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Como organizar e equilibrar as férias dos funcionários do condomínio?

É fim de ano! Época de descanso para uns, hora de trabalho para outros! É nesse período que as férias dos funcionários do condomínio podem coincidir com as dos moradores, que viajam ou aproveitam mais as áreas comuns do endereço.

Assim, muitos funcionários temporários precisam entrar em ação, e a administradora, em parceria com o síndico, deve ter tudo coordenado previamente.

Continue lendo e confira como organizar e como equilibrar as férias dos funcionários com o ritmo do condomínio.

férias dos funcionários do condomínio

Dúvidas comuns sobre as férias dos funcionários do condomínio

Quem tem direito a férias?

Todos os funcionários contratados do condomínio, regidos pela CLT, têm direito a férias. Esse benefício é adquirido a cada ano completo de serviço, independentemente do cargo ocupado.

Além disso, equipes de empresas terceirizadas também têm direito a férias, mas a programação deve ser combinada com a própria contratante.

Qual é o tempo de duração do período de descanso?

Cada colaborador tem direito a 30 dias de férias, que devem ser usufruídos em até 12 meses após a aquisição do período. Caso as férias não sejam gozadas nesse prazo, o pagamento precisa ser feito em dobro.

As férias podem ser divididas?

A legislação permite o fracionamento das férias em até três períodos, desde que um tenha no mínimo 14 dias. Já os outros não podem ser inferiores a cinco dias corridos cada. Essa flexibilidade dá aos funcionários a chance de adaptar as férias às suas necessidades individuais, combinando os próprios dias de descanso com os do restante da família, por exemplo.

Vale destacar que o empregador precisa concordar com o fracionamento das férias dos funcionários do condomínio. Então a conversa precisa ser realizada um bom tempo antes da data pretendida.

Como funciona o treinamento e a adaptação dos funcionários temporários?

O treinamento e a adaptação devem ocorrer antes do início das férias do funcionário efetivo. Assim, a rotina do condomínio pode ser melhor analisada e aprendida pelo substituto. Além disso, ele também tem mais tempo de tirar dúvidas cruciais para realizar um bom trabalho posteriormente.

A substituição pode ser feita por um funcionário indicado pela administradora ou pelo condomínio, desde que a pessoa escolhida cumpra todos os trâmites necessários para a contratação.

Existe um orçamento específico para a contratação de funcionários substitutos?

Sim. O condomínio deve estar pronto para as férias e substituição da equipe e para todas as despesas comuns no fim do ano, como 13º salário e outros encargos. Esse orçamento específico pode ser solicitado diretamente para a administradora.

Além disso, para evitar grandes despesas e a queda do ritmo do condomínio, é importante organizar previamente todos os períodos de férias.

férias dos funcionários do condomínio

Veja mais no Condomínio em Foco de novembro/2023

Por fim, se você quer saber mais sobre o assunto, assista ao Condomínio em Foco com o tema “Como organizar as férias dos funcionários do condomínio?”, que tem a participação do Kelvin Felipe Fanti Castro, Analista de Administração de Pessoal Pleno da Imóveis Crédito Real.

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