Blog Imóveis Crédito Real

5 Pontos turísticos na Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos pontos mais icônicos e vibrantes da cidade de São Paulo, Brasil. Conhecida como um dos centros financeiros da cidade, a Paulista é também um importante centro cultural, turístico e de entretenimento. 

Com uma história rica e variada, a avenida é o lar de muitos marcos arquitetônicos impressionantes, museus e galerias de arte, centros comerciais e uma variedade de opções de entretenimento. 

Neste artigo, exploraremos os principais pontos turísticos da Avenida Paulista, desde as suas impressionantes construções arquitetônicas até as atrações culturais e gastronômicas que a tornam um destino imperdível para visitantes de todo o mundo.

História da Avenida Paulista

avenida paulista

A Avenida Paulista é um dos principais símbolos da cidade de São Paulo, no Brasil. Sua história remonta ao final do século XIX, quando a capital paulista começou a experimentar um grande crescimento econômico e populacional.

A avenida foi projetada em 1891 pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, e seu nome é uma homenagem à cidade de São Paulo. 

O primeiro trecho da avenida foi inaugurado em 8 de dezembro de 1891, e ela passou a ser uma das principais vias de ligação entre o centro da cidade e os bairros residenciais que começaram a surgir na região.

Durante as primeiras décadas do século XX, a Avenida Paulista passou por um grande desenvolvimento, com a construção de edifícios de escritórios e de apartamentos, além de palacetes que abrigavam as famílias mais ricas da cidade. Em 1929, foi inaugurado o famoso Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da cidade, com 30 andares e 130 metros de altura.

Na década de 1940, a Avenida Paulista passou a ser considerada o centro financeiro da cidade, com a instalação de diversas instituições bancárias e financeiras. Durante os anos 1950 e 1960, a avenida foi palco de grandes manifestações políticas e culturais, como as marchas estudantis que pediam reformas políticas e sociais no país.

Já na década de 1970, a Avenida Paulista começou a se transformar em um importante centro cultural, com a abertura de museus, teatros e galerias de arte. A avenida também passou a ser um importante ponto de encontro para a juventude paulistana, com a instalação de cinemas, bares e casas noturnas.

Atualmente, a Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com uma grande variedade de opções de entretenimento, compras e cultura. Confira abaixo os principais pontos turísticos que você deve visitar!

5. MASP

masp da avenida paulista

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de São Paulo e um ícone da arquitetura moderna brasileira. Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o museu abriga uma das mais importantes coleções de arte do Brasil e da América Latina, contando com mais de oito mil obras de arte, entre pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestimentas.

O MASP ocupa um espaço privilegiado na Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da cidade. O prédio, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968, é famoso por sua estrutura suspensa, que parece flutuar sobre quatro pilares de concreto. 

A área livre sob o edifício é um ponto de encontro e lazer para os paulistanos, e frequentemente palco de atividades culturais e eventos públicos.

A coleção do MASP é conhecida por sua diversidade e qualidade, reunindo obras de importantes artistas brasileiros e estrangeiros, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Vincent van Gogh, Claude Monet, Pablo Picasso, Salvador Dalí, entre outros. Entre as peças mais famosas do acervo estão “O Abaporu”, de Tarsila do Amaral, e “Autorretrato com Macaco”, de Frida Kahlo.

Além de seu acervo permanente, o MASP também promove exposições temporárias e eventos culturais ao longo do ano, como mostras de arte contemporânea, fotografia, moda e design. O museu conta ainda com um auditório, uma biblioteca, uma loja e um café-restaurante, que oferece uma vista panorâmica da cidade.

Outro aspecto importante do MASP é seu papel como instituição cultural comprometida com a democratização da arte. O museu promove diversas iniciativas que visam ampliar o acesso do público à cultura, como a realização de exposições e atividades gratuitas, a oferta de cursos e oficinas de arte, a criação de programas educativos para crianças e jovens, e a disponibilização de parte de seu acervo online.

4. Sesc Paulista

O Sesc Paulista é um dos mais recentes pontos turísticos de São Paulo, inaugurado em 2018, e que já se consolidou como uma referência cultural na cidade. Localizado na Avenida Paulista, uma das principais vias da capital paulista, o complexo cultural é um projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.

O espaço conta com um prédio de 17 andares, que abriga teatro, cinema, biblioteca, espaço de convivência, restaurante, café e loja, além de diversas áreas para atividades culturais, esportivas e de lazer. Uma das principais atrações do Sesc Paulista é o Mirante, um espaço aberto no último andar do prédio que oferece uma vista panorâmica da cidade, um cenário incrível para fotos e para observar a movimentação da Paulista.

A programação do Sesc Paulista é diversa e inclui atividades para todos os gostos e idades. O espaço oferece desde shows e apresentações teatrais até cursos, oficinas e palestras, além de sessões de cinema, exposições e intervenções artísticas. A biblioteca, que conta com um acervo variado, é um local agradável para quem busca um ambiente tranquilo para leitura e estudos.

Outro ponto forte do Sesc Paulista é sua gastronomia. O espaço conta com um restaurante, que serve pratos de alta qualidade, com opções vegetarianas e veganas, além de um café que oferece cafés especiais, bolos, tortas e outros quitutes.

O Sesc Paulista é também um espaço democrático, que busca incluir diferentes públicos em suas atividades e ações. O espaço oferece uma série de atividades gratuitas, além de possuir preços acessíveis em seus eventos pagos. O projeto do Sesc Paulista tem o objetivo de oferecer cultura e lazer para todos, contribuindo para a formação de um público crítico e consciente.

