Blog Imóveis Crédito Real

Tipos de churrasqueira que você pode ter em casa

A gente nem percebe, mas a preparação pro churrasco começa muito antes de passar no açougue. Isso porque existem diversos tipos de churrasqueira no mercado, tanto fixas como portáteis.

Escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades, e o seu gosto, faz toda a diferença. Além de afetar o sabor do churrasco, elas possuem características próprias que as tornam mais adequadas de acordo com o espaço disponível.

Então continue a leitura e conheça os principais tipos de churrasqueira que você pode ter no seu lar. Depois é só escolher a sua e organizar tudo pra fazer aquele churrasco de respeito.

carne na churrasqueira

Principais tipos de churrasqueira

Antes de escolher, a primeira coisa é avaliar o espaço que você tem. Enquanto algumas churrasqueiras exigem pátio ou áreas abertas, outras podem ser usadas na sacada ou até dentro de casa.

Além disso, é bom lembrar que churrasco é mais que uma refeição, é uma experiência. Assim o tipo escolhido também impacta diretamente a forma de preparo e a atenção que você deverá dar ao processo para garantir o melhor churrasco. Enquanto algumas pessoas gostam de passar horas na beira do fogo, controlando tudo, outras não abrem mão da praticidade e preferem o mais fácil possível.

churrasqueira de alvenaria

Churrasqueira de alvenaria

Em primeiro lugar, o tipo mais comum nas casas brasileiras. Construída com tijolos e cimento, pode ser de diferentes tamanhos. E podendo usar espetos ou grelha, ela é alimentada por carvão, que dá aquele gosto defumado clássico para as carnes.

Como é fixa e exige mais espaço, além da construção de uma chaminé, nas casas ela costuma ficar nas áreas externas, como o pátio ou um espaço gourmet. Já em apartamentos, quando existentes, elas normalmente fazem parte do projeto original da obra, geralmente na sacada ou perto da cozinha.

Entretanto, caso o apartamento não possua, ela pode ser construída. Mas para isso é preciso verificar se a infraestrutura do prédio suporta esse tipo de modificação.

churrasqueira portátil

Churrasqueira portátil

Os modelos portáteis também estão entre os tipos de churrasqueira preferidos. Com a vantagem de ser leve e desmontável, uma churrasqueira portátil pode ser levada para qualquer lugar, como viagens e acampamentos, por exemplo.

Além disso, depois do churrasco e da limpeza é só desmontar e guardar, ocupando menos espaço.

Churrasqueira a gás

Usando a chama do gás no lugar do carvão em brasa, esse modelo faz menos fumaça e permite o controle de temperatura, aumentando ou reduzindo o fogo. Em contrapartida, não deixa o gosto defumado na carne.

Para o seu uso é necessário ligá-la a um ponto de gás ou um botijão. E se ela for de espeto, muitos modelos ainda contam com sistema de rotação, que mantém a carne girando para assar igualmente em todos os lados.

Churrasqueira a bafo

As churrasqueiras a bafo podem usar tanto gás como carvão, embora o carvão seja mais comum. A principal diferença de outros modelos é que possuem uma tampa para abafar a fumaça.

Assim, as carnes que vão na grelha assam em meio à fumaça, o que garante um sabor defumado especial.

churrasqueira elétrica

Churrasqueira elétrica

Muitas vezes similares aos modelos a gás, esses modelos usam resistências elétricas para gerar o calor que assa a carne. Basta somente ligar na tomada para esquentar. Nos tipos que usam espeto, também é comum o sistema giratório.

Por outro lado, ainda existem churrasqueiras elétricas em tamanhos menores, com chapa ou grelha, para uso em ambientes internos. Como produzem pouca fumaça, podem ficar até na bancada da cozinha, por exemplo, em uma superfície que não sofra com o calor.

Churrasqueiras giratórias

Prático, o sistema que girar os espetos possibilita que as carnes assem igualmente em todos os lados, sem a necessidade de ficar virando por conta. Esse sistema já vem por padrão em certos tipos de churrasqueira, como alguns modelos a gás e elétricos, por exemplo.

No entanto, ele pode ser adaptado em churrasqueiras comuns de alvenaria, com a instalação de motores e suportes próprios que fazem a carne girar.

Além disso, existem ainda os espetos giratórios, individuais, em que cada espeto deve ser ligado à tomada para girar. Ideal para quem quer essa praticidade para um ou outro corte de carne, mas não no churrasco inteiro.

churrasco na grelha

Espeto x grelha

Os churrascos se dividem basicamente em dois tipos: de espeto ou de grelha. E cada churrasqueiro tem sua preferência. A maior parte dos modelos pode ser dos dois tipos, basta escolher o preferido.

O espeto é ideal para carnes maiores, com mais gordura ou com osso, que levam mais tempo e assam lentamente, como costela e frango. A dica é deixar a parte mais grossa na ponta do espeto, perto do fundo da churrasqueira, onde é mais quente e assa mais rápido.

Já a grelha é indicada para cortes mais finos, que assam mais rápido e, de preferência, sem osso, como filés, fraldinha e linguiças, por exemplo. Como a carne não é espetada, ela também conserva melhor o líquido, ficando mais suculenta.

Enquanto o tradicional churrasco gaúcho costuma ser feito no espeto, o uso da grelha, mais comum na Argentina e no Uruguai, vem ganhando cada vez mais adeptos em terras brasileiras. Não há certo nem errado, vai do gosto de cada um. E dá, inclusive, pra conciliar os dois.


Já se você está à procura de um novo endereço e é daqueles que o lar só fica completo com uma churrasqueira pra reunir os amigos, passe na Imóveis Crédito Real.

Aqui você encontra o seu imóvel do jeito que sempre quis, prontinho pro churrasco de casa nova.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!