Blog Imóveis Crédito Real

Aluguel por temporada: o que é e como funciona?

O aluguel por temporada é uma ótima opção para quem precisa passar um período curto fora de casa. Diversos motivos colaboram para essa necessidade, como reformas, tratamentos ou até mesmo viagem a trabalho/férias. 

Para saber mais sobre o assunto, no artigo de hoje todas as informações sobre o aluguel por temporada, assim como os motivos que fazem esse tipo de estadia ser tão benéfico. Confira abaixo e boa leitura!

O que é aluguel por temporada?

aluguel por temporada
Fonte: Unsplash

O aluguel por temporada é uma alternativa para quem precisa ou quer sair de sua residência por um período determinado. Em outras palavras, ele serve para a moradia temporária do locatário, que pode ser por lazer, estudo, trabalho ou qualquer necessidade de mudança.

Mas ao contrário de um hotel ou pousada, por exemplo, esse modelo de estadia oferece vantagens como dispor do espaço de uma forma mais privativa, aumentando assim a sensação de liberdade. 

E os benefícios não se limitam apenas ao locatário: para a imobiliária e o proprietário, essa forma de alugar acaba sendo mais rentável, pois é possível cobrar por diárias a residência que normalmente é alugada mensalmente. 

Além disso, por se tratar de um período de locação previamente estabelecido, a imobiliária ou locador podem se programar mais facilmente no que diz respeito ao fluxo de clientes interessados no espaço.

Qual a duração do aluguel por temporada?

Independentemente do motivo, o que diferencia o aluguel por temporada dos outros tipos de locação mais tradicionais é justamente o tempo. Mesmo com renovações, o locatário só pode ficar por no máximo 90 dias no espaço, o que é diferente de como funciona o prazo de locação residencial

Se passar desse tempo e o imóvel continuar com o mesmo inquilino, ele se torna um contrato de locação comum. Além disso, o contrato deve ser registrado e citar que é uma locação por temporada. E essas regras só valem para imóveis em áreas urbanas.

Como funciona o aluguel por temporada?

aluguel por temporada
Fonte: Unsplash

O contrato desse tipo de aluguel é regido pela mesma lei das locações, ou como é mais conhecida, a famosa Lei do Inquilinato. No entanto, ele possui alguns detalhes que o tornam especial, como a duração máxima da locação. 

Outro diferencial é que, ao contrário da maioria dos contratos tradicionais, no aluguel por temporada o pagamento pode ser exigido antecipadamente, seja o valor parcial ou inteiro, incluindo encargos e garantias. 

Tenha atenção ao fato de que a locação por temporada ainda se trata de um aluguel. Isso significa que o inquilino deve entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu, e caso não cumpra o prazo para desocupação, poderá ser expulso mediante uma ação de despejo por denúncia vazia. 

Qual a diferença entre locação por temporada e hospedagem?

Primeiro, precisamos ter em mente que a hospedagem é uma forma de locação para quem precisa por um período bem curto de tempo, e tem como principal objetivo fins comerciais. 

Em contrapartida, a locação por temporada vai além do lucro, e deve permitir ao locatário o lazer, descanso, trabalho, estudo ou outras possibilidades. Vale ressaltar que ambos modelos de aluguel são regulamentados por leis diferentes.

Dentre as principais vantagens do aluguel por temporada, destacamos a questão da tranquilidade, preço menor por um espaço maior, privacidade e, claro, o custo-benefício. Existem diversas opções, para todos os bolsos. 

Em suma, existem várias diferenças entre o modelo mais tradicional de locação, e o aluguel por temporada, que vem ganhando cada vez mais espaço nesse meio. Cada um possui suas particularidades, e cabe a você escolher o que melhor pode te atender. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Saiba mais no Aluguel em Cena de janeiro/23

Na edição de janeiro, o Carlos Matheus, nosso Gerente Jurídico, preparou um vídeo exclusivo para sanar as dúvidas sobre o modelo de aluguel por temporada e qual a diferença para a locação tradicional. Assista agora!

Fique atento ao nosso canal do YouTube e não perca nenhuma atualização. E se ficou com alguma dúvida, fale com a gente pelas redes sociais ou mande um e-mail para juridico@creditoreal.com.br

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!