Blog Imóveis Crédito Real

Modelos de fogão para a sua cozinha

O fogão é um dos principais itens de qualquer cozinha, tendo um papel central no preparo das refeições. Apesar disso, muita gente nem percebe a diversidade dos modelos de fogão disponíveis no mercado, com suas vantagens e desvantagens.

Isso porque, com os avanços tecnológicos e as variadas necessidades do público, o mercado acompanhou e desenvolveu soluções para todos os estilos e espaços. De ambientes rústicos a modernos, de cozinhas amplas a compactas, por exemplo.

Continue a leitura e conheça os principais modelos de fogão que você pode ter em casa.

Modelos de fogão por tipo de funcionamento

Fogão a Gás

Fogão a gás

Um clássico, é a escolha mais popular das cozinhas. Como o nome já diz, ele utiliza gás como fonte de energia para aquecer as bocas e o forno (se houver).

Esse gás pode vir de um botijão ou pelo encanamento próprio do prédio, popularmente conhecido como “gás central”, algo cada vez mais comum nos condomínios.

Os modelos tradicionais, com 4 a 6 bocas, costumam ser mais baratos que outros tipos. E além do fácil funcionamento e instalação, outra vantagem é que nele você pode usar qualquer tipo de panela.

Fogão elétrico

Fogão elétrico

Um pouco mais moderno, o fogão elétrico usa resistências elétricas para o aquecimento, em uma superfície uniforme e de fácil limpeza.

É ideal para quem não tem infraestrutura de gás no prédio ou não deseja um botijão na cozinha, além de ter um controle de temperatura mais preciso. Em contrapartida, não possui forno, que deve ser instalado separadamente.

Outra vantagem é a sua segurança, já que não existe a possibilidade de vazamentos de gás. No entanto, para o correto funcionamento as panelas devem ser de ferro ou aço e com fundo plano.

Fogão por indução

Fogão por indução

Entre os diferentes modelos de fogão, esse é o mais moderno. Ele utiliza um campo eletromagnético para aquecer as panelas, que devem ser próprias para isso.

Sua principal vantagem é a segurança, já que a superfície só funciona com a panela em cima. Por outro lado, além de ser mais caro e consumir mais energia, também exige uma instalação diferenciada, com ligação elétrica mais potente.

Fogão a lenha

Fogão a lenha

Por último, apesar de pouco prático nos dias atuais, o fogão a lenha é uma opção mais antiga e rústica que dá um sabor único aos alimentos.

Costuma ser mais utilizado em ambientes rurais, com boa disponibilidade de lenha, além da necessidade de espaço. E muitas vezes convive com outros fogões tradicionais, ficando reservado apenas para ocasiões especiais.

4 modelos de fogão, de acordo com o espaço

Fogão de piso

É o modelo completo e tradicional da maior parte das casas brasileiras. Geralmente a gás, possui forno e bocas, que podem ser quatro, cinco ou seis, além de ser fácil de instalar.

Fogão de embutir

Ideal para cozinhas planejadas, é semelhante ao fogão de piso, mas feito para ser encaixado perfeitamente em um móvel na bancada. Contando com os mesmos recursos, mas sem os pés, dá um visual mais clean e integrado.

Cooktop

Queridinho por sua versatilidade, beleza e tamanho compacto, pode ser a gás, elétrico ou por indução. É um fogão sem forno, que também deve ser embutido em uma bancada, mas com a vantagem de ocupar menos espaço.

Fogão de mesa

Modelo simples, basicamente é só a parte de cima de um fogão tradicional, a gás, podendo ser colocado sobre uma bancada ou mesa. Tem a vantagem de ser prático, e inclusive pode ser carregado em viagens, por exemplo.

Quantidade de bocas

Por fim, também é preciso considerar a quantidade de bocas em um fogão. Há no mercado opções de 2, 4, 5 e 6 bocas, para diversos tipos de uso e tamanhos de família.

Fogões com mais bocas permitem cozinhar mais comidas ao mesmo tempo, assim são boas opções para famílias grandes ou quem recebe visitas com frequência, por exemplo. No entanto, exigem uma cozinha com mais espaço.

Já fogões de 2 bocas, geralmente cooktops, são boas opções para quem mora sozinho, cozinha pouco ou possui um espaço muito reduzido.

Enquanto fogões de 4 bocas, no meio do caminho, oferecem o equilíbrio entre espaço, quantidade de preparos simultâneos, diversidade de modelos e custo-benefício, sendo o preferido dos brasileiros.


Em resumo, escolher um modelo de fogão pra sua cozinha exige planejamento. É preciso avaliar os prós e contras antes de fazer a escolha, optando por um fogão que atenda às suas necessidades com eficiência.

Assim, dá pra garantir almoços e jantares deliciosos, como você e sua família merecem.

E se, além do fogão, você também estiver em busca de um novo lar para preparar suas receitas, é só passar na Imóveis Crédito Real.

> Confira também os tipos de churrasqueira que você pode ter em casa.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!