Blog Imóveis Crédito Real
Seguro residencial

Seguro Residencial: Respostas para as suas principais dúvidas

Proteger o nosso lar é uma preocupação constante, e o seguro residencial surge como uma ferramenta essencial para garantir a tranquilidade em momentos inesperados. Apesar dos seus benefícios, é comum surgirem dúvidas sobre o funcionamento e o que pode proporcionar.

Proteger a sua casa é fundamental e saber qual é o Lado Bom é importante se você está considerando contratar um seguro residencial. Está precisando de mais informações para tomar uma decisão informada? Confira também o conteúdo preparado pela nossa parceira Imobseguros

Neste blog, exploraremos algumas das principais perguntas e esclarecimentos sobre o seguro residencial.

seguro residêncial

Quais as coberturas que ele cobre?

A mensalidade é mínima em comparação com a ampla cobertura oferecida, proporcionando proteção em situações imprevistas que estão além do nosso controle. Quando você contrata um seguro residencial, está garantindo proteção financeira em casos de imprevistos.

As coberturas típicas incluem incêndios, raios, desmoronamentos, explosões de gás doméstico, danos elétricos, roubo, fenômenos naturais e impactos de veículos. 

É important lembrar que ele é personalizável e é possível incluir somente as coberturas que forem mais importantes para você.

Por que contratar um seguro residencial?

Um seguro oferece uma rede de segurança financeira em situações de emergência quando não se tem reservas para lidar com o problema imediatamente. 

A proteção oferecida possui um custo mensal considerado baixo e proporciona flexibilidade nas formas de pagamento, permitindo a escolha daquela que melhor se adapta às necessidades. Com isso, também é viável acessar a assistência 24 horas, assegurando o suporte de profissionais qualificados.

Profissionais como um chaveiro, ao quebrar a chave ou ao ficar preso para fora de casa (acontece e tudo bem); um eletricista se sentir aquele cheiro de queimado e até mesmo um encanador quando sem querer furar um cano instalando aquela prateleira linda na parede.

O que quer dizer “ franquia”?

A ‘franquia’ corresponde ao valor ou percentual definido no contrato, representando o montante mínimo do prejuízo que o segurado precisa suportar antes de acionar o seguro.

Quando considerada dedutível, o segurado assume uma parte das despesas em todos os prejuízos. Se o prejuízo for menor que o valor da franquia, o segurado arcará com todos os custos sozinho. 

Em situações de prejuízos significativos, o segurado realiza o pagamento da franquia previamente estipulada. Já a seguradora cobre os custos remanescentes.

Como calcular o valor a pagar?

É importante ter em mentre que na hora de fazer o cálculo existe vários fatores que interferem e podem alterar o resultado, como as características do imóvel e as coberturas escolhidas. Geralmente, leva-se em conta o valor necessário para reconstruir o imóvel e o valor dos bens dentro dele.

Compreender como esses elementos influenciam no custo do seguro é crucial para obter uma apólice que atenda às suas necessidades.

seguro residêncial

Como acionar o seguro em caso de sinistro?

Entender como acionar o seu seguro em caso de necessidade é essencial. Geralmente, o processo envolve a comunicação imediata à seguradora, a apresentação de documentos e a realização de vistorias. Conhecer os procedimentos facilita a resolução do sinistro de forma rápida e eficiente.

O seguro residencial é obrigatório?

Sim! O seguro residencial é essencial e obrigatório por lei. Segundo a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245), a inclusão do seguro incêndio é compulsória nos contratos de locação, abrangendo tanto imóveis residenciais quanto comerciais.

Proteger a sua casa vai além de garantir a segurança física, é também assegurar a estabilidade financeira diante de imprevistos. 


Está interessado em garantir a proteção da sua casa? Para obter uma estimativa precisa é recomendável consultar um profissional, como um engenheiro ou arquiteto, para avaliar o valor do imóvel. Invista um tempo para compreender o serviço e escolha a melhor opção para o seu lar.

Você também pode solicitar uma cotação diretamente no site da Imobseguros, que é parceira CR!

Além do atendimento online, também é possível conversar diretamente com um de seus consultores para entender melhor quanto custaria o seguro para sua residência, através do telefone 48 9961-1169.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!