Quando as temperaturas caem, nada melhor do que ficar em casa, curtindo um ambiente quentinho e aconchegante. Acontece que, muitas vezes, manter a casa quente no inverno pode ser um legítimo desafio. Se esse é o caso por aí, saiba que, com alguns cuidados simples, você consegue deixar o seu lar confortável sem gastar muito.
Neste texto, confira um guia prático com dicas fáceis de aplicar no seu dia a dia, ajudando você a aproveitar a estação mais fria do ano com mais bem-estar e conforto térmico.
Como transformar a sua casa no refúgio perfeito para o inverno
1- Cuide da vedação das portas e janelas
O primeiro passo para manter a casa quente no inverno é impedir que o ar frio entre nos ambientes. Muitas vezes, frestas em portas e janelas deixam escapar todo o quentinho e trazem correntes geladas para dentro de casa.
Para evitar isso, você pode usar fita isolante, vedadores de porta ou até mesmo panos e mantas para fechar esses espaços. Uma solução prática são os rolos de espuma autoadesiva para janelas, que evitam a perda térmica sem comprometer a estética.
2- Aproveite a luz do sol
A luz solar é uma fonte natural (e gratuita) de calor. Abra as cortinas e persianas nos horários em que o sol bate diretamente nas janelas e deixe a luz aquecer naturalmente o ambiente. E, ao anoitecer, feche tudo para conservar o calor dentro de casa.
3- Invista em tapetes e cortinas pesadas
Ambientes com piso frio, como porcelanato ou cerâmica, perdem calor rapidamente. Para evitar isso, aposte em tapetes ou mantas no chão, especialmente nos quartos e salas. Eles deixam o ambiente mais acolhedor e ainda protegem seus pés do frio.
As cortinas também têm dupla função: além de decorar, isolam termicamente o ambiente. Se trocar as cortinas leves por pesadas, prefira tecidos como veludo, sarja ou blackout, que funcionam como barreiras contra o vento e a perda de calor.
4- Deixe a decoração mais aconchegante
A decoração também favorece a sensação de casa quente, confortável e aconchegante no inverno. Para isso, espalhe mantas sobre sofás e poltronas, troque as capas das almofadas por versões mais encorpadas e use colchas grossas nas camas. Nesse caso, tecidos como lã, flanela e veludo são uma ótima pedida.
Outra dica é usar iluminação amarelada nos ambientes, pois as lâmpadas de tom quente deixam a casa mais convidativa e acolhedora nos dias frios.
5- Prepare o guarda-roupa
Sabe aquela pressa da manhã para encontrar a roupa e parar logo de passar frio? Reorganize o guarda-roupa e deixe à mão as roupas adequadas para a estação: casacos, cachecóis, blusas e calças térmicas, luvas e meias grossas.
Para isso, clique aqui e aprenda a guardar tricôs, jeans e couros, por exemplo, e evitar danos na estrutura dos tecidos.
Mais do que um espaço para morar, casa é um refúgio para viver bem em qualquer estação do ano. E com cuidados simples, sem precisar gastar muito ou enfrentar complicações, você pode transformar a sua no melhor lugar do mundo para enfrentar do inverno ao verão.
Se quiser ir pra um endereço com melhor posição solar, lareira, ar-condicionado ou outros confortos para os dias de frio, fale com a nossa equipe e descubra as melhores opções para você e sua família.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!