Blog Imóveis Crédito Real

Golpe do boleto falso: como não cair

É preciso ficar atento! É cada vez mais comum que a gente receba e pague contas pela internet. Mas essa facilidade no nosso dia também abre portas para golpistas, que se aproveitam de falhas ou descuidos para entrar em ação. Um dos jeitos preferidos é o chamado “golpe do boleto falso”.

Um dos golpes mais populares atualmente, ele é responsável por milhões de reais em prejuízos para clientes de todos os tipos de empresa. O que causa diversos transtornos como atrasos, dívidas, inadimplência e a sensação nada agradável de ser mais uma vítima de golpe.

Para evitar entrar nessa estatística, continue a leitura e veja como se proteger.

mulher conferindo dados para não cair no golpe do boleto falso

O que é o golpe do boleto falso?

O golpe do boleto falso é uma estratégia de criminosos para enganar pessoas com boletos que parecem verdadeiros, mas na verdade direcionam para outras contas, no lugar do beneficiário legítimo. Ele pode ser tanto um boleto impresso quanto digital, sendo este o mais comum.

Ele é feito por quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe, que adulteram os boletos legítimos de forma quase imperceptível e enviam para a vítima. Isso pode ser realizado através de sites e e-mails falsos, por exemplo, muitas vezes praticamente idênticos aos reais das empresas, e também por vírus nos computadores dos clientes.

Nessa situação, ao baixar o boleto em um computador infectado, o vírus automaticamente modifica o beneficiário e redireciona o pagamento para a conta dos golpistas, no lugar do recebedor legítimo.

Inclusive, para evitar isso, todos os PDFs de boletos da Imóveis Crédito Real são bloqueados com senha, composta pelos quatro primeiros dígitos do CPF do cliente. Dessa forma acrescentamos uma camada adicional de segurança.

Como identificar um boleto falso?

Primeiro de tudo, se o boleto foi recebido por e-mail, confira o remetente, se é mesmo a empresa que enviou. Depois verifique cuidadosamente o boleto. Você deve conferir:

– Dados do beneficiário

– Número e nome do banco

– Os 3 primeiros dígitos, que identificam o banco

– Os últimos dígitos, que devem ser igual ao valor do boleto

boleto

E também:

– Seu nome

– Seu CPF

– Valor de pagamento

– Data de pagamento

– Erros de português, que também são indícios de adulteração

Tudo certo? A próxima etapa é na hora do pagamento. Ao escanear o boleto no app do banco ou no caixa eletrônico, confira se os dados do boleto são os mesmos que aparecem na tela. Todos os números devem ser iguais.

Assim, em caso de diferenças nos dados, em qualquer etapa da verificação, fale diretamente com a empresa da conta que você está pagando. Uma dica importante é, ao entrar em contato, procure os números e e-mails no site oficial da empresa, nunca os do boleto em si.

Geralmente, você também consegue emitir uma 2ª via pelo site ou app oficial. Aqui na Imóveis Crédito Real, oferecemos o Boleto Fácil, um jeito seguro e prático de solicitar seus boletos. Basta informar o CPF ou CNPJ.

Como diminuir as chances de receber um boleto falso

Não clique em links suspeitos

Evite clicar em links de sites que você não conhece ou baixar anexos de e-mails não solicitados. Eles podem levar a sites maliciosos para roubo de dados ou instalar um vírus no seu computador. É uma das principais formas usadas para descobrir as informações do destinatário e adulterar os boletos.

Mantenha seu antivírus atualizado

Certifique-se de ter um antivírus instalado e deixe ele sempre atualizado. Isso pode ajudar a detectar e bloquear algum vírus ou malware no seu computador.

Emita o boleto pelo site da empresa

Mesmo que você tenha recebido o boleto por e-mail, uma forma ainda mais segura é acessar diretamente o site da empresa e emitir a 2ª via do boleto por lá.

Proteja seus dados

Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras com estranhos ou em sites que você não tem confiança.

Evite redes desconhecidas

Evite gerar boletos ou fazer pagamentos quando estiver conectado em redes públicas ou de restaurantes, lojas, etc. Pelo grande fluxo de pessoas conectadas, essas redes podem ser mais vulneráveis, já que nunca temos plena certeza de quem andou acessando.

O que fazer se cair no golpe

Acabou caindo no golpe do boleto falso? Ao perceber, entre em contato imediatamente com o seu banco, com o banco do pagamento e com a empresa que deveria ter recebido, informando sobre tudo que aconteceu.

Você deve levar o máximo possível de informações que ajudem a comprovar a fraude. Isso também ajudará a apurar de quem é a responsabilidade pela adulteração, se do banco ou da empresa, para assim buscar o possível ressarcimento do valor pago.

Além disso, você ainda deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência sobre a fraude.


Por fim, reforçamos que o golpe do boleto falso é uma ameaça real, e por isso é preciso estar sempre de olho. O cuidado e a atenção são suas maiores armas contra esses e outros golpes que estão por aí.

E em caso de dúvidas ou suspeitas sobre algum boleto da Imóveis Crédito Real que você recebeu, não pense duas vezes.

Fale com a gente pelo e-mail cobranca.loc@creditoreal.com.br para locações e cobranca@creditoreal.com.br  para condomínio , ou em nosso WhatsApp:

Atendimento no Rio Grande do Sul

WhatsApp (51) 99654 0382

Atendimento em Santa Catarina

WhatsApp (11) 3003 8397

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!