Blog Imóveis Crédito Real

Gravataí: o motor da região metropolitana

Localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a uma distância de cerca de 30km da capital do Rio Grande do Sul, Gravataí vem se estabelecendo como um promissor município do estado, com uma economia sólida devido à indústria metal-mecânica e em franca expansão populacional e urbana.

A cidade também é conhecida por sua rica história e cultura e oferece diversas opções de turismo e lazer para habitantes e visitantes.

Além disso, o município possui uma particularidade especial: seu aniversário é comemorado duas vezes ao ano! Uma festa é em abril e a outra é em outubro.

Dos moinhos de farinha à indústria automotiva

A história de Gravataí remonta ao início da ocupação portuguesa no Rio Grande do Sul. O território do atual município pertencia a uma das cinco fazendas reais da Coroa Lusitana, sendo um local de grande importância e disputas frente à Coroa Espanhola.

No entanto, o marco fundacional do lugar ficou estabelecido no dia 8 de abril de 1763, com a criação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos e a chegada de 1.000 indígenas da etnia Guarani, vindos da região das Missões.

Já em 1772 e logo após a chegada da colonização açoriana, a Aldeia passa por um processo primário de urbanização e industrialização, recebendo a instalação de moinhos de farinha de trigo e mandioca. Esse movimento garantiu o desenvolvimento econômico da cidade por muitos anos.

Passado algum tempo e devido ao forte fluxo de pessoas e mercadorias, o local virou um importante ponto de comércio próximo à capital. E a então Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí adquire a condição de município no dia 23 de outubro de 1880, tornando-se a Gravataí que hoje conhecemos.

Com a chegada do século XX, o município entra em processo de industrialização, principalmente a partir da construção do seu distrito industrial e da autoestrada conhecida como Free-Way.

Contudo, a consolidação como grande polo fabril chegou com a instalação do Complexo Industrial Automotivo da General Motors, fábrica que atualmente é responsável por grande parte da produção de automóveis da marca Chevrolet no país. Com isso o município viu a chegada de outras fábricas do ramo automotivo, que transformaram Gravataí em um dos maiores polos da indústria metal-mecânica do Brasil.

Pontos turísticos de Gravataí

Além da forte identidade industrial, Gravataí é um município cheio de história e aspectos turístico-culturais. Descubra alguns pontos que marcam essa trajetória:

– Praça Dom Feliciano: considerada um dos principais cartões-postais da cidade. A praça é cercada por belos jardins e conta com uma fonte luminosa, além de ser um importante espaço cultural que abriga diversos eventos ao longo do ano.

– Parque Municipal dos Anjos: espaço de preservação ambiental com mais de 250 hectares de área verde. O parque conta com trilhas para caminhadas, áreas para piqueniques e uma rica fauna e flora, sendo uma excelente opção para quem gosta de estar em contato com a natureza.

– Praça Juarez Soares de Vargas: popularmente conhecida como Parcão da 79, tem uma bela paisagem natural, pista para caminhada, playground e academia ao ar livre. Toda a infraestrutura faz da praça um ótimo espaço de convivência.

– Orla do Rio Gravataí: conta com ótimas condições para a prática de exercícios, descanso e lazer, além de um playground para as crianças.

– Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos: com construção iniciada em 1772, possui estilo barroco português e guarda em seu interior belas peças de arte sacra. Em 2018 a igreja passou por um processo de restauração, preservando, dessa forma, sua beleza e originalidade.

– Casarões dos Fonseca e dos Bina: construídos em 1877 e 1882, respectivamente, preservam em sua arquitetura o estilo colonial português, sendo referências desse tipo de construção no estado.

– Museu Municipal Agostinho Martha: localizado em prédio ao estilo colonial e construído por volta de 1870, o Museu abriga uma série de artefatos artísticos e históricos que contam um pouco da memória do município e da região.

6 curiosidades sobre Gravataí

– Quem nasce na cidade é chamado de gravataiense;

– De acordo com dados do IBGE (2022), a população estimada de Gravataí é de 265.074 pessoas;

– Gravataí é um nome de origem guarani, que significa, literalmente, Rio dos Gravatás;

– De acordo com pesquisa recente, Gravataí está entre as 4 cidades gaúchas que mais revertem impostos em qualidade de vida;

– Dois aniversários: sim, o município possui dois aniversários. O comemorado tradicionalmente no dia 8 de abril, data de fundação da Aldeia, e outro no dia 23 de outubro, data de sua emancipação política. Este último foi estipulado oficialmente pela gestão pública no ano de 2016;

– O município é conhecido como a “Capital do Automóvel”.


Com tanto para oferecer e em constante desenvolvimento, Gravataí é um importante centro industrial e comercial da região metropolitana de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

A cidade abriga diversas empresas de grande porte, além de contar com uma ampla rede de serviços, possuindo também uma organizada infraestrutura urbana.

Ficou com vontade de comprar, alugar ou oferecer ao seu condomínio uma administração segura e eficiente? Visite uma das nossas franquias na cidade ou escolha seu imóvel aqui no site, sem sair de casa.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!