para famílias que congelam uma boa quantidade de alimentos, não têm muito espaço para a abertura de grandes portas e prezam pela praticidade na hora de alcançar o que precisam.

Inverse side by side

O nome já deixa claro: a geladeira inverse side by side é a mistura de dois modelos. Ela é invertida, ou seja, tem o freezer embaixo, e tem duas portas iguais no refrigerador.

É moderna, garante um estilo atual à cozinha e é a aposta de famílias que não abrem mão da estética e da funcionalidade.

Cozinha espaçoza com geladeira

Tecnologia além do modelo de geladeira

Degelo manual:

Função que exige que o gelo do freezer seja derretido manualmente, de tempos em tempos. Caso a camada congelada não seja retirada com certa frequência, os mantimentos e o compartimento vão ficando cobertos de gelo, o que dificulta a visualização e movimentação do que está armazenado.

Descongelar o freezer é uma tarefa que gasta tempo, mas garante economia na hora da compra, porque modelos com degelo manual são mais acessíveis no mercado.

Frost free:

É sinônimo de praticidade! Com essa função, camadas de gelo nunca são formadas, então não é necessário realizar todo o processo de limpeza e descongelamento do freezer.

Cycle defrost:

É o meio-termo entre a geladeira com degelo manual e a frost free. Nesse modelo, o gelo não se forma com tanta frequência, mas não é completamente inexistente. Assim, o descongelamento manual vai precisar ser realizado uma hora ou outra ao longo do ano, conforme a periodicidade indicada pelo fabricante.

Inverter:

Sistema que controla com mais precisão o nível de refrigeração, seguindo a temperatura selecionada. O motor das geladeiras com a tecnologia inverter, ao contrário dos modelos convencionais, não se desligam completamente em momento algum. Assim, evitam picos de consumo de energia e geram mais economia na conta de luz. Estima-se que a economia alcance até 40{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} em relação aos tipos tradicionais.


Em resumo, definir o tipo de geladeira que você vai investir para ter em casa tem total relação com o tamanho disponível no ambiente, a rotina de cozinha e com a quantidade e até a idade dos moradores.

E se você, além de estar considerando trocar de geladeira, tem planos de garantir um novo imóvel, a Imóveis Crédito Real, é a escolha mais fácil e certeira. Fale com a gente e encontre o melhor endereço para você.

Além de entender como escolher geladeira, descubra:

Tipos de churrasqueira que você pode ter em casa

Modelos de fogão para a sua cozinha

Como escolher ar-condicionado para cada ambiente

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!