Blog Imóveis Crédito Real

O que avaliar na hora de investir em imóveis?

Você quer investir em imóveis, mas não sabe muito bem por onde começar? Entrar no mercado imobiliário exige organização e conhecimento para fazer boas escolhas de acordo com os seus projetos.

Afinal, comprar imóveis envolve uma série de decisões estratégicas. Todas para garantir que o lugar escolhido ofereça uma boa rentabilidade, tanto no aluguel quanto em uma venda futura.

Por isso, hoje você vai conferir os principais pontos que precisam ser avaliados na hora de investir em imóveis. Continue a leitura e veja como fazer a melhor escolha.

Verifique a localização

Sem dúvida, imóveis bem localizados são mais valorizados. Por um lado, isso pode significar um valor maior para comprar. Por outro, eles também valem mais na hora de vender ou alugar.

Imóveis em bairros nobres ou em regiões com boa infraestrutura de serviços e mobilidade possuem um valor de mercado mais alto. O que passa, por exemplo, por facilidades de acesso e proximidade com comércio, escolas e faculdades, supermercados, hospitais, shoppings etc.

Além disso, regiões em expansão também são ótimas oportunidades para investimentos, já que isso pode promover uma grande valorização do seu imóvel a médio e longo prazo.

centro da cidade

Ligado à localização, há o fato de que um imóvel em uma região considerada segura, tranquila e com baixa criminalidade também é mais valorizado. Nessa hora vale conferir notícias e conversar com os vizinhos para entender como é o movimento do bairro.

Observe a posição solar

Ao visitar um imóvel, veja como ele está localizado em relação à posição do sol. Uma boa iluminação natural pode manter a pintura mais conservada e livre de umidade, além de garantir que o ambiente não fique sempre frio.

Um imóvel virado para o Norte recebe mais luz e calor do sol durante o ano inteiro. Justamente por isso é a posição preferida de muitos, principalmente em lugares de temperaturas mais amenas.

Por outro lado, um imóvel virado para o Sul recebe menos sol, o que pode espantar alguns pretendentes. No entanto, apesar de menos iluminado, pode ser uma boa pedida em cidades muito quentes.

Já os imóveis com face Leste ou Oeste são intermediários. Enquanto os virados para o Leste recebem o sol da manhã, mais ameno, os que estão para o Oeste recebem o sol da tarde, mais forte.

sol na sala

Uma dica para saber a posição solar é, ao visitar a casa ou apartamento, abrir a bússola do seu smartphone para conferir.

E outra possibilidade são os imóveis de esquina, que são mais arejados e conseguem aproveitar duas posições solares ao mesmo tempo.

Cuide o estado de conservação

Se você não quer ter muitos gastos com reformas, o estado de conservação do imóvel é um aspecto muito importante. Nesse sentido, avalie como estão as paredes, telhados, forros e aberturas, assim você já consegue ter uma ideia se vale investir ou não na propriedade.

O ideal é sempre buscar um imóvel nas melhores condições possíveis, que já possa ser rentabilizado imediatamente, através do aluguel ou uma nova venda. Entretanto, comprar para reformar e revender também pode ser uma ótima oportunidade de negócio, de acordo com cada caso e com o valor pago.

Confira também o condomínio

No caso de um apartamento ou um condomínio horizontal, esse ponto também merece atenção. Isso porque é necessário ver o que o lugar oferece de atrativos para os moradores, principalmente em lazer e segurança, como piscina, salão de festas, churrasqueiras, pracinha, elevador, academia, garagem fechada ou coberta, portaria 24h, câmeras etc.

E ainda, como o futuro morador também deverá pagar a taxa de condomínio, esse valor não pode ser exagerado, já que impacta no custo total. Assim, valores muito altos, quando a estrutura não é correspondente, podem espantar interessados.

piscina em condomínio

Analise a forma de pagamento e o momento do mercado

Por fim, investir em imóveis envolve analisar como está o mercado no momento, se em expansão ou retração, e também como você pagará por esse investimento.

Se você tem o dinheiro, o melhor é sempre pagar à vista, evitando juros. No caso de financiamento, o ideal é dar uma boa entrada, também para reduzir o impacto dos juros no valor final.

E se você pretende colocar o imóvel para aluguel, é bom ter em mente o tempo para obter o retorno sobre o investimento. Nesse quesito, considere o valor investido, o valor estimado do aluguel e outros custos como documentação, taxas administrativas e depreciação, por exemplo. Para tudo isso um bom corretor de imóveis pode ajudar você.

E com a reforma tributária, como fica?

Quem deseja investir em imóveis também deve ficar atento às mudanças na legislação, que acontecerão em breve.

No entanto, ainda não se sabe bem ao certo como a reforma tributária influenciará o mercado imobiliário. Mas vale dizer que o setor está otimista com a simplificação e a desoneração, o que pode estimular alguns negócios.

O texto-base já foi aprovado e indica uma cobrança de impostos mais racional e equilibrada, além de uma alíquota diferenciada em algumas atividades do setor.

Invista em imóveis com a Crédito Real

Investir em imóveis para vender ou alugar é uma excelente forma de aumentar seu patrimônio, ter uma nova fonte de renda e garantir segurança financeira para o seu futuro. Assim, escolher uma imobiliária de confiança é parte fundamental no processo.

Pensando nisso, aqui na Crédito Real oferecemos diversas soluções a quem quer investir, tanto para venda quanto para aluguel, em imóveis residenciais ou comerciais.

São serviços de reforma e regularização de imóveis, administração de bens com suporte jurídico e atendimento personalizado, gestão de encargos e anúncios nos maiores portais imobiliários do Brasil.

Além do Crédito Real Select, com aluguel corporativo de alto valor, e consultorias diferenciadas para investidores, como built to suit, built for rental e Sale & Leaseback.

Quer encontrar um endereço que combine com os seus objetivos de investimento, com todo o cuidado que o seu patrimônio precisa? Confira no site.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!