Blog Imóveis Crédito Real
Síndico de condomínio

O papel do síndico do condomínio e suas habilidades

Entenda quem pode ser síndico do condomínio e quais são os atributos necessários para exercer a função.

O síndico é o representante e responsável legal pelo condomínio, ou seja, aquele que precisa exercer diversas funções, tais como o gerenciamento de contas e gastos e a mediação de conflitos.

Saiba quem está apto a se candidatar a este papel e quais são as habilidades necessárias para ser um bom administrador condominial.

Afinal, quem pode ser síndico do condomínio?

Condôminos podem ser candidatos ao serviço. Além disso, é possível contratar um síndico profissional. Dessa forma, você tem a certeza de que está contratando um profissional treinado e capacitado.

Habilidades e características

Honestidade em primeiro lugar

O síndico deve ser uma pessoa honesta, pois é o responsável por gerir as finanças do condomínio, entre outras funções que demandam transparência. Precisa fazer a prestação de contas corretamente e ter entendimento no uso de recursos.

Ademais, é necessário que a pessoa esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e apresentar documentos e comprovantes.


Paciência sempre

Lidar com outras pessoas requer paciência e resiliência – ocorrerão conflitos dentro do condomínio e cabe ao síndico resolvê-los da melhor forma possível, para construir relações pacíficas e saudáveis.


Organização e planejamento

Muitas vezes o síndico precisa lidar com inúmeras demandas simultâneas e, por isso, deve ser uma pessoa organizada. São assinaturas, comprovantes, atas de assembleias, impostos a pagar e tantas outras atividades que requerem planejamento e cuidado com os detalhes.

Nessa hora, a tecnologia pode ser uma grande aliada do gestor condominial, pois existem aplicativos e sites criados especialmente para organizar as tarefas diárias ou mensais, como o nosso app Conecte-se.


Excelente comunicação

É importante que o síndico mantenha uma excelente comunicação entre funcionários e condôminos, a fim de demonstrar que está atento ao que acontece no condomínio e que se preocupa com todos

Ainda mais, cabe ao gestor condominial manter uma postura aberta ao diálogo e saber lidar com sugestões e críticas.


Liderança para gerir

Ser líder em um condomínio significa conhecer a fundo os seus colaboradores e condôminos. Também precisa saber como lidar com as situações que possam surgir, como discussões em assembleias e a tomada de decisões que evitem problemas futuros.

Você é síndico e não sabe como fazer a gestão? Sabia que a CR pode auxiliar nesse processo? Solicite um orçamento com a assessoria de quem entende.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!