Blog Imóveis Crédito Real

Psicologia das cores: ideias para a decoração de primavera

A psicologia das cores é o estudo referente às sensações que elas causam. É interessante para construção de artes, vendas e também para compor a decoração de interiores. 

Dessa forma, mesmo sem ser um expert no assunto, você pode se aventurar na paleta de cores da sua casa para trazer uma nova impressão ao ambiente. Além disso, com a chegada da primavera, oportunidades não vão faltar para fazer uma decoração mais viva em casa. 

Cores como laranja, amarelo, azul, verde e muitas outras podem ajudar seu lar a se tornar mais aconchegante, atraente e tranquilo. Para isso, basta compreender o que cada uma dessas alternativas significa e como implementar na decoração de primavera.

Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e saiba tudo sobre a psicologia das cores e como usar na sua decoração de primavera. 

psicologia das cores

O que é e como funciona a psicologia das cores 

A psicologia das cores faz uma relação direta com os sentimentos e sensações que determinadas combinações podem causar ao indivíduo. Isso acontece por conta de simbologias relacionadas a determinada cor e às impressões que cada uma delas promove. 

Um exemplo disso é o uso de combinações entre vermelho e amarelo em redes de fast foods, restaurantes e lanchonetes. Isso porque essas cores costumam se relacionar com sentimento de fome, fazendo com que os consumidores se sintam mais propícios a comprarem nesses estabelecimentos.

Outro exemplo é o uso de cores quentes, muito conhecidas por nos deixar mais dispostos, transmitindo alegria e força. Já as cores frias, por exemplo, costumam transmitir calma e tranquilidade. 

Cores da primavera para decorar seu lar 

Na hora de decorar a sua casa, usar a psicologia das cores pode ser uma excelente ideia para deixar o ambiente com uma determinada sensação. Isso pode ficar ainda mais interessante na decoração de primavera, já que essa época do ano nos remete a cores vibrantes. 

Pensando nisso, separamos algumas das principais cores da estação e seu significado para a decoração de interiores. Veja! 

Cor azul na decoração

A cor azul remete à tranquilidade, sendo uma alternativa quase terapêutica. Portanto, ela é ideal para decoração de ambientes de relaxamento e descanso. 

Uma boa ideia é usar a cor azul para decoração de quartos e salas de descanso. Também pode ser muito interessante para quartos infantis, trazendo mais conforto e tranquilidade às crianças na hora de dormir. 

Psicologia da cor laranja 

A cor laranja remete ao sentimento de entusiasmo, calor afetivo e fome. Portanto, é perfeita para decoração da sala de estar, de jantar ou da cozinha. 

Usar a cor laranja em ambientes de confraternização é uma boa ideia para construir um ambiente aconchegante e com excelentes vibrações. 

O uso de amarelo 

A cor amarela traz o sentimento de confiança, excelente para decoração de espaços de trabalho ou ambientes criativos já que remete a uma mente aberta para novas ideias. 

Contudo, o uso de amarelo com branco deve ser cauteloso. Essa combinação pode trazer sensações de insegurança e instabilidade. Essa cor é indicada para espaços com pouca luz e em tons claros. 

Decoração com verde 

O uso da cor verde traz sensação de frescor, limpeza e harmonia. Além disso, ela também ajuda a reduzir o estresse e aumentar a disposição no dia a dia. 

Excelente cor para ambientes como a cozinha, mas também pode ser uma boa alternativa para decoração de quartos de hóspedes, por exemplo. O ideal é usar essa cor combinada com outras, pois sozinha pode deixar o ambiente estático. O uso com branco ou cinza pode deixar sua casa elegante e superconfortável.

Kitchen island with marble surface, small bowl of cherries with bigger wooden bowl filled with strawberry, flowers in bucket and glass jar, green vintage cupboards full of different devices

Itens decorativos para decoração de primavera com a psicologia das cores

A psicologia das cores é uma alternativa interessante para pensar na sua decoração de maneira mais profunda e causar sentimentos positivos em quem mora no lar ou nos visitantes. Contudo, existem diversas maneiras de inserir essa técnica decorativa nos ambientes. 

Não é necessário apostar nas cores somente na pintura das paredes, mas itens decorativos como plantas, almofadas, quadros, tapetes e cortinas podem ajudar a construir um ambiente equilibrado. 

Cuidado com a escolha das espécies que vai usar na decoração, algumas plantas são venenosas para cães e gatos. Portanto, se tiver pets em casa, pesquise mais sobre o que pretende cultivar no seu lar. 

Não deixe de usar a psicologia das cores a seu favor durante a decoração de primavera e aproveite para criar ambientes vibrantes, repletos de otimismo e boas sensações. 

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!