Blog Imóveis Crédito Real

Curitiba: uma das melhores capitais para viver no Brasil

Capital do Paraná e cidade mais populosa da Região Sul, Curitiba é cheia de atrativos para moradores e turistas.

Considerada uma das melhores capitais para viver no país, por sua alta qualidade de vida e Índice de Desenvolvimento Humano, a cidade é repleta de destaques. Entre eles, a ampla presença de áreas verdes, grande estrutura de serviços e mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e uma rica cultura.

Continue a leitura e descubra o que faz dessa cidade um lugar especial.

Jardim Botânico de Curitiba

História de Curitiba

A história oficial de Curitiba começa em 1693, quando bandeirantes portugueses fundaram a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Após um período inicial de pouco desenvolvimento, em 1721 aconteceu a mudança de nome para Curitiba e, a partir de 1812, a cidade começou a crescer. Na época, quando era parte da Capitania de São Paulo, a vila ficava no caminho entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, sendo um ponto estratégico para a passagem dos tropeiros.

Assim esse movimento constante favoreceu o crescimento da região, principalmente com comércios e escritórios ligados ao transporte de gado. Até que, em 1853, o Paraná conquistou sua emancipação e Curitiba foi estabelecida como a capital do novo estado.

Com a emancipação, a cidade obteve um grande crescimento econômico, passando também a receber um grande fluxo de imigrantes europeus. Dessa forma, impulsionada pela produção agropecuária nas zonas rurais e pela instalação de muitas indústrias na área urbana, Curitiba foi tornando-se referência na região.

Nesse sentido, vale destacar que o município é um dos pioneiros nos projetos de planejamento urbano no Brasil. O que favoreceu ainda mais o seu desenvolvimento e a qualidade de vida para os habitantes.

Qualidade de vida e outros atrativos

Segundo a última edição do Índice dos Desafios da Gestão Municipal, que considera o desempenho em educação, saúde, segurança e saneamento básico, Curitiba é a melhor capital para viver no Brasil.

Isso é um dos indicativos da alta qualidade de vida na cidade e reflete a qualidade dos serviços oferecidos. Nesse sentido, importante dizer ainda que a estrutura de saúde da cidade é uma das melhores do país, enquanto o setor de educação também é referência.

Outro destaque da capital paranaense é a grande presença de áreas verdes. São mais de 40 parques e bosques, e 330 mil árvores em vias públicas (sem contar os bosques), contribuindo para um ar puro e um clima agradável. Além de ótimos pontos de encontro para os moradores que desejam entrar em contato com o meio ambiente.

Já no quesito sustentabilidade, a cidade ostenta o título de “Capital Ecológica”, reconhecida como a cidade mais sustentável da América Latina, com destaque para a qualidade do ar, gestão de resíduos e mobilidade urbana.

O que fazer em Curitiba?

Curitiba é cheia de atrativos em todas as áreas, dos parques às atividades culturais. Veja alguns dos principais.

Jardim Botânico de Curitiba

Em primeiro lugar, o ponto turístico mais visitado da cidade. Além de sua famosa estufa, o espaço possui uma rica fauna e flora da Mata Atlântica.

Já os jardins contam com canteiros geométricos, chafarizes e plantas renovadas a cada estação, fazendo com que as visitas sejam diferentes de acordo com o período do ano.

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Da mesma forma, outro ponto famoso é o Museu Oscar Niemeyer, também chamado de Museu do Olho. Com exposições de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design, são mais de 35 mil metros quadrados, fazendo dele o melhor espaço de arte na cidade.

Com acervo permanente e mostras itinerantes, nele é possível conferir obras e projetos de grandes artistas como, por exemplo, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Andy Warhol, entre outros, além do próprio Oscar Niemeyer.

Parque Barigui

Parques e bosques

Como dissemos, as áreas verdes na cidade são muitas. O Parque Barigui, por exemplo, é um ótimo lugar para encontrar as capivaras, um animal símbolo da cidade. Já o Parque Tanguá é um ótimo lugar para ver o pôr do sol, em especial no mirante.

Além dele, outro mirante de destaque é o do Bosque Alemão, onde é possível observar a cidade do alto. Neste bosque também existem algumas construções de arquitetura alemã e uma trilha temática do conto João e Maria.

Há ainda muitos outros lugares, como o Parque Tingui (com o Memorial Ucraniano), Parque São Lourenço, Bosque do Papa (com o Memorial da Imigração Polonesa), Passeio Público, Parque das Pedreiras, entre outros.

Ópera de Arame

Ópera de Arame

Dentro do Parque das Pedreiras fica a Ópera de Arame, outro símbolo da capital paranaense.

Com o acesso por uma passarela sobre as águas do lago, o espaço é um teatro construído com estruturas metálicas e coberto com placas transparentes, sendo um famoso cartão-postal da cidade.

Torre Panorâmica

Torre Panorâmica

Com uma vista 360º de Curitiba, além da Serra do Mar e da Região Metropolitana mais ao longe, a Torre Panorâmica é uma ótima oportunidade para ver a cidade e seu planejamento urbano.

Também é um bom jeito de ter a dimensão da quantidade de áreas verdes e entender o apelido de “capital ecológica”.

Museu do Holocausto

Uma homenagem às vítimas do nazismo, é o único museu do tema no Brasil.

Na sua exposição, conta com objetos, fotos, áudios, vídeos, documentos e outros artigos doados, servindo como memória, educação e pesquisa.

Curiosidades sobre a cidade

– Quem nasce em Curitiba é chamado de curitibano.

– De acordo com o IBGE (2022), a cidade possui 1.773.718 habitantes.

– O nome “Curitiba” tem origem no Guarani “kur yt yba”, que significa “grande quantidade de pinheiros”, pela quantidade de pinheiro-do-Paraná que existia na região.

– Outro apelido de Curitiba é “Cidade Sorriso”.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!