Blog Imóveis Crédito Real

Alvorada: conheça a cidade da solidariedade

Conhecida como a capital da solidariedade, Alvorada é uma simpática e aconchegante cidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Aqui, conheça mais sobre a história, curiosidades e lugares para conhecer. 

Como nasceu a Alvorada?

A cidade surgiu primeiramente como um Distrito de Viamão, chamado Passo do Feijó, em 22 de setembro de 1952. O distrito se tornou uma cidade independente em 17 de setembro de 1965, com a Lei Estadual nº 5026.

Desde então, adotou o nome “Alvorada”, inspirado na população da cidade que acordava nas primeiras horas da manhã para trabalhar.

No início de seu povoamento, Alvorada firmou raízes na agricultura, com destaque para a produção de leite e hortifrutigranjeiros. O transporte de mercadorias para comércio era através de carretas. 

Com o aumento da população, surgiram os primeiros comércios locais e assim o local foi se desenvolvendo e ganhando independência.

O loteamento da cidade começou nos anos 1940, levando à emancipação em 1965. Nos anos 1970, o crescimento foi impulsionado pelo Banco Nacional da Habitação, resultando em expansão habitacional e melhorias na infraestrutura da cidade.

Atualmente, Alvorada abriga quase 200 mil habitantes, sendo lar de muitas famílias que trabalham ou estudam em Porto Alegre, devido a sua proximidade (21km) e baixo custo de vida. A cidade de 71km também faz divisa com Viamão, Cachoeirinha e Gravataí.

O que fazer em Alvorada?

Parque Municipal Lagoa do Cocão – além da lagoa, o parque conta com quadra de esportes, aparelhos ginásticos, pracinhas e muito mais. 

Av. Presidente Vargas – a principal avenida da cidade comporta diversos comércios locais e é ponto de encontro para eventos da cidade.

Estádio Morada dos Quero-Queros – o estádio de futebol pertence ao Pedrabranca Futebol Clube e é utilizado para campeonatos Sub-20 e como centro de treinamento.

TchêWaves Internacional Park – o parque aquático é um dos maiores da região, com 23 piscinas e diversas atrações temáticas, incluindo passeios a cavalo e charrete. O local também tem estrutura para sediar eventos, com restaurante, lancheira e churrasqueiras muito mais!

Curiosidades sobre o município

– O time de futebol Sport Club Internacional aluga o estádio da cidade para utilizar como centro de treinamentos.

– Quem nasce em Alvorada é alvoradense.

– O limite natural de Alvorada e Porto Alegre é o Arroio Feijó, um afluente do Rio Gravataí.

– Alvorada é dividida em dois distritos: Sede e Estância Grande.


Em suma, o município possui uma longa história que guarda as origens do Rio Grande do Sul. Acima de tudo, a cidade é um lugar tranquilo e acolhedor para morar, caracterizada por seu povo trabalhador e solidário.

Quer alugar ou comprar um imóvel na cidade? Acesse nosso site ou visite a nossa agência na Av. Presidente Vargas, 730, Centro – Alvorada/RS

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!