Blog Imóveis Crédito Real

Investimento em imóveis: por que vale a pena

Encontrar a melhor opção para investir o dinheiro economizado ao longo dos anos é um tema que gera muitas dúvidas. E nesse sentido, uma das opções preferidas por boa parte dos brasileiros é o investimento em imóveis.

Seguro e fácil de entender, o aluguel é uma excelente fonte de receita para os proprietários. O que pode ser tanto um complemento de renda como até mesmo a renda principal, dependendo do valor e da quantidade de imóveis.

Descubra a seguir alguns benefícios desse investimento, principalmente quando comparados com outros investimentos populares, como a tradicional poupança, as ações e os fundos imobiliários.

imóveis para investimento

5 vantagens de investir em imóveis

1. Facilidade de compreensão

Em primeiro lugar, um imóvel é algo simples de entender quanto à natureza do negócio. Como são propriedades físicas, palpáveis, na maioria das vezes na mesma cidade de quem compra, é fácil analisar o investimento.

O proprietário pode ver de perto, examinar o imóvel pessoalmente, conhecer a vizinhança e até negociar diretamente com o vendedor. Depois de comprado, é só anunciar em uma imobiliária, que administrará a locação, e encontrar um inquilino. Daí então, após o recebimento do aluguel e pagamento das taxas devidas (como impostos e administração), o restante é lucro. Todo mês na conta.

2. Segurança

É justamente essa facilidade de negócio que faz com que o investimento em imóveis seja a opção preferida de tantas pessoas. Afinal, só nos sentimos realmente seguros se entendemos bem de algo.

Por outro lado, investimentos em bancos e corretoras de valores envolvem um nível maior de compreensão de suas estruturas de negócio, o que gera uma certa insegurança.

Apesar de ser menos complexa, até a poupança está sujeita a regras e fórmulas que impactam diretamente o rendimento. Já aplicações em renda fixa, fundos imobiliários e ações exigem estudos aprofundados das empresas e do mercado imobiliário para avaliar se uma compra vale a pena ou não.

Resumindo, por serem negócios mais simples, os imóveis oferecem uma sensação de segurança que outros investimentos não conseguem oferecer, principalmente em tempos de crise.

3. Controle

Nesse sentido, a segurança também se relaciona a outro ponto positivo de quem investe em imóveis, que é o controle.

Ao contrário dos negócios na bolsa de valores, por exemplo, onde se é dono apenas de uma fração da empresa, em um imóvel você possui 100% da propriedade.

Isso garante o controle total sobre o que será feito. Seja na escolha do imóvel, durante o aluguel ou até em uma venda futura.

Antes, você pode avaliar por conta própria os imóveis e buscar as características que considera mais importantes. Durante o aluguel, você escolhe desde a administradora, que pode ser a Imóveis Crédito Real, por exemplo, até a destinação que dará ao valor recebido. E depois, se um dia resolver vender, tem autonomia para definir as condições do negócio.

Já nas outras aplicações, você quase sempre estará sujeito ao conselho e aos acionistas majoritários das empresas, que tomam as decisões em nome dos demais acionistas.

4. Rentabilidade

Outro ponto fundamental, que é o que todo investidor busca, é a rentabilidade do negócio. Comparando com a poupança, a queridinha dos brasileiros, o investimento em imóveis tem larga vantagem.

Isso acontece porque, apesar do rendimento da poupança ser isento de Imposto de Renda, ela possui um dos piores retornos, em muitos períodos perdendo inclusive para a inflação.

Já os rendimentos de aluguéis, apesar de sofrerem tributação do IR, costumam oferecer um retorno maior. Sem falar nos reajustes anuais e na valorização do próprio patrimônio.

Por outro lado, investimentos como títulos do Tesouro Direto, renda fixa, ações e fundos imobiliários podem oferecer retornos maiores ou menores, dependendo da escolha e de diversas variáveis.

Entretanto, estão sujeitos às mudanças do mercado. E algumas opções podem oferecer um grau de risco considerável para quem busca uma rentabilidade muito alta.

Assim, o investimento em imóveis, pensando principalmente no aluguel, oferece a melhor combinação de rentabilidade e segurança a quem deseja usar seu patrimônio como gerador de receita.

5. Valorização

Por fim, os preços de ações e fundos imobiliários variam de acordo com o momento do mercado. O que pode tanto aumentar quanto reduzir o seu patrimônio em questão de dias, principalmente durante crises.

Por outro lado, imóveis historicamente têm valorização ao longo do tempo. Isso acontece tanto no valor do aluguel, que é reajustado anualmente, quanto na própria casa ou apartamento em si, que geralmente valerá mais em uma venda futura.

Além disso, se o imóvel for comprado na planta, a valorização é maior ainda, já que nessas condições ele é adquirido por um preço consideravelmente menor.

Invista em imóveis com a Imóveis Crédito Real

Investir em imóveis para aluguel exige cuidado e atenção. A primeira coisa é ter uma boa orientação profissional para fazer a escolha do melhor imóvel a adquirir. Isso porque muito de investir bem é comprar bem

Depois, para alugar, faz toda a diferença colocar ele na vitrine de uma grande imobiliária, onde possa ser encontrado por milhares de candidatos a locatários.

Por último, na administração do aluguel, ainda é preciso contar com um serviço eficiente e que garanta transparência e pagamento sem atraso durante a locação.

E pra ter tudo isso em um só lugar, é só escolher a Imóveis Crédito Real. Com a orientação e o apoio dos profissionais qualificados das nossas franquias, você compra, anuncia e aluga contando com uma das maiores redes imobiliárias do Brasil ao seu lado.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!