Blog Imóveis Crédito Real

Infiltração em apartamento: de quem é a responsabilidade?

Infiltração em apartamento é uma visita que ninguém gosta de receber, não é? Mas quando resolve aparecer, alguém precisa ser o responsável por mandar o problema embora e pagar o conserto do estrago que ele deixou.

Na maior parte das vezes, a conta é do proprietário do imóvel que foi atingido por uma infiltração ou causou danos no apartamento do vizinho. Quer entender quando o inquilino deve mexer no bolso e quando o condomínio precisa recorrer às economias? Então continue lendo!

Infiltração começou no seu próprio apartamento: você, proprietário do imóvel, é o responsável por arcar com as despesas do conserto. Para evitar que o vizinho também seja atingido, providencie o reparo imediatamente.

Infiltração começou no apartamento lateral ou superior: o proprietário do imóvel vizinho é o responsável pela conta. Além disso, se for confirmado que o seu imóvel teve danos causados por essas infiltrações, seus prejuízos também deverão ser ressarcidos por ele.

Infiltração começou no apartamento que você aluga: se for constatado que a infiltração começou devido ao desgaste natural, e não por manutenção inadequada, o pagamento das despesas deve sair do bolso do proprietário. Mas se o problema começar por causa de alguma perfuração que você, inquilino, fez e atingiu o encanamento do prédio, a conta do conserto é sua.

Em resumo, o inquilino só é responsável pelo conserto da infiltração em apartamento quando o problema está relacionado ao mau uso ou à conservação do imóvel.

Infiltração começou em uma área comum do condomínio: o condomínio é o responsável pelas despesas, e o Síndico ou a Administradora deve tomar as providências o mais rápido possível.

Condomínio em Foco – Agosto 2022

Por fim, se você quer saber mais sobre esse assunto, assista ao Condomínio em Foco de agosto! No vídeo Infiltração em apartamento e condomínio: quem paga?, o Carlos Matheus, Gerente Jurídico da CR, falou mais sobre esse tema bastante polêmico.


Ficou com alguma dúvida ou tem algum caso que precise de uma avaliação mais detalhada? Deixa com a CR! Envie um e-mail para juridico@creditoreal.com.br, que a gente ajuda você a resolver.

Inscreva-se em nosso canal e confira outros conteúdos sobre o universo dos condomínios: Condomínio em Foco | Crédito Real

1 comentário

  • Casualmente aconteceu com uma síndica que foi cobrada de uma unidade a infiltração e após detectado, era da coluna condomínio, até mesmo a pintura da unidade queria cobrar do síndico. Excelente assunto, vou levar a sindica.