Blog Imóveis Crédito Real

Como construir um bom ambiente de trabalho na sua empresa

O ambiente de trabalho é muito mais do que o endereço onde uma pessoa dedica tempo e conhecimento. É o lugar onde objetivos profissionais são definidos, parcerias são criadas e conquistas são construídas diariamente.

Por esse motivo, ter uma empresa com um ambiente saudável, do qual os colaboradores gostem de fazer parte, é a chave para o sucesso tanto da equipe quanto da sua marca.

Então se você é dono de um negócio, continue a leitura e veja os principais benefícios de desenvolver uma cultura que valorize o bom ambiente de trabalho. Com a experiência da Imóveis Crédito Real, 13º lugar no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar no RS em 2023, na Categoria Médio Porte.

Crédito Real - 13ª Melhor Empresa para Trabalhar no RS, Categoria Médio Porte

Benefícios de um bom ambiente de trabalho

Mais atração e menor rotatividade

Em primeiro lugar, oferecer um bom ambiente de trabalho é um importante ponto de atração e retenção de talentos, que veem na empresa um bom lugar para trabalhar e se desenvolver.

Para quem já está dentro, um ambiente saudável e recompensador estimula a permanecer. O que é extremamente positivo para os dois lados, visto o custo com seleção e treinamento de novos colaboradores, que poderia ser evitado.

E na hora de abrir uma vaga, além de aumentar o número de candidatos, os melhores profissionais também tendem a buscar empresas conhecidas como um bom lugar para trabalhar.

Isso permite à empresa selecionar com mais precisão os profissionais, encontrando aqueles mais qualificados de acordo com as habilidades necessárias para a função.

Além disso, uma equipe que se mantém e fica cada vez melhor também aumenta a confiança dos clientes, ajudando a construir um bom relacionamento entre cliente e empresa, através das pessoas que formam a marca.

Produtividade em alta

Outro ponto importante é que colaboradores felizes produzem mais e melhor. E pra isso, o ambiente e as iniciativas da empresa são fundamentais.

Ao construir um ambiente de trabalho saudável, que estimula, valoriza as pessoas e as deixa seguras para expor suas ideias, a empresa aumenta a satisfação do colaborador. O que potencializa os resultados e ajuda a desenvolver a equipe e a empresa.

Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} mais produtivo, em média, além de atender melhor os clientes e reduzir desperdícios.

Absenteísmo em baixa

A taxa de absenteísmo trata das faltas e atrasos dos colaboradores, podendo trazer grandes impactos para os resultados da empresa.

No entanto, um ambiente saudável tende a ter menos faltas, atrasos e afastamentos, já que muitas vezes os problemas que levam a isso são gerados no próprio local, por atritos entre colegas, equipamentos inadequados, excesso de burocracia ou problemas com superiores, por exemplo.

Reputação melhor

Com tudo isso, um ambiente de trabalho saudável tem um impacto significativo na reputação da empresa. Isso porque ser uma marca que cuida dos colaboradores é algo visto como altamente positivo pelos clientes, e que pode render até premiações.

Na Crédito Real, por exemplo, há 4 anos contamos com a certificação Great Place to Work. E em 2023 também entramos para o ranking gaúcho, no 13º lugar entre as 50 Melhores Empresas para Trabalhar, na Categoria Médio Porte. A única imobiliária no ranking!

Como criar um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores

Para os colaboradores, o ambiente de trabalho afeta diretamente o modo como trabalham e a percepção sobre a empresa da qual fazem parte.

Por isso, se você deseja que a sua empresa seja sempre um ambiente saudável e acolhedor para toda a equipe, veja algumas dicas do que fazer.

ambiente de trabalho

Comunicação

Estabeleça canais de comunicação para que os colaboradores possam ser ouvidos e valorizados, além de ficarem sabendo o que acontece na empresa. As lideranças devem encorajar o feedback, como forma de ajustar processos e construir uma empresa melhor com a ajuda de todos.

Na Crédito Real, temos iniciativas como o Canal do Colaborador, Programa de Ideias, newsletters, reuniões online e presenciais, entre outras.

Reconhecimento

Mostre o reconhecimento da empresa com os esforços e conquistas do time. Isso vai desde elogios públicos a recompensas por metas e promoções, por exemplo.

Alguns lugares onde fazemos isso é no Kings Place, um grupo fechado no Facebook, em e-mails internos e em rankings de vendas, locações e condomínios.

Crescimento

Desenvolva um ambiente no qual seus colaboradores encontrem espaço para crescer e se desenvolver profissionalmente. Um bom jeito de fazer isso é oferecer treinamentos e capacitações com frequência, além de um plano de carreira bem estruturado.

Um exemplo é o nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes, que bonifica pelos cursos concluídos.

Equilíbrio

Não se esqueça que os colaboradores também têm suas vidas pessoais, com família e amigos. Por isso, atue buscando sempre o equilíbrio entre pessoal e profissional, como algum nível de flexibilidade de horários e trabalho remoto, quando possível.

Um exemplo que praticamos aqui na Crédito Real é o King Day, onde o colaborador recebe uma folga no dia do aniversário.

Diversidade

Um ambiente diverso melhora a troca de ideias. Por isso o ambiente da empresa deve ser de respeito, inclusão e diversidade, pontos que aqui na CR são reforçados em palestras e reuniões. Além de combater imediatamente qualquer forma de discriminação.

______________________________

Ser uma das Melhores Empresas para Trabalhar, como a CR, é um grande desafio, mas é cheio de recompensas. Afinal, construir um ótimo ambiente de trabalho leva tempo e exige esforços de todos os envolvidos.

Mas já que é onde passamos boa parte do nosso dia, nada como estar em um lugar onde a gente se sente bem. Assim todos saem ganhando: colaboradores, empresa e clientes.

E se, no meio das transformações, você precisar de um novo endereço para sua empresa, é só escolher aqui na Imóveis Crédito Real.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!