Blog Imóveis Crédito Real

O mercado de aluguel após a pandemia

Além do grande impacto na vida das pessoas, a pandemia da Covid-19 também transformou o mercado de aluguel de imóveis.

Com a necessidade de isolamento, veio a digitalização de muitos processos, tornando o aluguel mais ágil e prático para locadores, locatários e imobiliárias. Continue a leitura e saiba mais sobre essas transformações.

As mudanças no mercado de aluguel

Antes da pandemia, as mudanças no mercado de aluguel avançavam lentamente. Porém, a necessidade de buscar novas soluções para a manutenção dos negócios acelerou a transformação.

Assim, uma das principais mudanças foi a automatização de processos, antes feitos de forma manual. Isso permitiu surgirem novas formas de locação, onde não há a necessidade de ir até a imobiliária para deixar o imóvel ou alugar.

Na Imóveis Crédito Real, por exemplo, o locador pode anunciar seu imóvel online e até descobrir um valor sugerido para o aluguel. Enquanto isso, no Aluga Fácil o futuro inquilino também pode negociar, enviar a documentação e fazer tudo online, de onde estiver.

O que o novo proprietário e o novo locatário buscam?

Com os novos processos, tanto proprietários quanto locatários receberam mais facilidade, agilidade e efetividade na locação, em mudanças que vieram para ficar. Afinal, tudo ficou mais rápido, e em um mundo cada vez mais acelerado, ninguém está disposto a retomar a velha e lenta burocracia de antes.

Nesse sentido, a desburocratização foi talvez a maior mudança percebida. Locatários, antes acostumados ao modelo tradicional, com inúmeras idas à imobiliária antes e durante o aluguel, encontraram um novo jeito de se relacionar com a outra ponta do negócio.

Entre essas novidades, por exemplo, surgiram o aluguel sem garantia e os contratos digitais, que podem ser assinados de qualquer lugar, bastando um computador ou smartphone. Tudo isso já é utilizado aqui na Imóveis Crédito Real.

Além disso, com mais tempo dentro de casa e a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido, houve também a busca por mais qualidade de vida na hora de escolher um imóvel. Assim, ambientes maiores, espaço para home office e pátio ou sacada foram algumas características que cresceram nas preferências dos locatários.

assinatura digital

Abraçando a transformação

A pandemia mudou o mundo e o mercado de aluguel para sempre. A era digital é um caminho sem volta e que não para de evoluir. Assim, é dever de cada um abraçar as transformações e aprender a usá-las a seu favor.

No entanto, de automações em processos simples até a inteligência artificial (como a nossa Cris-IA, por exemplo), é fundamental que a atuação humana continue sempre presente, para construir relações fortes e duradouras.

Veja também no Aluguel em Cena de dezembro/2023

Por fim, se você quer ver mais do assunto, confira também o Aluguel em Cena com o tema “Como está o mercado de aluguel após a pandemia?”, que tem a participação do Guilherme Amaral, Gerente de Produtos de Locações Crédito Real.


Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou mande pra gente nas redes sociais.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!