Blog Imóveis Crédito Real

O Síndico e a arte de liderar

Administrar um condomínio é como conduzir uma pequena empresa, é necessário ter cuidados que devem ser tomados e responsabilidades que devem ser cumpridas. Tudo isso de acordo com leis e com conhecimento em administração e contabilidade. 

Além disso, para exercer a função de síndico é preciso saber lidar com problemas do condomínio, ser um bom ouvinte, comunicador e humilde. Essas ações irão transformar você em um bom líder.

E foi pensando nisso que a Crédito Real, em parceria com a Click Síndico, no dia 30 de abril, promoveu a palestra “O síndico e a arte de liderar”, ministrada pela palestrante Ariane Padilha, consultora da Fator G, gerente de condomínios, psicóloga, síndica profissional e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Confira abaixo a entrevista concedida à Crédito Real pela palestrante:

Crédito Real: Antes de alguém querer se tornar síndico, quais as principais qualidades, habilidades ou funções que a pessoa tem que pensar antes de assumir essa responsabilidade?

Ariane: Ser síndico é uma das atividades em que o profissional deve ter mais conhecimento multidisciplinar. São vários ramos de conhecimento que ele deve ter.

Além disso, é fundamental desenvolver algumas habilidades, como comunicação, liderança, capacidade de se relacionar com as pessoas, relacionamento interpessoal e capacidade de atuar sob pressão. Tudo isso é fundamental para o síndico ter. É fundamental desenvolver habilidades comportamentais.

Crédito Real: Ser um líder é uma atividade que exige muitas responsabilidades, ainda mais quando se lida com os lares e pessoas. Qual conselho você daria para alguém que está com dificuldade em gerir um problema no condomínio?

Ariane: Quando temos algum problema, eu sempre aconselho conversar com alguém, buscar conselhos de pessoas que atuem na mesma área, para que você tenha uma outra visão. É fundamental que o síndico tenha uma preparação prévia para lidar com o problema e já ter desenvolvido as habilidades de atuar sob pressão.

E a questão da resiliência é fundamental, tentar enxergar na dificuldade uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Meu conselho principal seria: buscar informações em fontes confiáveis e conselhos com alguém da própria área. 

Crédito Real: Qual é o principal foco que o síndico deve ter para resolver os problemas de forma rápida e objetiva pensando nas pessoas e convivência entre elas?

Ariane: Dependendo do problema é ideal que o síndico busque meios legais para resolver o problema. Por exemplo, em situações extremas é fundamental que o profissional tenha muito cuidado antes de se expor.

No caso de briga entre vizinhos e conflitos, a primeira coisa a ser feita é tentar sempre resolver as coisas com diálogo, tentar uma negociação. O papel do síndico é ser um mediador e um pacificador de conflitos.

Crédito Real: O síndico tem um papel importante para convivência dos moradores e em muitos momentos se vê cheio de questões para resolver. Que conselhos de gestão você daria para um síndico que está com excesso de problemas?

Ariane: Não existe gestão sem liderança, metodologia e conhecimento. Para fazer uma gestão qualificada é necessário que tenha conhecimento técnico do condomínio, legislação, infraestrutura e tudo que engloba no dia a dia do local.

Um síndico não pode fazer gestão sem planejamento prévio. Caso contrário, o síndico vai ficar apagando incêndio o tempo inteiro. E se tem excesso de problemas para resolver é porque provavelmente está tendo falta de planejamento na gestão dele. 

Crédito Real: Como essa pessoa pode desenvolver a sua liderança no condomínio?

Ariane: É fundamental que o síndico queira ser um bom líder, estando sempre atento nas questões do condomínio. Líder não é querer mostrar autoridade e nem querer mostrar que é o dono do condomínio, o bom líder requer muita humildade e disponibilidade de querer fazer o melhor para os outros.


A Crédito Real tem uma equipe especializada para dar todo suporte para o seu condomínio. Dúvidas entre em contato em: condominios@creditoreal.com.br.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!