Blog Imóveis Crédito Real

Casa no inverno: cuidados para se aquecer no frio

Estamos em agosto, faltando um mês para acabar o inverno, e sempre é hora de alertar sobre um grande risco da época: o monóxido de carbono (CO).

No frio, tomar um banho com a temperatura perfeita e ficar diante do calor de uma lareira é quase um desejo universal. E chocolate quente, fondue ou sopa, por exemplo, deixam o combo para curtir a casa no inverno ainda mais especial! 

Acontece que todo esse aconchego pode representar perigo para quem não conhece ou subestima os efeitos do monóxido de carbono. Você sabe o que é isso?

O que é o monóxido de carbono?

O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro, altamente tóxico para humanos e animais. É produzido pela queima de produtos combustíveis, como gás, gasolina, querosene, carvão, petróleo ou madeira. Em casa, aquecedores de água a gás, estufas, lareiras e fogões de cozinha, caso não estejam instalados de forma adequada e funcionando perfeitamente, também podem gerar a concentração do CO.

Quais são os efeitos do gás?

Caso o CO não seja liberado para fora e fique concentrado no ambiente, dependendo do tempo que for aspirado, causa desânimo, enjôo, dor de cabeça, confusão mental, desmaio e até a morte. 

Mulheres grávidas, bebês, crianças e pessoas adultas com anemia, problemas cardíacos ou problemas respiratórios podem ser ainda mais sensíveis ao gás.

Como evitar acidentes em casa no inverno?

Os equipamentos utilizados para manter o conforto dentro de casa no inverno, como lareiras e aquecedores, são, sim, seguros e garantem muito mais aconchego para os dias frios. No entanto, a instalação, a manutenção e a utilização corretas  são cruciais para a segurança de pessoas e pets da família.

COM LAREIRAS

Em primeiro lugar, existem lareiras de vários tamanhos e formas de abastecimento. Devido à estética ou à praticidade, as lareiras favoritas costumam ser as que utilizam lenha ou álcool.

Lenha

A lareira que utiliza lenha é o tipo mais tradicional e conhecido. É feita de concreto, alvenaria ou metal, requer mão de obra especializada e precisa de chaminé ou duto de exaustão para a saída da fumaça.

Essa área específica para a saída da fumaça deve ser limpa a cada estação, preferencialmente por um profissional especializado. Ninhos de passarinhos ou casas de insetos podem ser construídos bem na chaminé, obstruindo o caminho e gerando o refluxo da fumaça que, além de desagradável, é tóxica.

Armazenar a lenha longe do fogo e observar a sua procedência na hora da compra também é imprescindível, pois a lenha tratada, que possui produtos químicos, pode largar substâncias nocivas para a saúde.

lareira a lenha casa no inverno

Álcool

A lareira ecológica é a que precisa de álcool para funcionar, dispensando o uso da lenha, de obra e de chaminé. Para fazer a instalação, basta encaixar o queimador de inox em uma base de alvenaria ou até em algum móvel resistente ao calor. Elas também podem ser encontradas em modelos portáteis, superpráticos e charmosos.

Para acendê-la é necessário adicionar um álcool específico na abertura do queimador, utilizando um isqueiro longo como forma de evitar queimaduras nas mãos. No entanto, uma recomendação valiosíssima é nunca acrescentar mais álcool enquanto a lareira estiver acesa e, depois de apagada, esperar esfriar para adicionar álcool novamente, caso queira manter o fogo por mais tempo. Além disso, apesar de produzir quantidades reduzidas de CO, manter o ambiente arejado é fundamental.

lareira a alcool casa no inverno

COM AQUECEDORES

Até na hora de escolher um imóvel, a comodidade de ter água sempre quentinha no chuveiro e na torneira, independentemente do funcionamento da energia elétrica, é prioridade para muita gente. 

Então, quem tem ou pretende ter um aquecedor a gás precisa saber que a correta instalação do equipamento e a manutenção preventiva são as principais recomendações para evitar acidentes envolvendo monóxido de carbono.

Com a casa mais fechada nos dias frios, a queima dos aquecedores também produz o gás que, se não for liberado para fora do ambiente através do duto de exaustão, pode causar acidentes irreparáveis.

É claro que um aquecedor a gás instalado conforme as normas de segurança vai trabalhar do jeito que deve trabalhar, ou seja, sem acumular monóxido de carbono no ambiente. Porém, infelizmente é comum encontrar aquecedores tradicionais posicionados em locais fechados, como banheiros, por exemplo, ou sem o duto de exaustão.

Para casos de pouco espaço disponível, o ideal é investir em aquecedores a gás de fluxo balanceado, feitos especialmente para locais sem ventilação.

aquecedor a gás casa no inverno

INVISTA EM DETECTORES DE MONÓXIDO DE CARBONO

Eles podem, de fato, salvar a vida de quem quer aquecer o corpo e a casa no inverno. Existem vários tipos de detectores de CO. Eles têm, basicamente, um sensor que mede o teor de gás no ambiente. Caso a quantidade esteja alta ou até ligeiramente aumentada, pelo menos o suficiente para afetar o bem-estar, o detector emite um alarme sonoro para informar imediatamente sobre a ameaça.

Pesquise os tipos e os diferenciais de cada marca e selecione um para a sua casa. Além de deixar o ambiente arejado, verificar a ventilação e manter a manutenção dos equipamentos sempre em dia, ter o detector instalado é essencial.


Em resumo, independentemente da alternativa que você usa para afastar o frio de casa no inverno, a precaução é o maior segredo. Afinal, com fogo (e com gás) não se brinca.

Tenha isso em mente e comente com as pessoas que você sabe que também amam o aconchego de um lar bem quentinho no inverno.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!