Blog Imóveis Crédito Real
recenseadores

Fique por dentro do Censo Demográfico 2022

Censo: como identificar o entrevistador e evitar golpes

Hoje, dia 1º de agosto, estará começando a coleta do Censo Demográfico em diversos domicílios ao redor do Brasil. Com isso, cerca de 200 mil recenseadores vão questionar presencialmente, por telefone ou online, representantes de mais de 70 milhões de domicílios brasileiros.

Pensando em compartilhar todas as informações importantes para que você entenda do assunto, iremos te apresentar alguns tópicos logo abaixo.

O que é o Censo Demográfico

O Censo Demográfico é uma pesquisa obrigatória por lei que é realizada a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde permite a coleta de dados sobre diversos temas relevantes para a sociedade; como trabalho e rendimento, educação, identificação étnico racial, registro civil, entre outros.

Normalmente a pesquisa básica possui cerca de 26 questões, onde serão aplicadas por recenseadores autorizados pelo governo. Vale observar que os profissionais atuarão em diversos horários e que podem aplicar pesquisas mais longas.

Photo of people walking on a street of São Paulo city

Objetivo da pesquisa

Segundo definição oficial:

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível…

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Após a reunião dessas informações, que são totalmente sigilosas, elas serão analisadas e trabalhadas para melhor entender a população brasileira, sendo usadas de diferentes formas. Como quais as necessidades, precariedades, o que se precisa melhorar, e diversas outras informações que serão importantes para o trabalho de diversos pesquisadores.

Sendo assim, é através dos resultados coletados por ela que podemos nos beneficiar de diversas formas, inclusive no meio imobiliário. Através desse resultado é possível conhecer melhor a população, seu estilo de vida e suas necessidades para oferecer soluções que melhor atendam suas necessidades.

Cuidados que você deve saber

O síndico do seu prédio será a pessoa que melhor poderá te informar sobre a importância da pesquisa, como ela acontecerá e realizar a colaboração do condomínio com a entrada dos recenseadores.

Poderá ocorrer mais de uma visita em domicílio e em diversos horários (como nos finais de semana), visando assim alcançar o máximo de pessoas disponíveis. O morador também poderá solicitar ao recenseador que visite seu domicílio, para responder ao questionário do Censo 2022 por telefone ou pela internet.

Os profissionais do IBGE trabalham uniformizados com colete, boné e equipamentos de proteção adequados e identificados. Caso exista dúvidas sobre a identidade do profissional, tanto o morador quanto o síndico poderão verificar sua identidade como recenseador do IBGE através de dois canais de comunicação. Veja mais logo abaixo:

CENSO-2022-EM-CONDOMINIOS-ENTREVISTADOR
CENSO-2022-EM-CONDOMINIOS-ENTREVISTADOR

Os recenseadores estarão preparados para oferecer todas as informações que você precisa, e acima de tudo, também compreender as medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar golpes ou fraudes. Fique atento!

Respondendo ao IBGE: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html
Central de Atendimento: 0800 721 81 81


Todo o planejamento de educação, saúde, emprego, transporte e o que diz respeito ao brasileiro e ao seu bem-estar pessoal, social e econômico é feito com base nas informações coletadas no Censo. Responder às perguntas é obrigatório por lei e saber identificar os profissionais também é imprescindível!

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas saibam de tudo isso.

Vários comentários

  • Perfeito. Tem que preparar uma pessoa, na portaria, para fazer a primeira triagem, facilitando alguns moradores que poderão ter dificuldades em identificar as credenciais dos recenseadores.