Com as temperaturas mais baixas, é normal que o ritmo de crescimento das plantas desacelere. Afinal, elas também sentem o frio. Mas com cuidados simples dá pra manter as plantas no inverno saudáveis e bonitas.
Confira algumas dicas pro seu cantinho verde em casa não perder o brilho até a primavera, seja em vasos, na sacada ou no jardim.

Reduza a frequência da rega
No inverno, o solo demora mais pra secar. Assim, suas plantas não precisam ser regadas com a mesma frequência de épocas quentes.
A dica é, antes de molhar, tocar a terra com o dedo. Se ainda estiver úmida, aguarde mais um pouco. O excesso de água pode causar fungos e apodrecer as raízes, principalmente em vasos sem uma boa drenagem.
Outra dica é regar pela manhã, pra que a planta não passe a noite com umidade em excesso, justamente quando as temperaturas baixam.
Aproveite a luz natural
Com os dias mais curtos e o sol mais fraco, é importante garantir que as suas plantas recebam luz solar suficiente. Por isso, sempre que possível as plantas no inverno devem ficar perto das janelas ou sacadas com boa iluminação natural.
Nada de deixar suas plantinhas num canto escuro da sala, principalmente se você passa o dia fora, com a casa fechada.
Proteja contra o frio
Por outro lado, algumas espécies, como lírios, begônias e a maioria das orquídeas cultivadas no Brasil, são mais sensíveis às baixas temperaturas e ao vento. Nesse caso, não adianta deixá-las no sol, mas também no frio.
Assim, o ideal é colocar as plantas dentro de casa ou em áreas cobertas, principalmente à noite. Também evite deixar essas plantas em contato direto com o chão gelado. Use suportes ou bases de madeira para isolar do frio.
Se não for possível tirar as plantas do ambiente externo, e a previsão marcar muito frio e possibilidade de geada, vale proteger as plantas com TNT ou outro tecido leve.
Faça somente podas leves
As plantas no inverno não precisam de grandes podas. Apesar disso, podas leves são bem-vindas, retirando galhos secos, folhas amareladas ou partes machucadas.
Dessa forma a planta consegue direcionar sua energia para os ramos saudáveis, sobrevivendo mais facilmente ao frio.
Plantas no inverno: espécies que gostam do frio
Apesar de boa parte das plantas não gostarem nada do inverno, algumas espécies se desenvolvem bem nessa época. Veja alguns exemplos:
- Babosa
- Hortênsia
- Alecrim
- Buxinho
- Cacto orelha-de-coelho
- Lavanda
- Azaleia
- Copo-de-leite
- Tulipa
- Jasmim de Inverno
- Camélia
Plantas no inverno: seu cantinho verde o ano todo
Cultivar plantas, mesmo no inverno, é um convite a cuidar da casa com carinho. Afinal, um cantinho verde traz aconchego e conexão com a natureza, mesmo quando, com o frio, não dá vontade de sair de casa.
E com as dicas certas, você consegue manter suas plantinhas saudáveis até a próxima estação. Depois, quando o verão chegar, é só voltar aqui e aprender também como cuidar das plantas no calor.
Leia mais:
> Como cuidar das plantas durante uma viagem: 5 dicas essenciais
> Urban Jungle: veja as melhores plantas para cultivar em casa
> Plantas venenosas para cachorros e gatos, cuidados necessários e muito mais
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!