Blog Imóveis Crédito Real

Seguro contra incêndio e contratações que protegem o lar

Na locação de um imóvel, muitas vezes, podem ser incluídos alguns serviços no contrato, como seguro contra incêndio, por exemplo. 

A obrigatoriedade da contratação do seguro contra incêndio está prevista no Código Civil e garante proteção em casos de fogo. 

Além disso, também existem alternativas para proteger os bens dentro do imóvel e muito mais. 

Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e conheça os principais seguros para o lar. Confira! 

Seguros para o seu lar 

A proteção do imóvel é de suma importância, ainda mais quando esse bem é locado para terceiros. Nesses casos, existem seguros obrigatórios e facultativos. 

Seguro contra incêndio 

A contratação do seguro contra incêndio em condomínios é obrigatória conforme o artigo 1.346 do Código Civil. Assim, em caso de problemas com fogo, estrutura e ambientes do condomínio serão protegidos.

Já em caso de locação, um seguro incêndio complementar será necessário. Ele irá garantir a proteção da unidade e sua estrutura em casos de problemas com fogo. 

Nessa situação, está previsto que cabe ao locador pagar esse serviço. Contudo, a responsabilidade pode ser transferida para o inquilino, em comum acordo, através do contrato de locação.  

Vale ressaltar que esse tipo de seguro só protege a estrutura do imóvel, não assegurando bens materiais dentro dos lares.

Seguro conteúdo 

Se o intuito é proteger os bens dentro do imóvel, como a geladeira nova, a televisão e demais itens, será necessário contratar o Seguro Conteúdo. 

Diferente do seguro contra incêndio, ele protege as coisas que estão dentro do lar. Contudo, não existe obrigatoriedade em sua contratação. Portanto, caso o imóvel seja alugado, fica a cargo do inquilino querer e arcar com esse tipo de proteção. 

Além disso, vale destacar que o seguro conteúdo não é somente para locatários. Se o imóvel é de moradia do proprietário, ele também pode contar com essa cobertura para ter mais segurança e tranquilidade.

Seguro residencial 

O seguro residencial é obrigatório em casos de locação e a lei permite que a responsabilidade pelo pagamento seja passada, por meio de contrato, para o inquilino. 

Esse seguro protege os donos e administradores de patrimônios contra possíveis incidentes que prejudiquem a integridade do imóvel. O Seguro Residencial assegura o bem em casos de incêndio, explosão e queda de raio. 

E em alguns casos, também conta com proteção contra furtos e roubos, além de assistências em casos de vazamentos e alguns problemas internos com o imóvel. 

Seguro do condomínio X Seguro residencial 

O Seguro condominial é obrigatório, consta em contrato e muitas vezes já tem o valor incluso na mensalidade do condomínio. Isso porque quem paga esse tipo de serviço são todos os condôminos, ou seja, quem mora no edifício. 

O seu objetivo é proteger as áreas comuns do condomínio. Portanto, assim como o residencial, tem o objetivo de assegurar financeiramente os bens em casos de prejuízos por conta de incêndios ou quedas de raio e explosões.

Aluguel em cena – Novembro 2022

Se você quer saber mais sobre seguro contra incêndio e demais contratações para proteção do imóvel, não deixe de conferir o Aluguel em Cena de novembro.

Assista ao vídeo sobre seguros para o seu lar e tire todas as suas dúvidas relacionadas a proteção contra fogo, de bens materiais e muito mais. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou outros temas relacionados ao mundo dos aluguéis? Mande suas perguntas para o e-mail juridico@creditoreal.com.br e nós ajudamos você.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!