Blog Imóveis Crédito Real

Dia do Vizinho: qual é a data certa para celebrar?

Você já parou para pensar na importância dos seus vizinhos? São as pessoas que moram ao seu lado, compartilham o mesmo ambiente e podem ser uma fonte de apoio, amizade e convivência.

Mas você sabe quando é o Dia do Vizinho no Brasil?

A resposta não é tão simples quanto parece. Na verdade, existem duas datas que são consideradas como o Dia do Vizinho aqui no Brasil: 20 de agosto e 23 de dezembro.

Mas por que essa confusão? Qual é a origem dessas datas?

O Dia do Vizinho no mundo

O Dia do Vizinho existe em vários países do mundo. Na Argentina, por exemplo, o Dia do Vizinho é comemorado em 11 de junho, enquanto na Espanha é em 28 de maio. A situação é mais complicada no Brasil, pois há duas datas que disputam o título de Dia do Vizinho.

A primeira é 20 de agosto, que surgiu em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina, nascida nesse dia em 1889. Cora Coralina era conhecida por valorizar a vida simples e a relação com os seus vizinhos, que eram tema de muitas de suas poesias. Por isso, em 1980, os moradores da rua onde vivia em Goiás resolveram fazer uma festa de aniversário para ela, que preferiu que fosse uma comemoração entre vizinhos. A partir daí, a data se espalhou pelo estado e por outras regiões do Brasil.

Cora Coralina

A segunda data é 23 de dezembro, que tem uma origem mais incerta. Alguns dizem que foi uma iniciativa de uma empresa de cartões de Natal, que quis incentivar as pessoas a enviarem mensagens de felicitações aos seus vizinhos. Outros dizem que foi uma forma de celebrar a proximidade do Natal, que é uma época de confraternização e solidariedade. O fato é que essa data também ganhou popularidade em alguns lugares do Brasil.

Celebre com sua vizinhança

Vizinhança comemorando o Dia do Vizinho

Independentemente de qual data você escolha para celebrar o Dia do Vizinho, o importante é aproveitar a oportunidade para fortalecer os laços com quem mora perto de você. Afinal, os vizinhos podem ser mais do que simples conhecidos, podem ser amigos, ou até mesmo parte de sua família.

Para comemorar o Dia do Vizinho, você pode fazer coisas simples, mas que mostrem o respeito, a gentileza e o afeto. Assim, você contribui para criar um ambiente mais harmonioso, tranquilo e feliz onde mora.


Caso esteja procurando uma nova vizinhança, clique aqui e descubra outros endereços na Imóveis Crédito Real.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!