Blog Imóveis Crédito Real

Como sair da casa dos pais: primeiros passos

Sair da casa dos pais é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Justamente por isso, essa mudança deve ser feita com organização e planejamento para, se possível, evitar os perrengues do começo da vida adulta.

A alteração repentina na rotina traz novos desafios, com coisas que antes ficavam a cargo dos seus pais. Então morar sozinho, ou dividindo com um amigo, é também assumir as mais variadas responsabilidades que envolvem o dia a dia de um lar.

Continue a leitura e veja algumas dicas que irão ajudar no início dessa nova fase.

jovem de mudança

1)     Economias

Em primeiro lugar, fique de olho no orçamento. Um bom começo é anotar detalhadamente os gastos. Assim, com tudo no papel, você consegue identificar o tamanho das suas despesas e fazer o seu planejamento financeiro.

Nesse sentido, moradia, alimentação, transporte e lazer costumam ocupar a maior parte da renda. Mas você também deve pensar em outros gastos, como o apartamento que precisa ser mobiliado e até uma reserva de emergência para imprevistos.

O que pode facilitar nesse planejamento é usar apps e planilhas de finanças.

Planilha de Controle e Divisão de Gastos

2)     Encontre o lugar ideal

Agora que você já tem noção do seu orçamento, fica mais fácil saber por onde começar na busca pelo imóvel ideal.

Além da faixa de preço que você pode pagar, a dica é prestar bastante atenção em alguns pontos, como localização, tipo de imóvel (casa ou apartamento) e quantidade de cômodos. Se você tem carro, confira também se o imóvel tem vaga de garagem.

Na localização, é importante considerar não apenas a qualidade da região, como também a proximidade dos lugares que você precisa frequentar. Estar perto do trabalho ou da faculdade, por exemplo, pode gerar uma boa economia mensal com transporte.

E mesmo depois de sair da casa dos pais, se eles moram na mesma cidade, estar perto também pode trazer algumas comodidades, como a possibilidade de ganhar alguns almoços durante a semana.

3)     Mercado

Sair da casa dos pais envolve também fazer mercado. E agora, em vez das “bobagens”, você precisa se preocupar com as coisas necessárias para o dia a dia da sua própria casa.

Nesse sentido, fique sabendo que produtos de higiene, limpeza e alimentos geralmente têm um custo bem pesado no orçamento. Então, fique atento aos descontos e ofertas. Pra isso, baixe os apps ou siga os supermercados da sua região nas redes sociais.

E o mais importante: tenha sempre uma lista de compras, assim você evita cair na tentação de comprar coisas desnecessárias, por puro impulso.

Liberdade com responsabilidade

Morar sozinho é muito bom, mas também é sinônimo de responsabilidade. Porém, com organização tudo pode funcionar.

É importante ter a consciência de que, ao sair da casa dos pais, cada dia é um aprendizado. Os desafios vão surgindo naturalmente ao longo do caminho, e com dedicação você pode superar todos eles.

Mas se precisar de uma ajuda mais experiente, sempre pode pegar o telefone e pedir uma mãozinha ou um conselho daqueles que estão sempre prontos pra te apoiar.

E agora que você já sabe por onde começar, é só escolher o lugar perfeito aqui na Imóveis Crédito Real.

Depois de se mudar, a gente ainda ajuda você com muitas dicas úteis para cuidar da casa aqui no blog e também no nosso Pinterest.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!