Na hora de chegar em casa, também é preciso ficar de olho na segurança. Assim, guardar o carro na garagem é uma etapa que exige atenção e cuidado.
Continue a leitura e confira algumas dicas para deixar a sua garagem mais segura, seja em casa ou no condomínio, reduzindo riscos ao chegar ou sair do seu lar.

Boa iluminação
Em primeiro lugar, um aspecto básico é a luz. Isso porque ambientes com pouca iluminação dificultam ver e identificar quem está no local, sendo um chamariz para pessoas com más intenções.
Assim, a recomendação é instalar lâmpadas com sensor de presença, que economizam energia e iluminam o local quando necessário.
Além disso, também é importante verificar se a entrada, as áreas de manobra e o interior da vaga possuem iluminação o suficiente para guardar o carro na garagem com segurança à noite.
Portões automáticos
Outra forma de oferecer mais segurança ao guardar o carro na garagem é contar com portões automáticos. Além da comodidade, eles evitam ter que descer do carro para abrir, o que aumenta o risco na chegada.
Em condomínios, onde os portões costumam ter tempo de abertura e fechamento, a dica é ficar atento ao movimento, confirmando que o portão realmente fechou após o carro entrar, e que ninguém aproveitou para entrar junto.
Câmeras de segurança
Mais um ponto importante é o uso de câmeras. O monitoramento é uma das principais formas de inibir ações suspeitas tanto em garagens residenciais quanto em entradas de condomínios.
Nos condomínios, o sistema deve ser mantido por uma empresa de confiança, para que os moradores saibam a quem recorrer em caso de incidentes.
Em casa, você pode instalar o sistema por conta própria ou com uma empresa confiável, tendo acesso às imagens até mesmo pelo seu smartphone.
Atenção ao guardar o carro na garagem
Muitos assaltos acontecem justamente no momento da chegada, quando o motorista precisa desacelerar ou parar para abrir o portão.
Com várias coisas exigindo atenção ao mesmo tempo, a segurança pode ficar um pouco prejudicada. Por isso, é importante adotar alguns cuidados.
O primeiro deles é observar o entorno antes de encostar para abrir o portão ou entrar na garagem. Avistou alguém suspeito? Se desconfiar de algo, dê mais uma volta no quarteirão e espere a possível ameaça passar.
Além disso, nunca deixe o portão aberto por longos períodos, enquanto manobra, por exemplo. Se precisar esperar dentro do carro por algum motivo, feche o portão e abra novamente na hora que for realmente precisar.
E por último, depois de guardar o carro na garagem, não se esqueça dos cuidados básicos com o veículo. Sempre feche os vidros, tranque as portas, ative o alarme e evite deixar objetos de valor no interior do carro.
Dicas para condomínios
Para finalizar, é importante lembrar também que tanto na garagem quanto nas vias internas do condomínio é preciso ter atenção e cuidado. Além da segurança, isso também é fundamental para evitar acidentes e garantir o bom convívio.
As vias devem estar sempre sinalizadas com pintura de chão e placas, enquanto as vagas precisam ser bem delimitadas, com respeito pelo espaço de cada um.
Além disso, a velocidade máxima também deve estar sinalizada e ser respeitada (geralmente entre 10 e 20 km/h).
Segurança na garagem começa com bons hábitos
Lembre-se: mais do que um lugar para estacionar, a garagem faz parte da rotina e da proteção do seu patrimônio. Ao guardar o carro na garagem com atenção e responsabilidade, você evita prejuízos, previne acidentes e contribui para um ambiente mais seguro para todos.
Então que tal revisar os hábitos de segurança aí na sua casa ou condomínio?
Confira mais dicas para cuidar do seu lar e do seu condomínio aqui no blog.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!