Blog Imóveis Crédito Real

Centro de Florianópolis: por que morar na região

Morar no Centro de Florianópolis é uma experiência e tanto. A região é cheia de lugares incríveis, então você sempre terá algo novo para conhecer.

Entre as belezas naturais e as construídas pelo homem, são praias, praças, museus e outras atrações que encantam tanto os moradores quanto os turistas. Além do fácil acesso para outras regiões da Ilha.

Se você mora ou está pensando em morar em Florianópolis, especialmente no Centro, confira os atrativos da região.

Centro de Florianópolis

Principais praias

Embora não sejam as praias mais famosas da Ilha da Magia, no Centro também dá pra ficar perto do mar e admirar as belezas da região. As principais do local são a Prainha, Praia do Miramar, Praia Rita Maria, Praia do Müller, Praia de Fora, Praia de São Luís, Praia do Arataca e Praia da Pedra Grande.

Além disso, no Centro de Florianópolis também fica o famoso Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, um belo ponto de encontro e lazer da cidade. Localizado na Praça Portugal, é um ótimo lugar para curtir o pôr do sol, sendo muito movimentado nos finais de semana, quando também acontecem feirinhas e atrações culturais no entorno.

10 pontos mais famosos do Centro da Ilha

Muito além das praias, principais atrativos da cidade, o Centro de Florianópolis é rico em praças, museus e outras atrações, incluindo construções centenárias. Ao passear na região, vale visitar cada uma delas.

Ponte Hercílio Luz, Centro de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz

Em primeiro lugar, e um dos cartões-postais da cidade, a Ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente. Inaugurada em 1926, ou seja, perto de completar 100 anos, é a maior ponte pênsil do Brasil.

Um verdadeiro ícone, é a uma das imagens mais conhecidas da cidade. Além disso, na virada no ano ainda atrai moradores e turistas para um belo espetáculo com a queima de fogos.

Mirante do Morro da Cruz, Centro de Florianópolis

Mirante do Morro da Cruz

Pra quem deseja contemplar a cidade do alto, a visita ao Mirante do Morro da Cruz faz valer a subida. Com 285m de altitude, de lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade, incluindo todo o Centro, as baías norte e sul, boa parte da ilha e também a região que fica no continente.

Praça XV de Novembro

Contendo o marco de fundação da Vila de Nossa Senhora do Desterro, nome original de Florianópolis, a Praça XV de Novembro é um dos pontos mais antigos e tradicionais da cidade.

No coração da praça fica a Velha Figueira, uma árvore com mais de 150 anos, hoje cheia de suportes devido ao seu grande tamanho. Além de ser um atrativo na região, ela também é cercada de lendas, que envolvem dar voltas na árvore pra trazer sorte.

Mercado Público, Centro de Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis

Outro ponto que atrai muitos visitantes, entre moradores e turistas, é o Mercado Público. Patrimônio artístico, histórico e arquitetônico, sua inauguração aconteceu em 1899.

Um tradicional ponto de encontro na capital catarinense, além do comércio o lugar também é repleto de bares e restaurantes com shows e música ao vivo. Sem dúvida, uma ótima pedida para o happy hour!

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Localizada em frente à Praça XV, a Catedral é dedicada a Nossa Senhora do Desterro. Patrimônio do Estado e do Município, o local possui um grande acervo de arte sacra, com peças de Portugal e Áustria, como a escultura “Fuga para o Egito”, do artista europeu Demetz Groeden. Além de dois sinos doados por Dom Pedro II.

Praça Fernando Machado

Logo ao lado da Praça XV de Novembro, é nesse local que ficava o primeiro Mercado Público da cidade. Nela também há a estátua do militar que dá nome ao local, morto na Guerra do Paraguai.

Museu Vitor Meirelles

Por outro lado, para quem quer um passeio envolvendo arte e cultura, o Museu Vitor Meirelles fica na casa onde nasceu o pintor catarinense. Reunindo pinturas e desenhos de várias fases dele, o museu conta também com material de estudo sobre algumas das obras mais famosas do artista, como, por exemplo, Primeira Missa no Brasil, Batalha dos Guararapes e Passagem de Humaitá.

Prédio e Largo da Alfândega

Inaugurado em 1876, até os anos 1970 o prédio, de estilo neoclássico, ficava na beira do mar. Porém, com o aterro da região, a parte da frente ganhou uma grande área, o Largo da Alfândega. Com seu grande espaço recentemente revitalizado, o lugar costuma receber apresentações artísticas e feiras, além de contar com decks, áreas de descanso, banheiros e lancherias.

Museu Histórico de Santa Catarina

Outro bom passeio cultural é visitar o Museu Histórico que fica no Palácio Cruz e Souza. Patrimônio Histórico e antiga sede do Governo do Estado, o espaço funciona como museu desde 1986. Dessa forma, nele é possível encontrar estátuas e peças trazidas de diversas partes do mundo, além de uma mistura de estilos arquitetônicos deixados pelas muitas pessoas que já moraram no palácio.

Forte de Santana

Construído em 1761, perto de onde hoje fica a Ponte Hercílio Luz, o forte foi uma importante construção para proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis. Atualmente é Patrimônio Histórico e Museu de Armas da Polícia Militar de SC.

Como é morar no Centro de Florianópolis?

Acima de tudo, Floripa é uma das capitais com melhor qualidade de vida no Brasil, reunindo ótima infraestrutura de educação, trabalho e lazer.

E morar no Centro de Florianópolis é estar perto de tudo que é necessário para o dia a dia, com facilidade de transporte, muitas lojas, escritórios, prédios comerciais e instituições de ensino. Já para passeios a região também é rica em bares, restaurantes, casas noturnas, shoppings e praças, além da Avenida Beira-Mar Norte, que oferece espaço para praticar exercícios ou simplesmente aproveitar o dia.

Por fim, é a região mais próxima do continente, facilitando as viagens. E ainda é de fácil acesso para visitar as praias mais famosas da ilha, com opções eficientes de transporte público como o TICEN, terminal integrado de ônibus.


Com tantas atrações, difícil não gostar do Centro de Florianópolis. Afinal, são atrativos para pessoas de todas as idades, e sempre há um lugar novo para conhecer e aproveitar.

Quer morar na região? Acesse nosso site e encontre o imóvel ideal para viver no coração da Ilha.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!