Blog Imóveis Crédito Real

O que é o ano bissexto e outras curiosidades

A cada 4 anos, um dia a mais surge na folhinha. Quando isso acontece, chamamos aquele ano, como 2024, de ano bissexto. E fevereiro passa a ter, em vez dos tradicionais 28 dias, um dia a mais, ficando com 29.

Mas você sabe por que isso acontece e como descobrir se um ano é ou não bissexto? Continue a leitura e veja essas e outras curiosidades.

Calendário de fevereiro em ano bissexto

O que é o ano bissexto e pra que serve?

Como dissemos, o ano bissexto é uma mudança no calendário que acontece de 4 em 4 anos, quando fevereiro ganha um dia a mais e o ano fica, ao todo, com 366 dias.

Esse dia extra foi criado para corrigir uma pequena distorção no calendário, que poderia ganhar grandes proporções se ele não existisse.

Isso acontece porque o ano, que é o tempo que leva para a Terra dar uma volta completa ao redor do Sol, tem 365 dias e aproximadamente 6 horas. Ou 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, para ser mais exato.

Desse modo, como o nosso ano tem 365 dias, a cada 4 anos precisamos compensar essas cerca de 6 horas perdidas em cada ano. E pra isso incluímos um dia a mais no calendário.

Como saber se um ano é bissexto?

Para saber se um ano é bissexto ou não, basta fazer uma conta rápida na calculadora.

Se o ano não termina em 00, ele é bissexto se for divisível por 4. É o caso de 2016, 2020, 2024, 2028, 2032 etc.

No entanto, se o ano termina em 00, ele é bissexto se for divisível por 400. É por isso que 2000 foi bissexto (2000/400=5), mas 1900 não foi e 2100 não será, por exemplo (2100/400=5,25).

Dica: Um jeito mais rápido de saber se o ano é bissexto, e sem fazer conta, é pensar nos Jogos Olímpicos. Eles também acontecem a cada 4 anos e geralmente em anos bissextos.

As exceções são os casos de alguns anos que terminam em 00 ou se a edição tiver adiamento (como aconteceu em Tóquio).

De onde vem o nome bissexto?

A origem vem do antigo calendário romano, que passou por diversas modificações ao longo dos séculos e era bem diferente do nosso calendário atual.

Simplificando, nesse calendário o primeiro dia do mês era chamado de Calendas e os dias eram contados de forma regressiva, como, por exemplo, “4 dias antes das Calendas de março”.

Para marcar o dia extra, foi definido que haveria duas vezes o “ante diem sextum kalendas martias” (sexto dia antes das Calendas de março). Essa repetição, um “bis” do dia, deu origem à expressão “bis sextum”. E assim, fevereiro recebeu um dia a mais.


E aí, gostou de saber mais sobre o ano bissexto? Agora é aproveitar as oportunidades que um dia a mais no ano tem a oferecer.

E se quiser encontrar um novo lar, de janeiro a dezembro, ano bissexto ou não, é só passar na Imóveis Crédito Real mais próxima.

Veja também:

> Quando é o Dia do Amigo e por que existem tantas datas?

> Dia do Vizinho: qual é a data certa para celebrar?

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!