Blog Imóveis Crédito Real

Farroupilha: o berço da imigração italiana no RS

Terceira maior cidade da Serra Gaúcha, Farroupilha é conhecida como o berço da colonização italiana no RS, por ter recebido as primeiras famílias de imigrantes.

O município, vizinho de Caxias do Sul, maior cidade da região, fica a 110km de Porto Alegre.

História de Farroupilha

A história da cidade tem início em 1875, quando chegaram à região os primeiros imigrantes vindos de Milão, no norte da Itália. Assim, deram o nome de Nova Milano à localidade onde se instalaram.

Já nos anos seguintes, foi fundada também, nas proximidades, a comunidade de Nova Vicenza, por imigrantes de Trento e Treviso. Esses moradores vieram de outra colônia próxima e, vendo as potencialidades da região, escolheram o novo lugar para se instalar.

A partir daí, a região prosperou, favorecida também por Nova Vicenza estar no entroncamento das estradas para as colônias vizinhas. O que culminou com a instalação, em 1910, de uma estação de trem da ferrovia Montenegro – Caxias do Sul.

A estação Nova Vicenza, que passava entre Nova Milano e Nova Vicenza favoreceu o desenvolvimento da região, com os habitantes começando a se concentrar nos arredores dela. Isso fez com que a área urbana crescesse, enquanto as comunidades originais foram sendo reduzidas.

Passados mais alguns anos, com o progresso da região, as comunidades de Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha se uniram para emancipar o município. E assim, em 1934, Farroupilha nasceu a partir de áreas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro.

vinícola

O que fazer em Farroupilha?

Vinícolas

Assim como a região da Serra Gaúcha, Farroupilha é famosa pelas vinícolas. O que rendeu à cidade o título de Capital Nacional do Moscatel.

São muitas as vinícolas abertas para visitação, e uma das mais famosas é a Casa Perini. Além disso, também há a Adega Chesini, Cave Antiga, Adega Silvestri, Cooperativa Vinícola São João, Basso, Colombo, Tonini, entre outras.

salto ventoso

Parque Salto Ventoso

Um dos lugares mais bonitos da cidade, esse parque fica em uma área de mata nativa, com cachoeira, gruta, mirante e trilhas. Já foi cenário de filmes e novelas.

santuário nossa senhora do caravaggio

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio

O santuário, no interior do município, é um dos principais pontos turísticos de Farroupilha, sendo o maior templo devoto de Nossa Senhora de Caravaggio na Região Sul do Brasil. Sua principal celebração é a romaria que acontece em maio.

Parque dos Pinheiros

É uma das maiores áreas verdes em perímetro urbano no Rio Grande do Sul, com pistas de caminhada, playground, quadras de areia, bancos e muitas árvores, além de um lago.

Museu Casa de Pedra

Localizado na Vila de Nova Vicenza, fica em uma construção erguida por imigrantes italianos entre os anos de 1890 e 1896. Além de representar a arquitetura típica da época, possui um rico acervo que retrata a vida dos imigrantes e o passado da cidade.

É Patrimônio Histórico e Artístico do RS desde 1988.

Curiosidades sobre a cidade

– Quem nasce em Farroupilha é farroupilhense.

– De acordo com o IBGE (2022), a cidade possui 70.286 habitantes.

– Seu nome foi dado em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria celebrado no ano seguinte à emancipação do município.


Se você gosta de vinho, natureza e o clima típico da Serra Gaúcha, Farroupilha pode ser o seu novo endereço.

Acesse nosso site ou visite a agência Crédito Real de Farroupilha e escolha o lar dos seus sonhos com a gente.

AGÊNCIA FARROUPILHA

VENDAS

Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 238

creditoreal.com.br/farroupilha

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!