Blog Imóveis Crédito Real
Itaquera são Paulo

Itaquera: um dos bairros mais pulsantes da Zona Leste

Itaquera é hoje um dos bairros mais dinâmicos da Zona Leste de São Paulo, unindo modernidade, praticidade e diversidade a cada esquina. Não é à toa que é uma das regiões mais populosas da cidade.

A urbanização proporcionou crescimento em vários aspectos, como na infraestrutura, no comércio e no lazer. Esse processo gerou um ambiente rico em diversidade cultural na sua personalidade e que podemos ver refletidos em vários lugares, como: cultura, restaurantes, feiras, eventos e mais.

Os seus moradores contam vários benefícios e também qualidade de vida, sendo atrativos também para quem está procurando um novo lar. Confira abaixo um pouco mais sobre ele.

História do bairro

Sua história é marcada por uma trajetória que começou nos tempos pré-coloniais. Originalmente habitada por povos indígenas tupinambás, a região recebeu forte influência dos jesuítas no século XVI. Ali foi sitiado e fundado a missão “Nossa Senhora da Ajuda”.

Ao longo do tempo permaneceu essencialmente rural, com atividades agrícolas e pecuárias predominando. Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil no século XIX houve o começo do desenvolvimento da área. O que facilitou o acesso e contribuiu para seu crescimento.

Sua urbanização significativa ocorreu nas décadas de 1960 e 1970 com São Paulo expandindo em direção à zona leste. Com isso se tornou uma área residencial e comercial. 

Curiosidades

Antes da chegada dos colonizadores europeus, os  povos indígenas da nação tupinambá a nomearam “Itaquera”, palavra de origem tupi-guarani que significa “pedra dura”.

Já na atualidade recebeu destaque nacional e internacional com a construção da Arena Corinthians, também conhecida como “Itaquerão”. O estádio foi inaugurado em 2014 e escolhido para a abertura da Copa do Mundo da FIFA no Brasil. Um evento que trouxe visibilidade e investimentos significativos para o bairro.

Arena Corinthians, Itaquera - São Paulo
Arena Corinthians

Itaquera hoje

O bairro é uma mistura de diversidade cultural e praticidade rica para a população. Sua infraestrutura faz parte desse pacote ao crescer e se desenvolver com a construção de novos empreendimentos.

Ele está em constante evolução e seus moradores desfrutam de uma variedade de serviços e atividades que contribuem para a qualidade de vida em uma grande cidade.

Conheça um pouco mais sobre três aspectos da personalidade do bairro.

Lazer e esporte

É destaque como centro de eventos esportivos e culturais, com a presença da Arena Corinthians como um local importante para essas atividades. Quem está visitando e aproveitando seu tempo livre têm acesso a jogos de futebol, shows e outros eventos que hospeda. 

O Parque do Carmo também é popular para eventos de lazer, como o Sakura Matsuri, o festival das cerejeiras em flor. Ele oferece uma fuga da agitação da cidade e é um ótimo lugar para aproveitar atividades ao ar livre. 

Parque do Carmo - Sakura Matsuri, o festival das cerejeiras em flor
Parque do Carmo – Sakura Matsuri

Seus moradores também contam com ciclovias, o Complexo Esportivo José Bonifácio, centros culturais e sociais, academias, SESC Itaquera, tradicional Parque de Diversões Marisa, Centro Cultural Casa da Memória e Oficina Cultural Alfredo Volpi, além de praças e quadras esportivas.

Infraestrutura 

Com um processo de urbanização significativo nas últimas décadas, houve grande desenvolvimento para atender às demandas da população.

A região conta com a estação Corinthians – Itaquera e trem, além de diversas linhas de ônibus. É acessada por importantes vias, como a Radial Leste e a Avenida Jacu-Pêssego, que conecta a outras regiões da cidade e facilita o trânsito de veículos.

Também abriga unidades de saúde, clínicas e hospitais que atendem às necessidades de saúde da comunidade. Além de instituições educacionais, desde escolas básicas até universidades, proporcionando opções de educação para todas as idades.

Estação Corinthians - Itaquera, São Paulo
Estação Corinthians – Itaquera

Comércio local e serviços

A diversidade de oferta contribui para a sua autossuficiência, permitindo que os moradores encontrem uma ampla gama de produtos e serviços sem precisar ir para outras regiões da cidade. 

Os serviços da região oferecem feiras livres com produtos frescos, mercados, academia,  centros comerciais com uma variedade de lojas, empreendimentos locais, farmácias, padarias, restaurantes, bancos, lotéricas, lojas de conveniência e mais.


Nos últimos anos, Itaquera tem experimentado um crescimento significativo em termos de desenvolvimento imobiliário, com a construção de novos empreendimentos residenciais e comerciais.


Se você está procurando o imóvel perfeito, a Imóveis Crédito Real é a sua melhor escolha. Nossa equipe especializada está pronta para te ajudar a encontrar o seu novo lar!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!