Blog Imóveis Crédito Real

Condomínio pode adquirir imóvel para construir ou ampliar áreas?

Estacionamento, academia, salão de festas, piscina, quadra… A ampliação ou a construção de áreas comuns como essas é um desejo recorrente de muitos condôminos. Nessas horas, o síndico sempre é questionado se o condomínio pode adquirir imóvel, como, por exemplo, aquele salão que está à venda bem ao lado do prédio ou o terreno disponível nos fundos.

Por não ter personalidade jurídica, um condomínio edilício possui oportunidades restritas de negociação. Dessa forma, conforme o entendimento jurisprudencial, é vetada a aquisição de bens que estejam além do objetivo da existência do condomínio.

Todos os condôminos devem aprovar a compra

De acordo com o artigo 1.343 do Código Civil Brasileiro, “a construção de outro pavimento, ou, no solo comum, de outro edifício, destinado a conter novas unidades imobiliárias, depende da aprovação da unanimidade dos condôminos.” Isso significa que, caso surja a possibilidade, a decisão de adquirir um terreno vizinho para ampliar ou construir áreas comuns precisa ser aprovada por absolutamente todos os condôminos, estando em harmonia com a lei.

Imóveis adjudicados podem ser vendidos

Em caso de falta de pagamento da cota condominial, o condomínio pode adjudicar o imóvel, ou seja, receber a “devolução” do bem. No entanto, essa iniciativa deve ser analisada com muita cautela, porque a dificuldade para realizar o registro do imóvel é algo que pode acontecer.

Levando isso em conta, o condomínio deve, preferencialmente, vender a unidade residencial adjudicada. Dessa forma, o valor da negociação pode ir para o caixa, já que a cota condominial precisou, em algum momento, ser aumentada devido à inadimplência.

Condomínio pode adquirir imóvel para construir? | Condomínio em Foco – Março de 2023

Na edição mais recente do Condomínio em Foco, programa mensal da CR publicado sempre na última terça-feira do mês, o assunto foi a aquisição de imóveis pelo condomínio. Então clique aqui e assista ao vídeo “Condomínio pode adquirir imóvel para construir? na íntegra.


Ficou com dúvidas ou tem algum caso que precise de uma avaliação mais detalhada? Deixa com a CR! Envie um e-mail para juridico@creditoreal.com.br, que a gente ajuda você a resolver.

Inscreva-se em nosso canal e confira outros conteúdos sobre o universo dos condomínios.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!