Blog Imóveis Crédito Real

Bombinhas: um refúgio no litoral catarinense 

Localizada na costa catarinense, Bombinhas é um destino de tirar o fôlego que merece ser desvendado. Aqui, descubra a história, curiosidades e lugares para conhecer na cidade.

Bombinhas fica a 70 km de distância da capital do estado, na mesorregião do Vale do Itajaí. Os seus 35,143 km² recebem, em média, 1,5 milhão de turistas ao ano que buscam refúgio em suas praias paradisíacas. 

Praia Quatro Ilhas, Bombinhas/SC

História de Bombinhas 

A história de Bombinhas começa muito antes da colonização. A princípio, registros históricos, como sítios arqueológicos e inscrições rupestres, confirmam a existência de tribos indígenas, em sua maioria tupi, na península. A localização dos sambaquis mostram que os indígenas moravam perto do mar e viviam da pesca e cultivo de mandioca.

Os primeiros colonizadores a chegarem em Santa Catarina foram os espanhóis.  Posteriormente, entre 1748 e 1756, cerca de 6 mil pessoas foram enviadas para todo o litoral catarinense, vindas das Ilhas dos Açores, território português. 

De maneira auto-suficiente, a comunidade produzia seus próprios alimentos, roupas e itens essenciais. Assim, nasceu Porto Belo, o qual Bombinhas fazia parte como distrito. 

A partir de 1960, a região passou por transformações e recebeu melhorias nas estradas, transporte coletivo e rede de água e eletricidade. Em seguida, durante os anos 90, o fluxo de turistas aumentou e em 15 de março de 1992 a população votou a favor da emancipação de Bombinhas em plebiscito. 

Atualmente, a cidade possui grande infraestrutura turística, incluindo hotéis e restaurantes, além de opções de lazer e entretenimento, que fazem de Bombinhas a décima quarta cidade mais visitada do país em viagens de lazer. 

Turismo em Bombinhas

Com 67% de área verde, 3 unidades de conservação, mais de 30 praias e muitos estabelecimentos econômicos, Bombinhas oferece uma diversidade de passeios para quem procura emergir na natureza. 

Praias Bandeira Azul

Famosa por suas águas cristalinas, Bombinhas possui o certificado de Bandeira Azul nas praias de Conceição, Quatro Ilhas e Mariscal. Este certificado ambiental é concedido às praias que são protegidas e preservadas por suas comunidades. 

Praia Mariscal, Bombinhas/SC

Parque Natural Municipal do Morro do Macaco

O parque foi criado com o intuito de conservar e proteger a região e conta com três trilhas, cinco praias e diversos atrativos naturais. Além disso, o local abriga importantes ecossistemas naturais e propicia atividades de educação ambiental e turismo ecológico. 

Mirante Eco 360º

Localizado na estrada que leva para a Praia da Tainha, para acessar o topo do Mirante Eco 360° é necessário percorrer uma trilha de cerca de 15 minutos. Salvo uma linda vista de 360° que se tem de uma altura de 218 metros, a natureza também oferece condições para a prática de atividades como escalada, rapel e tirolesa.

Museu de História Natural Charles Darwin

O museu encontra-se na base do Eco 360° e possui exposições temáticas sobre a natureza, além de um laboratório com aquários e quaternários. 

Visão do Morro do Macaco, Bombinhas/SC.

Curiosidades sobre a cidade

– As ruas de cada bairro da cidade são nomeadas de acordo com grupos de animais, plantas ou outros elementos da natureza.

– Quem nasce em Bombinhas é bombinense.

– Bombinhas já foi a sexta cidade mais visitada do Brasil.

– Existem algumas versões para o surgimento do nome da cidade. Uma delas se refere ao barulho provocado pelas ondas que pode lembrar o estouro de pequenas bombinhas. 


Em resumo, Bombinhas reserva surpresas e encantos naturais de encher os olhos em toda a sua extensão. Enfim, este refúgio na costa litorânea catarinense oferece uma vida pacífica aos seus moradores e grandes aventuras aos seus visitantes. 

Se você procura um imóvel em Bombinhas, é só acessar nosso site ou visitar a agência da Imóveis Crédito Real na cidade.

AGÊNCIA BOMBINHAS | VENDAS

Av. Água Marinha, 1552 / Sala 02 – Bombinhas/SC

(47) 99283-7000

https://www.creditoreal.com.br/bombinhas

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!