Blog Imóveis Crédito Real
faculdades do rio grande do sul

Quais faculdades do Rio Grande do Sul aceitam a nota do Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais provas de acesso ao Ensino Superior  que existem no Brasil. Para quem deseja ingressar nas universidades e faculdades do Rio Grande do Sul, usar a nota desse exame pode ser uma ótima ideia. 

As provas são realizadas para estudantes a partir do último ano do Ensino Médio. O estudante se inscreve pelo site e aguarda a data da realização dos exames. 

Com notas de 0 a 1.000, as provas são realizadas em dois domingos consecutivos e contam com questões de múltipla escolha e redação. O Enem pode ser feito quantas vezes o aluno quiser, mesmo que já tenha concluído o Ensino Médio há algum tempo. 

Para quem quer ingressar nas faculdades do Rio Grande do Sul, é possível usar a nota do exame para conseguir bolsas em universidades públicas ou particulares. O estado é onde nasceu a Crédito Real e, assim, você ainda consegue oportunidades rápidas e práticas para locação. 

Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e saiba tudo sobre as faculdades gaúchas e como usar a nota do Enem para conseguir uma vaga. Confira! 

Por que estudar no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro localizado no Sul do país, que faz fronteira com Uruguai, Argentina e Santa Catarina. Sua capital é Porto Alegre, cidade que possui a maior densidade demográfica. 

A região também apresenta uma economia forte, sendo a quarta maior do Brasil. Repleto de arte e cultura, é um excelente destino para quem quer qualidade de vida e educacional. Na Capital gaúcha, também encontramos a microrregião de Guaíba, excelente local para morar com máximo conforto!

Com muitas facilidades, você encontra oportunidades para estudar qualquer carreira no estado. Além disso, pode usar sua nota do Enem para garantir bolsas, descontos e muito mais. 

A boa notícia é que para quem deseja se mudar para o Rio Grande do Sul, pode contar com total apoio da Crédito Real na locação online e sem burocracias.

3 curiosidades sobre o estado gaúcho 

O estado gaúcho é repleto de qualidades e vantagens para quem quer estudar nas faculdades do Rio Grande do Sul. Por isso separamos alguns pontos interessantes sobre o lugar.

Estações definidas

Uma das qualidades do Rio Grande do Sul são as estações bem definidas. Ao contrário de outros destinos no país, quando estamos no verão, existe um verdadeiro calor característico da estação. Contudo, quando estamos no inverno, passamos por essa estação do ano sem folgas do frio. 

Diversidade do bioma

Além das temperaturas bem definidas na região, você ainda conta com uma extensa diversidade de biomas. Em Rio Grande do Sul, podemos encontrar tanto praias quanto campos. 

Por isso, se você gosta de curtir o mar ou se adora a natureza, no RS pode encontrar e desfrutar dos dois sem nenhuma dificuldade. A área verde também favorece a pureza do ar,  mais limpo e fresco. 

Cultura 

O Rio Grande do Sul é um destino repleto de cultura. Conta com museus como, por exemplo, a  Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em Novo Hamburgo, e a Fundação Iberê Camargo e o Museu do Futebol em Porto Alegre. Narrando a história local e interesses gaúchos, em diversas cidades você pode encontrar atrações turísticas imperdíveis. 

Um exemplo disso é Gramado, um dos destinos turísticos mais cobiçados no país. Repleta de gastronomia e arquitetura, está a apenas 120 km de Porto Alegre, capital do estado. 

Cidades gaúchas para estudar 

Se você pretende estudar nas faculdades do Rio Grande do Sul, deve se perguntar em qual cidade escolher a universidade, não é mesmo? Nesse caso, separamos as duas mais cobiçadas. 

Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul é referência em economia e possui maior desenvolvimento também. Nela você encontra diversas universidades particulares e públicas para usar a nota do Enem. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo, está no ranking das melhores universidades no Brasil.

Santa Maria

Outra cidade que você pode escolher estudar é Santa Maria. Na cidade, você encontra diversas instituições de Ensino Superior e ainda pode morar em uma região tranquila, mas movimentada. 

Excelente destino para estudantes, o centro da cidade é repleto de tudo aquilo que você precisa: farmácias, mercados, padarias, restaurantes, bares, entre outras facilidades. 

Nota de corte das faculdades do Rio Grande do Sul

As notas de corte nas faculdades do Rio Grande do Sul são relativamente altas. 

Esses dados são de extrema importância para o estudante que pretende fazer sua graduação no estado. A universidade mais popular é a UFRGS, em Porto Alegre, sendo uma das principais do Sul do país. 

Usando o Sisu, por exemplo, a UFRGS possui notas de corte a partir de 746, a depender do curso. Para quem quer cursar medicina, a nota de corte é uma das mais altas, sendo 794 em 2022. 

Além disso, a UFSM, de Santa Maria, conta com nota de corte o Sisu a partir de 631. Já para o curso de Medicina, a nota de corte ficou em 802 em 2022.

Faculdades do Rio Grande do Sul que aceitam nota do Enem 

Para quem quer estudar nas faculdades do Rio Grande do Sul, uma boa notícia: o que não faltam são instituições que aceitam a nota do Enem. 

Nas particulares, a grande maioria já faz uso das notas do exame para ingressar no curso superior. 

Já para quem quer estudar nas públicas, grande parte das universidades também aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. Dentre elas, podemos destacar: 

  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre;
  • Universidade Federal do Pampa – Unipampa;
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Pelotas;
  • Universidade Federal de Santa Maria;
  • Universidade Federal do Rio Grande;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluguel no RS é na CR

Se você quer estudar no estado e procura uma boa oportunidade de moradia, não deixe de procurar na Crédito Real. Contamos com imobiliárias em todo o Rio Grande do Sul, nas principais cidades como Porto Alegre, Gramado, Canoas, Santa Maria e diversos outros destinos.

Assim podemos te ajudar a encontrar as melhores alternativas no Rio Grande do Sul, com soluções práticas como o Aluga Fácil, uma excelente oportunidade para facilitar a vida de estudantes que querem morar no estado gaúcho. 

Com o Aluga Fácil você  não precisa de fiador, caução ou seguro fiança. Os processos são feitos totalmente online e sem burocracia!

Além disso, ainda contamos com condições incríveis para locação de imóveis, aplicativo para facilitar o acesso às informações do seu aluguel e muito mais!


Vai morar no RS? Acesse o site e encontre seu imóvel na CR.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!