Blog Imóveis Crédito Real

Como deixar a casa mais fresca no calor: 5 dicas refrescantes

Com as temperaturas cada vez mais altas, aprender como deixar a casa mais fresca nos dias quentes virou uma das prioridades dos brasileiros.

Nesse sentido, o ar-condicionado e o ventilador são as primeiras coisas que vêm à mente, mas que podem gerar um aumento considerável na conta de energia no fim do mês. Assim, também é necessário conhecer alternativas mais sustentáveis e econômicas.

Continue a leitura e descubra outras formas simples de refrescar o lar e deixar o calor só do lado de fora.

janela aberta

O que fazer para deixar a casa mais fresca?

Ventilação e circulação de ar

A primeira coisa, e a mais barata, é simplesmente deixar o ar circular. Ao abrir as janelas, você faz com que a brisa mais fresca entre e o ar quente saia, evitando o abafamento.

Vale destacar que não basta abrir só uma janela ou janelas muito próximas. Elas devem estar estrategicamente posicionadas, como em lados opostos da casa, para criar uma corrente de ar em que o vento possa entrar e percorrer os ambientes em direção à saída, num fluxo contínuo.

Outra dica é abrir as janelas à noite, quando o clima do lado de fora fica ainda mais fresco. Mas isso só é válido se você possui telas nas janelas, para evitar mosquitos e outros insetos.

Controle da luz durante o dia

As cortinas e persianas têm uma grande importância quando se pensa em como deixar a casa mais fresca. Isso porque, se a sua casa ou apartamento pega muito sol diretamente, o melhor nesse caso é fechá-las.

Cortinas do tipo blackout, que bloqueiam totalmente a passagem de luz, são excelentes para isso. Mas lembre-se de deixar a parte clara virada para fora, refletindo o calor de volta.

Climatização eficiente

Já se você optar pelo ar-condicionado ou o ventilador, pense em como otimizar o funcionamento.

No ar-condicionado, é necessário limpar o filtro pelo menos uma vez ao ano, para garantir a melhor passagem do ar. Assim como também limpar as pás do ventilador, principalmente para evitar problemas alérgicos.

Para o resfriamento mais rápido e a máxima eficiência, você ainda deve isolar o ambiente onde o aparelho está sendo utilizado, fechando portas e janelas. E se for usar o ar-condicionado durante a noite, uma boa ideia é programar o modo de economia de energia ou o timer para desligar durante a madrugada, quando as temperaturas naturalmente diminuem.

Tecidos leves

Tecidos leves e naturais, como algodão e linho, por exemplo, também ajudam a deixar a casa mais fresca no verão.

Se você tem sofás de materiais quentes, como veludo ou couro, uma boa opção é cobrir com uma manta de tecido mais leve, que favoreça a transpiração.

Além disso, também substitua os tapetes grossos e peludos por outros mais finos e arejados.

Plantas variadas

Por fim, mais do que embelezar os espaços, as plantas também ajudam a refrescar os ambientes, mantendo a umidade do lugar.

Assim você deve ter várias plantas pela casa. Mas cuidado com a quantidade de sol que elas podem pegar, escolhendo a espécie de acordo com o local.

Saúde e bem-estar

Agora que você já sabe como deixar a casa mais fresca, é só aplicar essas dicas e sentir a diferença. Com alguns ajustes simples, seu lar estará pronto para encarar o calor sem comprometer a saúde e o bem-estar da sua família.

E se você quer mais conteúdos legais para cuidar da casa o ano inteiro, confira aqui no blog e no Pinterest da Imóveis Crédito Real.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!