Blog Imóveis Crédito Real

Brinquedos para condomínio: como escolher e valorizar a pracinha

Durante a busca por um novo endereço, residenciais que oferecem segurança para os pais e entretenimento para os filhos sempre garantem pontos extras na lista dos futuros moradores, além de elogios das pessoas que já residem. Afinal, contar com um playground a poucos passos de distância é uma das formas dos adultos recarregarem as energias enquanto as crianças aproveitam o gás que têm de sobra! E é exatamente por isso que investir em brinquedos para condomínio deve ser uma prioridade para os locais que possuem espaço, famílias e vontade de oferecer o melhor aos condôminos.

É nessa área de uso comum que as crianças potencializam o seu desenvolvimento, porque aprendem brincadeiras, fazem amizades, fortalecem a musculatura e criam desafios divertidos. Tudo isso sem falar das memórias! A gente aposta que você tem alguma recordação dos seus dias de pracinha lá na infância. Vai dizer!?

Então continue lendo e confira como escolher brinquedos que vão estimular o corpo e a mente da criançada e valorizar a estrutura comum do condomínio.

O que cuidar na hora de escolher brinquedos para condomínio?

Para evitar confusões e acidentes, o primeiro passo é pesquisar a média de crianças presentes e o espaço disponível no condomínio. Assim, é possível prever a quantidade e os modelos dos brinquedos que vão compor a pracinha infantil.

Com esse levantamento realizado, é hora de analisar as regras de uso e a qualidade de cada brinquedo desejado, levando em conta o material e faixa etária para a utilização. Para isso, é necessário consultar com atenção as normas e fornecedores e tirar dúvidas sobre cada item. Afinal, os brinquedos dos fornecedores contratados devem cumprir os requisitos da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, como:

> Estabelecer e deixar claras e visíveis as regras de uso;
> Ter um cuidado extra no acabamento;
> Oferecer ao contratante um programa de manutenção preventiva programada previamente;
> Realizar o cálculo da distância entre os brinquedos;
> Exigir sempre a presença de um responsável para supervisionar as crianças;
> Ter atenção à instalação de um piso adequado no playground.

Em relação aos materiais, os principais são o plástico, a madeira e o ferro. Em resumo, os brinquedos de plástico são indicados para crianças de até 2 anos, os de madeira são recomendados para crianças com cerca de 7 anos e os de ferro são ideais para crianças acima dos 10 anos.

Lembre-se: tudo deve ser levado à assembleia e debatido. Posteriormente, as regras de utilização do playground precisam ser inseridas no regimento interno do condomínio.

Com que brinquedos montar o playground?

Com as principais normas conhecidas, é o momento de fazer a seleção final de brinquedos, priorizando modelos e materiais diferentes para cada faixa etária.

Casinha, balanço, escorregador, gangorra e banquinhos, por exemplo, são opções que não podem faltar no condomínio, porque animam os pequenos e fazem sucesso em todo lugar.

1- Casinhas
2- Balanços
3- Escorregadores
4- Gangorras
5- Banquinhos

Dica extra: com a definição feita e a pracinha em andamento, placas indicativas de idade, altura, peso ideal e normas de utilização dos brinquedos podem ser instaladas. Isso faz toda a diferença!


Incluir uma pracinha infantil no condomínio vai muito além de comprar brinquedos e posicionar em uma área em desuso. Primeiramente é necessário avaliar o público, o espaço, as normas legais, os materiais e a opinião dos moradores.

Você gosta de aprender mais com conteúdos como este? Então continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais. E qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui ou envie uma mensagem para a gente.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!