3. Shopping Cidade São Paulo 

shopping cidade são paulo, na avenida paulista

O Shopping Cidade São Paulo é um dos mais recentes pontos turísticos da capital paulista. Inaugurado em 2015, o empreendimento está localizado na Avenida Paulista, uma das principais vias de São Paulo, e já se tornou um dos locais mais visitados pelos turistas que desejam fazer compras e conhecer a cidade.

O shopping tem uma arquitetura moderna e arrojada, que chama a atenção de quem passa pela região. Com 10 andares, o espaço abriga mais de 150 lojas, que oferecem desde roupas, calçados e acessórios até eletrônicos, livros e itens de decoração. Além disso, o shopping conta com uma praça de alimentação com opções variadas de gastronomia, incluindo pratos típicos da culinária brasileira e internacional.

O Shopping Cidade São Paulo é uma excelente opção para quem quer fazer compras, já que conta com lojas de marcas nacionais e internacionais, como Adidas, Levi’s, Zara, Apple, entre outras. Além disso, o empreendimento oferece promoções e descontos especiais em determinadas épocas do ano, como na Black Friday e no Natal, o que torna a experiência de compras ainda mais atraente.

Outra atração do Shopping Cidade São Paulo é o Espaço Cultural, que promove exposições, palestras e eventos culturais ao longo do ano. A programação do espaço é gratuita e diversa, e costuma atrair tanto os turistas quanto os moradores da região.

O shopping também possui uma localização privilegiada, já que está próximo a outros pontos turísticos da Avenida Paulista, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o Parque Trianon. Além disso, o empreendimento está próximo de estações de metrô e pontos de ônibus, o que facilita o acesso dos turistas.

2. Casa das Rosas

casa das rosas

A Casa das Rosas é um ponto turístico localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, que atrai visitantes pela sua arquitetura, história e programação cultural.

Construída em 1935, a Casa das Rosas era originalmente uma residência particular, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Em 1986, o imóvel foi doado ao governo do estado de São Paulo e, a partir de então, passou a abrigar um centro cultural voltado à poesia e à literatura.

A fachada da Casa das Rosas chama a atenção pela beleza das rosas trepadeiras que cobrem as paredes e o telhado, o que lhe dá um charme especial. Já o interior do imóvel foi restaurado para manter a aparência original, com destaque para os vitrais e a escadaria que leva ao segundo andar.

O centro cultural oferece uma programação variada, que inclui exposições, oficinas, palestras e saraus de poesia. A Casa das Rosas conta ainda com uma biblioteca, que possui um acervo de mais de 35 mil obras de poesia, além de periódicos e publicações sobre literatura e cultura.

Um dos destaques da Casa das Rosas é o jardim, que é um oásis verde em meio à movimentada Avenida Paulista. Com árvores, bancos e um lago com carpas, o jardim é um lugar tranquilo e agradável para relaxar e contemplar a beleza do espaço.

A entrada para visitar a Casa das Rosas é gratuita, o que torna o centro cultural uma excelente opção para quem deseja conhecer um pouco da história e cultura de São Paulo. Além disso, o espaço oferece atividades para todas as idades e gostos, o que torna a visita ainda mais atraente.

1. Tokyo

tokyo balada

Descobrir um pouco da cultura japonesa sem sair de São Paulo é possível no Tokyo, um dos principais pontos turísticos da Avenida Paulista. O espaço é um centro de entretenimento que reúne gastronomia, cultura, música e arte inspirados no Japão.

O Tokyo possui um ambiente aconchegante e moderno, que reflete a atmosfera vibrante e tecnológica de Tóquio. O espaço é dividido em diferentes áreas, cada uma com uma proposta diferente. Na área gastronômica, é possível degustar pratos típicos da culinária japonesa em restaurantes como o Hiro, especializado em sushi, sashimi e pratos quentes, e o Kinka, que oferece uma variedade de pratos com frutos do mar.

A área de compras conta com lojas de artigos japoneses, como roupas, acessórios e artigos de decoração. Além disso, o Tokyo também possui um espaço cultural, que oferece exposições, eventos e atividades relacionados à cultura japonesa. Já a área de música é dedicada a shows ao vivo de artistas japoneses e de bandas de J-Pop e K-Pop.

O Tokyo também oferece serviços de beleza e estética, como cabeleireiro, massagem e estética facial e corporal. É possível ainda fazer cursos de língua japonesa, aprender a tocar instrumentos musicais típicos do Japão, como o shamisen e o taiko, e até mesmo experimentar o karaokê, uma das atividades mais populares no Japão.

O espaço do Tokyo é uma excelente opção de lazer e entretenimento para todas as idades e gostos. O ambiente agradável e divertido, aliado à gastronomia e cultura japonesa, faz do Tokyo um dos pontos turísticos mais visitados da Avenida Paulista.

A região também é famosa por seus eventos culturais e festivais. O Carnaval de Rua, que acontece anualmente na avenida, é um dos mais famosos do Brasil e atrai milhares de turistas. Além disso, a avenida também é palco de diversos eventos culturais, como a Parada do Orgulho LGBT+ e a Festa da Avenida Paulista.


Mirando cada vez mais alto, a CR chega na Avenida Paulista, em São Paulo, Nº 1842 – Cetenco Plaza Torre Norte – 2o andar – Conjunto 25. O Coworking Imóveis Crédito Real é uma forma inovadora de impulsionar corretores a conquistar sua franquia em até dois anos.

Em resumo, a Avenida Paulista é um destino turístico imperdível para quem visita a cidade de São Paulo. Com uma grande variedade de opções de entretenimento, cultura, gastronomia e compras, a avenida é um local dinâmico que oferece experiências únicas e inesquecíveis para os turistas.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!