Blog Imóveis Crédito Real
5 pequenos consertos fáceis de fazer

5 pequenos consertos fáceis de fazer

O primeiro passo para a independência doméstica é saber realizar alguns pequenos consertos sem precisar pedir ajuda, e por isso mesmo estamos aqui para te passar algumas dicas de pequenos consertos fáceis para você saber fazer no seu dia a dia.

Com o conhecimento e as ferramentas certas, alguns reparos são simples de fazer por conta própria. Assim você ganha tempo e ainda economiza, evitando ter que chamar um profissional para resolver.

Veja como fazer alguns consertos, instalações e reparos fáceis aí na sua casa.

5 pequenos consertos fáceis de fazer
Woman working on the under construction business.

Furos na parede

Para pendurar quadros, prateleiras ou o que mais precisar para sua decoração ou praticidade, você precisará furar as paredes.

No caso de coisas leves e pequenas, a opção mais simples é usar prego e martelo. Basta escolher o local e martelar o prego até que fique bem firme para pendurar o seu quadro.

No entanto, se for algo mais pesado, como um quadro grande ou uma prateleira, é hora da furadeira, além de parafusos e buchas.

Se for necessário mais de um furo, a primeira coisa é alinhar e marcar as posições na parede, com a ajuda de um nível e uma régua ou fita métrica.

Para furar a parede, é preciso mãos firmes e muito cuidado. Posicione a furadeira em um ângulo reto, enquanto você deve ficar atrás dela se possível, para ter mais força.

O tamanho da broca que você vai utilizar depende do tamanho da bucha. A dica é começar com a broca um número menor que a bucha. Depois, se necessário, é só trocar pela broca maior para aumentar o buraco.

Outra dica, para evitar bagunça, é prender uma sacola aberta logo abaixo de onde você fará o furo, para que o pó da parede não caia no chão.

Após fazer o buraco, é só encaixar a bucha e colocar o parafuso com a ajuda de uma chave de fenda.

Trocando torneiras

Se você quer trocar uma torneira, seja por algum problema existente ou apenas por uma mais nova, isso é muito fácil de fazer.

Em primeiro lugar, feche o registro de água da casa. Se a torneira estiver na parede, basta girá-la até que ela saia. Na torneira nova, dê três ou quatro voltas de fita veda rosca no encaixe e coloque na parede, girando no sentido contrário até ficar bem firme. Se por acaso ficar vazando, é só repetir o processo com um pouco mais de fita veda rosca.

Já se a torneira estiver na pia, basta girar a rosca que fica abaixo dela, dentro do móvel, até que a torneira solte. Então é só colocar a nova no lugar, girando a rosca no sentido contrário. Nesse modelo, que geralmente já conta com vedação, não é necessário usar veda rosca.

Troca de interruptor

A primeira etapa antes de trocar uma tomada ou mexer em qualquer coisa que use energia elétrica é desligar o disjuntor.

Com uma chave de fenda, remova os parafusos da capa da tomada. Dependendo do modelo, pode ser necessário remover mais dois parafusos na parte interna, soltando da parede. Depois é só desconectar os fios na parte de trás da tomada.

Em seguida, para instalar a tomada nova, basta repetir o processo na ordem contrária. Primeiro você conecta os fios, um de cada lado. Então é preciso fixar na parede, colocando novamente os parafusos das partes interna e externa, conforme o modelo.

Caso a sua tomada tenha 3 fios, o verde é sempre o aterramento e deve ficar na conexão do meio.

Consertos de pequenos buracos

Tirou um prego ou um parafuso e não quer deixar aquele buraco aberto na parede? Sem problemas. Só o que você precisa é uma espátula e um pouco de massa corrida.

Primeiro, para remover a bucha da parede, coloque um parafuso e puxe com cuidado até sair.

Depois, coloque um pouco de massa corrida dentro do buraco e alise com a espátula, tirando os excessos. No dia seguinte, após secar bem, vale colocar mais um pouco de massa corrida caso não tenha ficado bem nivelado.

Consertos de chuveiro: troca da resistência

Mais uma vez, a primeira coisa ao mexer com energia elétrica é desligar o disjuntor.

Cada chuveiro tem o seu jeito de fazer, mas nos mais simples basta retirar a parte de baixo para acessar a resistência, que fica encaixada. Então é só trocar a resistência queimada por uma nova.

Na dúvida, siga as instruções na embalagem do chuveiro ou da resistência.

Importante: depois de instalado, e ainda com a energia desligada, abra o registro e deixe sair um pouco de água, para encher a caixa do chuveiro. Isso evita que a resistência queime ao ligar com a caixa interna vazia.

Depois disso pode religar o disjuntor e usar normalmente.


Pronto! Agora você já sabe como fazer alguns consertos simples para se virar por aí. Mas lembre-se, na dúvida, chame sempre um profissional da sua confiança.

Quer mais dicas para a casa? Confira mais dicas práticas em nosso Pinterest .

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!