Blog Imóveis Crédito Real

Imposto de Renda e Airbnb: empresa envia dados para a Receita

Quem recebe valores referentes a aluguéis de imóveis precisa incluir esses números na declaração. Entretanto, quando o assunto é Imposto de Renda e Airbnb, muita gente ainda tem dúvidas se também precisa incluir os valores desse tipo de aluguel.

Nesse sentido, a empresa, conhecida pelos aluguéis por temporada via aplicativo, informou que enviou à Receita Federal os dados de proprietários que realizaram negociações na plataforma de 2020 a 2024.

Imposto de Renda e Airbnb

Mais fiscalização

Antes isento desse envio de dados, que é obrigatório para as imobiliárias através da Dimob, o Airbnb atendeu à solicitação da Receita para enviar.

Assim, a empresa também recomendou aos proprietários que incluam nas suas declarações todos os ganhos recebidos com a reserva de acomodações na plataforma.

Entre os dados enviados, estão nome, CPF ou CNPJ, endereços, ganhos financeiros e informações de pagamentos. Ou seja, tudo que é referente às transações envolvendo proprietários no Brasil.

Rendimentos tributáveis

É importante destacar que rendimentos de aluguel por temporada em plataformas como Airbnb e Booking, por exemplo, não possuem tributação diferente do aluguel tradicional.

Assim, também são considerados rendimentos tributáveis, devendo ter o recolhimento do imposto pelo carnê-leão.

Dessa forma, do mesmo modo que nos aluguéis tradicionais, os valores do carnê-leão podem ser importados diretamente para a declaração, facilitando o processo.

Na declaração, as informações de aluguel ficarão na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior” ou “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, dependendo do tipo de locatário.

Imposto de Renda e Airbnb: como consultar as informações

Para saber os rendimentos obtidos através da plataforma, os proprietários podem acessar as informações diretamente no perfil no Airbnb.

Nesse sentido, basta entrar em “Vou hospedar”, depois em “Menu” e em “Ganhos”, onde o extrato estará disponível.

Quer saber mais? Leia também:

> Imóveis no Imposto de Renda 2025

Fique atento, o prazo para enviar sua declaração vai até 30 de maio de 2025.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!