Blog Imóveis Crédito Real
Bairro Patriarca São Paulo

Como é morar no bairro Patriarca

Localizado na Zona Leste de São Paulo, Patriarca (ou Cidade Patriarca) foi um dos poucos bairros da região a ser planejado e sua construção levou em conta vários aspectos para a qualidade de vida da população.

Para aqueles que planejam morar ali no futuro, podem levar em consideração as fáceis opções de locomoção, comércio local ativo e em crescimento, opções de lazer e esporte, além de acesso a instituições de educação e unidades de saúde. Pontos importantes hoje em dia.

Sua construção e urbanização crescente oferecem qualidade de vida para quem escolhe ali seu novo lar. Confira com a gente mais detalhes sobre essa vizinhança!

História 

O bairro foi planejado meticulosamente, apresentando ruas largas e praças, projetadas com foco na classe média. Essa atenção ao planejamento reflete padrões de qualidade e infraestrutura, contribuindo para uma experiência residencial aprimorada.

A presença da Ferrovia Central do Brasil foi um catalisador importante para seu desenvolvimento. A chegada dos trilhos facilitou o transporte de mercadorias e atraiu novos residentes em busca de oportunidades de emprego e moradia.

Durante a segunda metade do século XX também houve uma rápida expansão no território. Atraídas pela urbanização em curso, mais famílias de diferentes origens e culturas se estabeleceram em Patriarca.

Cidade Patriarca hoje

Quem passeia pela região pode ver que ainda mantém as características de sua construção, sendo hoje um dos bairros mais arborizados no distrito de Vila Matilde devido a quantidade de praças presentes.

Fora isso, os efeitos da urbanização o tornaram um dos bairros a oferecer melhor qualidade de vida na área. Com infraestrutura completa e fácil locomoção dentro da cidade, seus moradores se beneficiam diariamente com a escolha de moradia.

Mobilidade

Ponto importante para quem vive em uma grande cidade, ele está localizado entre a Avenida Radial Leste e a Avenida Prof. Edgar Santos. Sua principal avenida é a Av. Estevão de Carvalho, que liga a região a diversos bairros vizinhos. Outras vias de destaque incluem a Avenida Paraguaçu e a Rua Itaocara.

Além de fácil locomoção para automóveis, também oferece diversas opções de transportes públicos. Ele conta com uma estação de metrô, a Estação Patriarca – Vila Ré da linha vermelha e oferece fácil acesso a outras estações, como Vila Matilde, Penha e Itaquera. Também há a oferta de diversas linhas de ônibus para bairros vizinhos e para o centro.

Estação Patriarca – Vila Ré

Comércio

Academias, farmácias, supermercados, salões de beleza, sorveterias, restaurantes, clínicas veterinárias, feiras, floriculturas, bancos e diversas outras opções para praticidade diárias estão disponíveis para seus moradores. 

Nos bairros vizinhos ainda é possível encontrar  Shopping Itaquera, Shopping Penha e Shopping Aricanduva, o maior da América Latina.

Lazer

Cidade Patriarca não fica para trás quando se trata de opções de lazer e cultura. Entre as praças disponíveis para relaxar no tempo livre, tem a Praça Goiânia, que conta com um parque de esportes com diversas opções de equipamentos públicos e a Praça Dr. Pereira do Rego. Também é possível encontrar diversas pistas de caminhada e ciclovias.

A região ainda conta com bares e restaurantes noturnos, casas de show, escolas de música, centros culturais e fácil acesso ao Sesc Itaquera, ao Parque Linear Tiquatira e à Arena Corinthians. 

Saúde e educação

O bairro oferece algumas opções de instituições de ensino, como o Colégio Interativo, Colégio Luiz Martinez, a Escola de Educação Infantil Bizuquinha, a Escola Estadual Luiz Antônio Fragoso, a Escola Municipal Firmino Tibúrcio da Costa, a EMEF Visconde de Cairú e a CEI Indir Salesiana Domingos Sávio.

Também possui uma uma unidade própria de saúde pública: a UBS Patriarca – Hermenegildo Morbin Junior e ainda conta com a clínica particular Instituto Policlínico de Medicina e Fisioterapia Del Lion Nero.


Qualidade de vida, infraestrutura e praticidade são os benefícios que Cidade Patriarca oferece a seus moradores e que atrai quem está procurando um novo lugar para morar. 

Se você está procurando o imóvel perfeito no Bairro Cidade Patriarca, a Imóveis Crédito Real é a sua melhor escolha. Nossa equipe especializada está pronta para te ajudar a encontrar o local ideal!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!