Blog Imóveis Crédito Real

Confira as tendências do mercado de aluguel para 2023

A cada ano que passa as tendências do mercado de aluguel se atualizam de acordo com as necessidades das pessoas, e neste ano não foi diferente, com tantos eventos significativos que ocorreram desde janeiro.

Com uma rotina corrida, às vezes fica um pouco difícil encontrar tempo ou disposição para entender o que muda de um ano para o outro quando a questão é moradia e aluguel.

Por isso, para nos ajudar nessa missão, perguntamos à Keli Queiroz, Diretora de Locações da Crédito Real, sobre as principais tendências do mercado de aluguel para 2023. Confira abaixo o que ela nos falou!

Como está o mercado de locações atual?

Atualmente, o mercado de locações está sendo reaquecido por oportunidades que não ficam limitadas ao modelo convencional de aluguel. 

É possível encontrar ótimas oportunidades para quem faz home office, além de novas garantias de locação, modalidades de contratos, entre muitas outras novidades!

A criatividade está no ar em 2022. E assim o aluguel se torna uma vantagem para quem precisa de um espaço com as adaptações necessárias para atender esse novo momento

Esse movimento acontece com famílias e negócios que buscam alternativas de redução de custos ou adequação à realidade do trabalho.

Após a pandemia, novas oportunidades de deixar ciclos para trás foram surgindo. Por um lado, isso colaborou para que as empresas pudessem melhorar e modernizar seus processos em busca de suprir ainda mais as necessidades de seus clientes.

Agora, os focos principais se tornaram utilizar os formatos digitais, que proporcionam eficácia e agilidade, para melhor pensar nas preferências dos consumidores com base de dados, permitindo assim a expansão dos negócios. 

Por fim, toda essa modernização torna mais assertiva as escolhas de imóveis para compra ou aluguel.

Quais as tendências do mercado de aluguel em 2023?

tendências do mercado de aluguel
Fonte: Reprodução/Internet

Seguindo nessa linha, podemos dizer que o trabalho home office veio para ficar e, com isso, cada vez mais as pessoas aproximam seu lar do ambiente corporativo, mas nem sempre com os recursos apropriados para o bom desempenho de suas atividades comerciais. 

A partir desse sentimento, várias construtoras começaram a disponibilizar em seus empreendimentos espaços com uso compartilhado (coworking). Essa estratégia visa criar um ecossistema onde o usuário não perca tempo com o deslocamento e consiga morar e trabalhar no mesmo local. 

Podemos dizer que essa é uma forte tendência, pois assim é possível aliar qualidade de vida, moradia e trabalho a redução de custos. 

As pessoas almejam saúde física e mental, aceitam morar um pouco mais distante desde de que isso esteja ligado a conviver com a natureza, e querem um equilíbrio entre moradia, trabalho e lazer. 

Dessa forma, a escolha de um imóvel deve aliar todas essas necessidades, sendo essencial para o seu bem-estar.

Aluguel por temporada é uma boa opção?

Segundo estudos, a geração Z vê a mobilidade ativa como uma forma de explorar a cidade. É uma opção de moradia com característica de períodos mais curtos, buscando a experiência e não “criar raízes” naquele local, que é considerado de passagem.

O aluguel por temporada pode ter uma rentabilidade até três vezes maior que o aluguel convencional. Uma característica da locação por temporada é o controle de vacância mensal, ajustando o preço cobrado por diária. 

Uma boa ideia para turbinar seu faturamento é trabalhar com descontos de última hora!

Moradia compartilhada é tendência para 2023?

uma casa de papel pequena em primeiro plano, ao fundo uma mansão.
Fonte: Reprodução/Internet

Assim como a tecnologia tem transformado a vida das pessoas, o coliving (ou compartilhamento de residência) tem mudado a maneira como as pessoas escolhem seus lugares de habitação, tanto pelo imóvel quanto pela localização. 

Esse modelo já é bem conhecido nos Estados Unidos e na Europa, mas no Brasil ainda está se consolidando. Podemos dizer que é uma forma de viver mais acessível e descomplicada, e jovens de todo o mundo buscam essa experiência

Mas por que isso acontece?

São pessoas que estão saindo da casa dos pais e querem desfrutar da convivência com outras culturas e conhecer gente nova, além de terem um local que ofereça estrutura completa para que possam focar no que realmente precisam. 

E não só os jovens estão de olho nessas tendências do mercado de aluguel! A proposta de divisão de espaços tem atraído a atenção de pessoas na faixa de 30 a 40 anos, que buscam não apenas economia de dinheiro, mas também maneiras sustentáveis de viver.

Qual a expectativa de crescimento do mercado imobiliário para 2023?

Sabemos que, em períodos de crise, o mercado imobiliário não deixa as pessoas na mão. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), de 2021 para 2022 a venda de imóveis teve um crescimento de 46.1{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0}

O perfil do comprador nesse período foi o investidor que não dependia muito de financiamento e já tinha um imóvel próprio. Esse cenário é excelente para as locações! 

Esses investidores têm o objetivo de manter uma renda mensal e a valorização do patrimônio com as locações, sendo uma alternativa extremamente válida para conseguir gerar um lucro a mais. 

Por isso, a expectativa nas tendências do mercado de aluguel para 2023 é que haja a continuidade desse forte movimento, surgindo novos empreendimentos, por exemplo.

A tecnologia permanece como tendência do mercado de aluguel para 2023?

Com certeza. Em termos de gestão e processos, as grandes administradoras estão a cada dia se preocupando mais em melhorar a experiência do cliente, com vasto investimento em tecnologia. 

Por exemplo, a Rede de franquias de locação da Crédito Real utiliza um dos melhores CRMs a nível mundial, o Salesforce, e acompanha a jornada do cliente desde o primeiro contato até a posse do imóvel. 

Com esse CRM é possível realizar diversos relatórios de gestão e colocar inteligência digital no negócio. Além disso, percebemos uma mudança em relação às novas construções, que hoje estão se reinventando para deixar a experiência das pessoas com maior praticidade e segurança. 

Alguns condomínios que administramos já possuem câmeras de monitoramento e aplicativo para acompanhamento, fechadura eletrônica, portaria virtual, acabamento acústico…

A tecnologia é um forte aliado que auxilia na integração entre sistemas e ferramentas que a imobiliária utiliza para melhor atender seus clientes.


E se você quer facilidade para anunciar ou alugar um imóvel em 2023, acesse nosso site e fale com a gente.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!