Blog Imóveis Crédito Real

Inovações para condomínios: a infraestrutura do futuro

Com o processo acelerado de construção e os lançamentos imobiliários sempre em alta, criar inovações para condomínios e adequá-los às novas necessidades e expectativas dos futuros moradores requer criatividade, conhecimento e atenção às atualizações.

Espaço youtuber, espaço beleza, home office compartilhado, localização estratégica, habitação acessível e arquitetura verde são alguns dos diferenciais que vão passar a ser cada vez mais encontrados nos projetos residenciais. Continue lendo e descubra mais sobre eles!

Espaço youtuber

Profissionais que já usam ou têm planos de usar as redes sociais para manifestar a sua experiência precisam de um ambiente adequado para captar conteúdos para a internet. Assim nasceu a ideia do espaço youtuber!

A área comum reúne iluminação adequada, isolamento acústico, equipamentos de filmagem, cenário versátil, fundos instagramáveis e internet de alta velocidade. Com ela, moradores que investem na criação de conteúdo podem contar com um local totalmente exclusivo para isso, sem sair de casa.

Espaço beleza

É um ambiente equipado, basicamente, com bancadas, cadeiras, puffs, espelhos e iluminação adequada, tudo planejado para a realização de cuidados estéticos dentro do próprio condomínio.

Com a inovação, moradores e moradoras têm a facilidade de fazer cabelo, unha, maquiagem, sobrancelha, barba e outros serviços com profissionais que atendem a domicílio, sem que precisem enfrentar a correria e o movimento da rua.

Além disso, o espaço beleza também é uma alternativa e um incentivo para microempreendedores do condomínio gerarem renda, atendendo seus próprios vizinhos de apartamento. Aqui, vale destacar que os profissionais moradores só podem receber clientes de fora do condomínio se a convenção permitir.

Home office compartilhado

Morar e trabalhar no mesmo endereço é o presente e o futuro! O incentivo ao uso de coworkings é uma oportunidade de promover a sensação de comunidade e colaboração entre os moradores. Afinal, nessas salas de trabalho eles podem compartilhar interesses e colocar projetos em prática, sem precisar perder horas do dia com deslocamento.

Localização estratégica

Tempo é luxo! E é com base nisso que a localização do condomínio está no topo da lista de prioridades para a escolha da moradia.

Ter por perto o centro, trabalho, supermercado, academia, praça, shopping, padaria, restaurante, farmácia ou área verde, por exemplo, é um fator realmente decisivo. Com tudo isso “logo ali”, as pessoas têm uma melhor experiência de moradia e de rotina, economizando mais tempo e focando no próprio bem-estar.

Habitação acessível

Condomínios adaptados para idosos e para pessoas com deficiência estão cada vez mais em alta! Pensar no próprio futuro e no futuro dos pais, além da comodidade em caso de necessidades especiais, precisa ser uma prioridade para todos.

Para isso, as construções têm focado em áreas comuns com pistas de caminhada, academias adaptadas, minimercados, hortas comunitárias, elevadores amplos. E em áreas privadas com portas e corredores maiores e banheiros com medidas especiais, por exemplo.

Arquitetura verde

Viver perto da natureza faz bem para saúde e amplia a sensação de aconchego e bem-estar. Com isso, a arquitetura verde surge como um novo ponto de atenção para as construtoras e uma nova ferramenta de destaque para os condomínios, integrando elementos naturais, como paredes verdes, bosques e janelas grandes para otimizar o aproveitamento da luz solar.

Apostar em soluções sustentáveis também diferencia os projetos de arquitetura, então as inovações para condomínios também incluem investir, por exemplo, em tecnologias de economia de água, geração de energia e otimização da higiene das áreas comuns.

Conectividade

Para abranger entretenimento, compras e comodidades, os condomínios do futuro devem aprimorar as tecnologias que foram adotadas atualmente.

Instalar o sistema de automação, com acesso remoto à luzes, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, é uma possibilidade de valorizar residenciais recém-construídos. Além disso, oferecer novas soluções em entretenimento, como salas de cinema e de jogos equipadas com tecnologias à frente do tempo, é uma aposta que vale a pena realizar.

Segurança inteligente

Usar a tecnologia a favor da tranquilidade é mais uma forma de oferecer inovações para condomínios.

Sistemas de vigilância, controle de acesso, detecção de incêndios e outras formas de segurança avançada, com câmeras e sensores que permitem acompanhamento em tempo real, tendem a substituir ou aprimorar o trabalho de porteiros.


Além de aprender mais sobre inovações para condomínios e infraestrutura do futuro, confira:

> Ideias para condomínios: economia, conforto e sustentabilidade


Quais inovações para condomínios você adoraria vivenciar no futuro? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!