Blog Imóveis Crédito Real

Como cuidar das plantas durante uma viagem: 5 dicas essenciais

Como cuidar das plantas se vou ficar fora de casa? Esse é um dos principais questionamentos de quem vai viajar, mas tem receio de deixar suas plantas sozinhas em casa, sem a manutenção regular que elas exigem. 

Isso também acontece por aí? Pode ficar tranquilo! Existem diversas formas de manter as suas plantas saudáveis e, principalmente, vivas durante o período que você estará longe. 

No artigo de hoje, reunimos as melhores dicas para você viajar despreocupado. Confira abaixo e boa leitura!

Como funciona a independência das plantas?

Antes de partirmos para as dicas, é preciso entender como alguns tipos de plantas são seres autossuficientes e até que ponto elas precisam da nossa intervenção. Existem algumas espécies que não exigem água todos os dias, enquanto outras precisam de mais atenção.

Algumas plantas, inclusive, quase não precisam de água, ou seja, são perfeitas para os viajantes. Confira alguns exemplos:

1 – Espada-de-são-jorge

cuidar das plantas durante uma viagem
Fonte: Unsplash

Sem dúvidas, a espada-de-são-jorge é uma das mais famosas plantas que não exigem muita água. O diferencial dela é que, além de liberar mais oxigênio do que outras mais comuns, é um excelente item de decoração. 

As folhas dessa planta acumulam grande volume de água, por isso não é necessário regá-la de forma constante. Se você perceber que a terra está seca, pode molhá-la aos poucos, mas nada de exagerar! 

2 – Árvore-de-borracha

Outra planta linda que também pode ser utilizada como decoração é a árvore-de-borracha.  Ela sobrevive com facilidade em períodos de seca, então, para ficar saudável, não precisa receber água regularmente. 

Além disso, ela necessita de atenção especial apenas durante o verão brasileiro, quando exige mais umidade na terra. Durante o inverno ela é capaz de ficar até um mês sem água. 

cuidar das plantas durante uma viagem
Fonte: Unsplash

3 – Cabeça-de-frade

A cabeça-de-frade é da família dos cactos, então é uma ótima opção para quem deseja uma planta autossuficiente e que precise de pouca água para se desenvolver. Ela também não cresce muito, sendo perfeita para ambientes pequenos.

Sua aparência chama a atenção por lembrar muito um mandacaru, planta típica do nordeste brasileiro. Também é comum associá-la aos filmes de faroeste americano, porque é bastante parecida com a vegetação apresentada nas cenas.

cuidar das plantas durante uma viagem
Fonte: Unsplash

Em resumo: plantas que se dão bem com pouca água facilitam a vida de quem viaja com frequência. No entanto, se você possuir espécies que precisam de métodos especiais para ficarem vivas, lembre-se de seguir nossas dicas. 

Além disso, essas opções são ótimas plantas para quem mora em apartamento. Além de ocuparem pouco espaço, não precisam de tanta luz solar. Confira outras opções de plantas:

  • Lantana
  • Oleandro 
  • Kalanchoe

Agora, vamos para as dicas de como cuidar das plantas enquanto você estiver viajando!

1) Faça uma boa rega antes de sair de casa

cuidar das plantas durante uma viagem
Fonte: Unsplash

Fique atento, pois esta é uma das dicas mais importantes para cuidar das plantas antes de viajar, principalmente se você ficar de 1 a 2 semanas fora de casa. Para garantir que sua planta esteja totalmente abastecida, nossa dica é que você opte pela regagem com garrafa pet.

Ela consiste em você colocar o vaso da planta dentro da parte inferior de uma garrafa pet (como na imagem abaixo). Assim, a própria planta irá sugar a água para ficar úmida o bastante e viver por dias. Lembre-se de conferir se o vaso está firme dentro da garrafa, para evitar acidentes.

cuidar das plantas durante uma viagem
Fonte: Maiko Nagao

Se você optar pela regagem tradicional, certifique-se que não haverá água acumulada no potinho da planta que ficará parada, para não atrair o mosquito da dengue

Na regagem por imersão não há perigo da água ficar parada, pois a própria planta irá absorver o líquido. Lembre-se de colocar pouca água, apenas o suficiente para sua amiga ficar úmida no topo. 

Se tiver muitas plantas, tente acomodar todas no banheiro e regar ao mesmo tempo. Caso suas férias durem mais de duas semanas, envolva sua planta em um saco plástico transparente assim que terminar de regá-la. Dessa forma, você vai criar uma espécie de estufa improvisada, o que ajudará a manter a umidade alta. 

2) Proteja as plantas do sol

Quanto mais sol a planta pegar, melhor? Mito!

Mesmo que a maioria das espécies sejam acostumadas com o sol, as plantas tropicais, em sua maioria, podem facilmente murchar depois de alguns dias expostas à luz solar. Desse modo, nossa dica é que você afaste as plantas das janelas, mas sem deixá-las totalmente no escuro.

Nesse caso, o meio-termo é a melhor opção. Acomode as plantas em um lugar que receba luz solar, mas não de forma direta e forte. No entanto, se você possuir uma suculenta, não precisa tomar esse cuidado, visto que essa espécie costuma resistir a épocas de extrema seca.

3) Não utilize fertilizantes

Se você costuma utilizar fertilizante para acelerar o crescimento das plantas, mude de ideia quando for viajar. A lógica é bem simples: quanto mais lentamente a planta se desenvolver, mais energia irá acumular e menos água será necessária

Além disso, será bom para a planta crescer naturalmente e ficar um tempo longe de químicos. Elas precisam desse momento de relaxamento e descanso. 

4) Estabilize a temperatura

As mudanças bruscas de temperatura podem causar sérios danos às plantas que são cultivadas em casas. E como você não estará por perto, a melhor coisa a se fazer é protegê-las dessa falta de estabilidade.

O ideal é que você as deixe em um local sem muita corrente de ar e onde a temperatura da casa é mais invariável, independentemente do clima lá fora. 

5) Aposte em vasos autoirrigáveis

cuidar das plantas durante uma viagem
Fonte: Unsplash

Os vasos de planta autoirrigáveis são uma novidade e tanto para quem ama o cultivo caseiro. Esse mecanismo ​​garante a saúde das plantas por até 14 dias sem rega, além de possuir sistema de irrigação por capilaridade. Com esse método, a planta absorve apenas a quantidade de água que realmente precisa do reservatório, não havendo desperdícios. 


Leia também: 

Confira nosso perfil no Pinterest! Lá você vai encontrar diversos tipos de conteúdos, inclusive uma pasta destinada aos apaixonados por plantas!

Até a próxima!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!