Blog Imóveis Crédito Real
mofo-credito-real

Como tirar mofo da parede e evitar a umidade em casa

Seja morando em casa ou em apartamento, tirar mofo da parede pode ser um desafio durante períodos úmidos e chuvosos, como o nosso inverno.

Na maioria das vezes, o mofo surge nos ambientes de muita umidade e pouca ventilação, como o banheiro, por exemplo. E em consequência disso, além de trazer um cheiro forte e bastante desagradável, ele pode gerar problemas respiratórios e danificar azulejos, móveis e paredes.

No entanto, para resolver essa situação, felizmente dá pra contar com truques simples usando produtos que você tem em casa, como vinagre, detergente, giz e sal grosso. Além de alternativas profissionais para quando a situação está grave, como os impermeabilizantes.

Truques caseiros pra tirar mofo da parede e reduzir a umidade

Vinagre

O vinagre, por ter propriedades ácidas que combatem os fungos, é ideal pra acabar com o cheiro forte de mofo nos móveis.

Pra limpar objetos como maleiro, sapateiro ou roupeiro, em primeiro lugar retire tudo que tem dentro. No espaço, coloque uma bacia com vinagre branco puro.

No dia seguinte, passe um pano umedecido com água limpa em todo o móvel. É nesse momento que você vai perceber que o cheiro finalmente desapareceu.

Já para retirar as manchas de uma parede mofada, umedeça um pano limpo com uma boa quantidade de vinagre branco e passe nas manchas, deixando agir por 2 horas. Depois, limpe com água e sabão. A parede voltará à cor original.

Detergente, água e água sanitária

Como outra alternativa, as manchas também podem ser eliminadas passando, primeiro, um pano com detergente e água.

Depois de esfregar o local com a mistura, dilua 1 copo de água sanitária em 5 litros de água e passe com outro pano na parede. Assim você extermina os fungos que estão insistindo em morar na sua casa.

Giz

O giz processado, aquele utilizado nos quadros negros das escolas, pode ser eficaz pra reter ou absorver a umidade por curtos períodos, devido ao sulfato de cálcio.

Um truque é comprar uma caixa de giz e fazer várias embalagens embrulhadas em TNT pra espalhar pelos cantos da casa e dentro dos móveis. Dessa forma não é preciso deixá-los soltos no chão, nas gavetas ou nos armários.

Sal grosso (com e sem amaciante)

Na falta do giz, um jeito de substituir é com o sal grosso, usando o mesmo processo. Separe em vários embrulhos de TNT e espalhe pela casa e dentro dos móveis para evitar o mofo.

Uma alternativa é misturar também um pouco de amaciante de roupas com o sal grosso e colocar em um potinho com furos na tampa. É ótimo para absorver a umidade dentro do guarda-roupa.

Solução para os casos mais graves

Se o problema do mofo na parede persistir e a umidade continuar agressiva mesmo com a utilização de todos esses truques, pode se tratar de um caso mais grave.

A umidade transferida de outro cômodo ou subindo do solo é algo que pode acontecer com mais frequência em casas ou em apartamentos localizados no térreo.

Isso acontece pela falta ou ineficiência da aplicação de impermeabilizantes durante a construção do imóvel. Nesse caso, pode ser necessário realizar reformas, utilizando soluções pra construção, como impermeabilizantes que bloqueiam a umidade dentro da parede ou do solo e evitam danos a móveis, revestimentos e pisos.


Infelizmente, o mofo e a umidade são muito comuns no nosso inverno. Mas, antes de deixar que isso atrapalhe a sua casa e o seu dia a dia, o melhor é aprender a lidar com eles.

Tirar mofo da parede pode até ser um pouco chato, mas com essas dicas fica muito mais fácil resolver e curtir o seu lar bem perfumado e limpinho.

Quer conferir outros conteúdos e dicas para a sua casa? Continue de olho aqui no blog.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!