Blog Imóveis Crédito Real

Seguro condominial: entenda as obrigatoriedades e responsabilidades

O seguro condominial foi o tema do Condomínio em Foco deste mês, com a presença do gerente de seguros gerais da Mapfre Seguros Marcelo Damo, que explicou tudo sobre os pontos obrigatórios, responsabilidades e tipos de cobertura. Para você que não conseguiu comparecer ao evento, confira um resumo:

Seguro condominial é medida obrigatória

Segundo o nosso Código Civil, Art. 1.346, “É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.” Além disso,trata-se de uma questão de responsabilidade civil manter o patrimônio dos condôminos protegido.

O síndico é o responsável pela contratação

Cabe ao síndico a contratação do seguro, levando em conta os valores e o rateio que serão cobrados na taxa de condomínio. Além de tudo, o síndico também deve, no papel de responsável do condomínio, divulgar e repartir a informação com os moradores durante as assembleias que possam existir ao longo do ano.

Tipos de seguros

A Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP) regulamentou em 2010 duas formas de contratação: cobertura simples, que garante a cobertura de incêndios, queda de raio, explosão e implosão, podendo adicionar outros itens; e a cobertura básica ampla, que cobre todos os danos da básica e mais uma série de coberturas, como desmoronamento, alagamento, vendaval.

A vantagem da segunda é que a cobertura para os sinistros garante o valor da cobertura de reposição do prédio. Isso significa que, sendo o valor do prédio x, o valor para reparo causado por um alagamento também será x. Já na cobertura simples, o síndico pode contratar um valor y, que não necessariamente irá cobrir o valor e a reposição total do prédio.

Em casos de indenização, o valor ficará limitado ao estipulado. Cabe às seguradoras apresentarem as duas situações ao síndico, para que ele decida qual modelo atende melhor às necessidades do condomínio.

Manutenção é fundamental

Manter o condomínio em dia com os reparos e manutenções necessárias é imprescindível antes de contratar qualquer seguro. Assim, se o empreendimento estiver em dia com as normas de segurança, como PPCI, situações que podem botar a vida de pessoas em risco serão evitadas.

O seguro para o seu condomínio já está garantido? Solicite uma cotação para o seu seguro condominial com a Crédito Real.  Os síndicos e demais profissionais podem participar das discussões mais importantes em relação aos condomínios no Condomínio em Foco, que retoma suas edições no ano que vem. Acompanhe, também, pelo nosso blog.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!